De acordo com a empresa, a intenção do investimento nas fábricas de veículos é reduzir a emissão de CO2 o máximo possível, seguindo a meta da UE (União Europeia)
A gigante alemã Mercedes-Benz anunciou ao mundo que irá investir bilhões de dólares nas suas fábricas já construídas na China, na Alemanha e na Hungria até 2030, seguindo o seu projeto de eletrificação de veículos. Segundo a revista Automobilwoche, a intenção da Mercedes-Benz é acompanhar a meta de reduzir a emissão de carbono no ambiente da UE e também seguir o fluxo de veículos elétricos do mercado, de acordo com o site Olhar Digital.
A meta da UE, que a Mercedes-Benz quer seguir, é reduzir pela metade as emissões de CO2 por carros de passeios até o final de 2030, além do plano de cessar as vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2035. A montadora Mercedes-Benz se diz preparada para substituir sua frota de veículos convencionais nas suas fábricas por veículos elétricos até 2030, isso se o mercado colaborar.
De acordo com o gerente de produção das fábricas da Mercedes-Benz, Joerg Burzer: “Estamos investindo um valor de três milhões por planta para o período preparatório”. Além disso, a Mercedes-Benz afirma que os investimentos serão nas fábricas de Pequim, Rastatt (Alemanha) e Kecskemet (Hungria).
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Primeira fase da modernização das fábricas da Mercedes-Benz deve ficar pronta em 2024
O projeto da Mercedes-Benz deve ser iniciado nos próximos meses ainda de 2023, sendo que a fábrica de veículos da Alemanha deverá ter sua plataforma de modernização MMA (plataforma modular para carros elétricos — Mercedes Modular Architecture) pronta a partir do ano de 2024.
A Mercedes-Benz também diz que está planejando investir na modernização de sistemas de pinturas em algumas de suas fábricas de veículos, visando diminuir o consumo de energia e água e também a dependência de pintura de gás, indo na direção da descarbonização completa.
O gerente da Mercedes-Benz ainda diz que a empresa está preparada para qualquer mudança que possa vir a acontecer, já que ela também está pretendendo aumentar a sua fábrica dos Estados Unidos com o objetivo de se beneficiar da Lei de Redução da Inflação (IRA), um regulamento que foi aprovado em 2022 como uma uma espécie de incentivo fiscal do país.
Ele conclui: “As condições estruturais das fábricas de veículos em todo o mundo mudam repetidamente, podemos ter que reagir a isso.”