1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mercedes-Benz investirá bilhões de dólares em projeto de eletrificação de veículos até 2030 e modernização de suas fábricas
Tempo de leitura 2 min de leitura

Mercedes-Benz investirá bilhões de dólares em projeto de eletrificação de veículos até 2030 e modernização de suas fábricas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/03/2023 às 12:56
Mercedes-Benz
Foto: Reprodução Google Imagens

De acordo com a empresa, a intenção do investimento nas fábricas de veículos é reduzir a emissão de CO2 o máximo possível, seguindo a meta da UE (União Europeia)

A gigante alemã Mercedes-Benz anunciou ao mundo que irá investir bilhões de dólares nas suas fábricas já construídas na China, na Alemanha e na Hungria até 2030, seguindo o seu projeto de eletrificação de veículos. Segundo a revista Automobilwoche, a intenção da Mercedes-Benz é acompanhar a meta de reduzir a emissão de carbono no ambiente da UE e também seguir o fluxo de veículos elétricos do mercado, de acordo com o site Olhar Digital.

A meta da UE, que a Mercedes-Benz quer seguir, é reduzir pela metade as emissões de CO2 por carros de passeios até o final de 2030, além do plano de cessar as vendas de veículos movidos a combustíveis fósseis até o ano de 2035. A montadora Mercedes-Benz se diz preparada para substituir sua frota de veículos convencionais nas suas fábricas por veículos elétricos até 2030, isso se o mercado colaborar.

De acordo com o gerente de produção das fábricas da Mercedes-Benz, Joerg Burzer: “Estamos investindo um valor de três milhões por planta para o período preparatório”. Além disso, a Mercedes-Benz afirma que os investimentos serão nas fábricas de Pequim, Rastatt (Alemanha) e Kecskemet (Hungria).

Primeira fase da modernização das fábricas da Mercedes-Benz deve ficar pronta em 2024

O projeto da Mercedes-Benz deve ser iniciado nos próximos meses ainda de 2023, sendo que a fábrica de veículos da Alemanha deverá ter sua plataforma de modernização MMA (plataforma modular para carros elétricos — Mercedes Modular Architecture) pronta a partir do ano de 2024.

A Mercedes-Benz também diz que está planejando investir na modernização de sistemas de pinturas em algumas de suas fábricas de veículos, visando diminuir o consumo de energia e água e também a dependência de pintura de gás, indo na direção da descarbonização completa.

O gerente da Mercedes-Benz ainda diz que a empresa está preparada para qualquer mudança que possa vir a acontecer, já que ela também está pretendendo aumentar a sua fábrica dos Estados Unidos com o objetivo de se beneficiar da Lei de Redução da Inflação (IRA), um regulamento que foi aprovado em 2022 como uma uma espécie de incentivo fiscal do país.

Ele conclui: “As condições estruturais das fábricas de veículos em todo o mundo mudam repetidamente, podemos ter que reagir a isso.” 

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos