Mercado de picapes desaba em agosto: Hilux cai 33%, Toro mais de 20% e Renault Oroch registrou alta nas vendas, mas sem subir no ranking.
O mês de agosto de 2025 foi duro para o mercado automotivo brasileiro, em especial para o segmento de picapes. Segundo dados da Fenabrave, as vendas caíram 17,4% em relação a julho, resultado de menos dias úteis, economia instável e retração do crédito.
Nem mesmo as líderes escaparam. Hilux, Toro, S10, Ranger e até a invencível Fiat Strada registraram quedas, mostrando que o setor atravessou um momento de fraqueza generalizada.
Hilux foi a que mais despencou
Entre os modelos médios, a Toyota Hilux sofreu a maior queda do mês: –33,6%, recuando de 5.368 emplacamentos em julho para 3.568 em agosto. O tombo mostra a pressão crescente da concorrência e os efeitos do desaquecimento do mercado.
-
Moto da Yamaha com motor flex, 50 km/l de consumo e revisões a partir de R$ 162 se consolida como melhor custo-benefício da categoria; conheça mais da Yamaha Factor 150
-
Com motor de 199,5 cc, injeção eletrônica, até 40 km/l de autonomia e apenas R$ 20 mil: Bajaj Dominar NS200 está no Brasil para brigar com Yamaha Fazer 250, Honda Twister e KTM 200 Duke
-
Haval H9 2026 vem com: 2.4 turbo diesel, 186 cv, 48,9 kgfm, 9 marchas, 7 lugares, 4×4 com dois bloqueios, 4950 mm, 80 L, estreia com câmera 360° e estribo elétrico
-
VW T-Cross cresce nas vendas, mas assusta no seguro: por que até corretores estão repensando a cotação
Toro, S10, Ranger e Saveiro também recuaram
- Fiat Toro: –20,1% (3.182 unidades).
- Chevrolet S10: –11,7% (2.340 unidades).
- Ford Ranger: –15,4% (2.627 unidades).
- Volkswagen Saveiro: –5,9% (5.358 unidades).
- Ram Rampage: –1,3% (1.951 unidades).
- Mitsubishi Triton: –4,7% (1.008 unidades).
Todos os modelos sentiram o impacto de um agosto mais curto e de um mercado menos aquecido.
Strada segue no topo mesmo com queda
Apesar da retração, a Fiat Strada segue intocável no posto de líder absoluta. O modelo emplacou 11.834 unidades em agosto, queda de 8,2% em relação a julho, mas ainda com quase o dobro da vice-colocada Saveiro.
A Strada mostra que continua sendo a referência entre as picapes, mesmo em um mês de resultados negativos para toda a categoria.
O ranking das picapes em agosto de 2025
Posição | Modelo | Vendas agosto | Variação vs julho |
---|---|---|---|
1º | Fiat Strada | 11.834 | –8,2% |
2º | VW Saveiro | 5.358 | –5,9% |
3º | Toyota Hilux | 3.568 | –33,6% |
4º | Fiat Toro | 3.182 | –20,1% |
5º | Ford Ranger | 2.627 | –15,4% |
6º | Chevrolet S10 | 2.340 | –11,7% |
7º | Ram Rampage | 1.951 | –1,3% |
8º | Chevrolet Montana | 1.657 | +0,1% |
9º | Mitsubishi Triton | 1.008 | –4,7% |
10º | Renault Oroch | 959 | +2% |
Liderança mantida, mas mercado em alerta
Agosto comprovou que até as maiores picapes não estão blindadas contra um mercado desaquecido. A Fiat Strada segue isolada na liderança, mas perdeu ritmo. Hilux despencou 33%, a Toro caiu 20% e as demais também fecharam no vermelho.
A exceção foi a Renault Oroch, com alta modesta de 2%, mas ainda figurando na lanterna do ranking. Isso reforça que o verdadeiro protagonismo continua nas mãos da Strada, que domina o mercado com folga.
O problema é que a Stellantis não tem a Toro 2026 para entregar, interesse o público tem em comprar a Toro, mas a montadora não tem o carro para entregar.
O governador me pediu para comprar um emprego, presentes carros.
Quem compra uma oroch: aprova, indica! Já estou na terceira.