A petroleira norte-americana ExxonMobil anunciou, assim como outras empresas, que fará cortes para o ano de 2020. A situação atual, da queda do preço do barril do petróleo associado a menor demanda por conta da pandemia da Covid-19, fez com que a empresa reduzisse em 30% o investimento total do ano, de US$ 33 bilhões anteriormente previstos para US$ 23 bilhões.
A companhia também anunciou que reduzirá 15% as suas despesas operacionais de caixa, que será impulsionada por ações deliberadas para aumentar a eficiência, reduzir custos e incluir os esperados custos de energia mais baixos.
-
Brasil gasta quase cinco vezes a renda anual para ter um carro novo e dispara no ranking dos países mais caros do mundo
-
Brasil e Indonésia firmam parceria estratégica em petróleo, gás e biocombustíveis: país busca investimento e tecnologia para etanol e descarbonização da matriz energética
-
Crise dos chips atinge em cheio o setor automotivo e reacende fantasma da escassez vivida durante a pandemia
-
A crise do petróleo de 1973: um embargo da OPEP que quadruplicou os preços do petróleo de 3 para 12 dólares por barril, desencadeando uma recessão global
De acordo com o presidente e diretor executivo da ExxonMobil, Darren Woods, “Após uma avaliação completa dos impactos das condições de pandemia e de mercado, trabalhamos em estreita colaboração com parceiros de negócios para planejar e executar ajustes de capital que preservam valor a longo prazo, maximizam a eficiência de custos e nos colocam na posição mais forte quando as condições de mercado melhorarem”.
Assim como a Petrobras fez com a produção de óleo e gás, a Exxon anunciou que está monitorando o mercado e que pode anunciar reduções adicionais de investimentos e despesas, caso for necessário.
A companhia informou que, “A maior parte da redução de gastos de capital será na Bacia do Permiano, onde os investimentos em ciclos curtos podem ser mais facilmente ajustados para responder às condições do mercado, preservando o valor a longo prazo. A atividade reduzida afetará o ritmo da perfuração e a conclusão dos poços até que as condições do mercado melhorem”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.


Seja o primeiro a reagir!