Confira os 5 carros que despencaram na tabela Fipe em 2025 e hoje são vendidos até R$ 15 mil abaixo do valor oficial. Veja por que são oportunidades no mercado de usados.
Nem sempre um carro desvalorizado significa dor de cabeça. No mercado brasileiro, existem modelos completos, modernos e cheios de tecnologia que, por diferentes motivos, sofrem resistência na revenda. O resultado é que muitos deles acabam sendo anunciados por valores até R$ 15 mil abaixo da tabela Fipe. Para quem está atento, essas quedas representam verdadeiras oportunidades de compra, seja em SUVs médios, sedãs sofisticados ou até em marcas premium que ainda enfrentam preconceito.
Confira agora os cinco modelos que mais chamam a atenção nesse cenário e que podem ser encontrados no mercado de usados por preços bem mais baixos que o valor oficial.
GWM Haval H6 HEV Premium: híbrido moderno já aparece R$ 10 mil abaixo da Fipe
O primeiro da lista é o Haval H6 HEV Premium, SUV híbrido da GWM que chegou ao Brasil trazendo tecnologia de ponta e visual futurista. Apesar de ser a versão de entrada da linha híbrida, impressiona com design robusto, faróis full LED, rodas de 19 polegadas e lanternas interligadas.
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No interior, entrega acabamento refinado, painel digital de 10,2 polegadas, multimídia de 12 polegadas, ar-condicionado digital, teto solar panorâmico e pacote completo de equipamentos. O conjunto mecânico combina motor 1.5 turbo a gasolina com motor elétrico, totalizando 243 cv e 54 kgfm de torque, números que garantem 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos.
Apesar desse pacote, ainda sofre com o preconceito de marca “estreante”. Por isso, enquanto a Fipe indica valor de R$ 182.299 para um modelo 2024, é fácil encontrar anúncios na faixa de R$ 170 mil a R$ 175 mil — um desconto real na prática.
Jaguar E-Pace R-Dynamic: SUV premium de 300 cv desvalorizado na revenda
O segundo modelo da lista é o Jaguar E-Pace R-Dynamic 2018, um SUV compacto premium que chama atenção pelo estilo inspirado no esportivo F-Type. Com visual musculoso, rodas de 21 polegadas e faróis afilados, ele se destaca na rua.
O interior é digno de um modelo de luxo: acabamento sofisticado, painel digital completo, multimídia com espelhamento, bancos elétricos com memória, aquecimento e ventilação.
Na versão topo, traz motor 2.0 turbo a gasolina com 300 cv e 40,8 kgfm de torque, câmbio automático de 9 marchas e tração integral, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
Mesmo com esse nível de desempenho, o mercado enxerga o modelo como problemático, devido a manutenção cara e semelhanças mecânicas com o Range Rover Evoque. Assim, enquanto a Fipe aponta cerca de R$ 190.978, muitos exemplares são vendidos por R$ 180 mil ou menos.
Jeep Compass Limited Diesel: sucesso de vendas que virou “excesso” no mercado
O Jeep Compass Limited Diesel 2022 é um SUV médio muito desejado, mas que sofre justamente por ter sido um dos mais vendidos da categoria. A abundância de unidades no mercado faz com que, para vender rápido, proprietários reduzam o preço.
Com estilo robusto, rodas diamantadas de 19 polegadas, faróis e lanternas full LED e acabamento interno refinado, a versão Limited traz painel e multimídia de 10 polegadas, carregador sem fio, teto solar, som premium e pacote completo de assistência à condução. Sob o capô, motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
Na tabela Fipe, o Compass Limited Diesel 2022 está em R$ 154.098, mas na prática é facilmente encontrado por R$ 140 mil a R$ 145 mil, representando uma queda relevante. O fim da motorização diesel em novas versões também acelera essa desvalorização.
Nissan Sentra Advance: sedã renovado que ainda sofre preconceito
O novo Nissan Sentra Advance 2024 chegou para deixar para trás a imagem de “carro de tiozão”. Com design ousado, faróis afilados, rodas de 17 polegadas, pintura biton e traseira esportiva, o modelo ganhou apelo jovem.
O interior é silencioso e refinado, oferecendo multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado dual zone, bancos aquecidos, teto solar e chave presencial.
O motor é um 2.0 aspirado de 151 cv e 20 kgfm, com câmbio CVT de oito marchas simuladas, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e registrar bom consumo.
Mesmo assim, o Sentra sofre com a preferência nacional por SUVs e o estigma de ex-locadora. Resultado: enquanto a Fipe indica R$ 134 mil, já existem unidades sendo negociadas por R$ 120 mil ou menos.
Ford Territory Titanium: SUV chinês que virou pechincha
Fechando a lista, temos o Ford Territory Titanium 2021, SUV importado da China que enfrentou resistência no Brasil, mas entrega pacote premium invejável. Por fora, faróis full LED, rodas de 18 polegadas e traseira larga remetem a SUVs de luxo como o Evoque.
Por dentro, surpreende com duas telas digitais, ar-condicionado automático, teto panorâmico, bancos elétricos, luzes ambientes configuráveis e acabamento de alto nível. O motor é um 1.5 turbo a gasolina de 150 cv e 22,9 kgfm, com câmbio CVT. O desempenho é apenas mediano, mas o conforto e o espaço são pontos fortes.
Na Fipe, o Territory Titanium 2021 está em R$ 125.736, mas no mercado é fácil achar exemplares por R$ 115 mil a R$ 120 mil. Para quem não se preocupa com imagem de marca, é uma oportunidade de levar um SUV espaçoso e refinado pelo preço de um compacto.
O que esses 5 carros têm em comum?
Todos eles mostram que a tabela Fipe não dita sozinha os preços de mercado. Preconceito com marcas novas, alto custo de manutenção, excesso de oferta ou preferência por SUVs em vez de sedãs explicam essas quedas. Para o comprador atento, isso significa a chance de comprar modelos mais equipados, potentes e sofisticados pagando bem menos que o valor oficial.
Reportagens de quem não tem o que fazer, muito menos criatividade. Falta de bons profissionais deixa o jornalismo desacreditado. A Peugeot deveria processar pela imagem de capa,coque provavelmente outro **** deve ter colocado .
Caberia um processo por parte da Stellantis ou de proprietários de Peugeot 208 por colocar na capa da matéria o carro, que nem está na lista! Isso não é jornalismo!
Não entendi o a carro da peugeot, q é muito bom por sinal, na foto de capa da matéria sendo quem ele nem tá na lista !!!! Olha aí galera da peugeot!!! Fiquem atentos !!!!