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Revelada as 6 melhores “motos elétricas” que dispensam habilitação e emplacamento – Praticidade e economia, sem a necessidade de CNH!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/10/2024 às 08:00
Revelada as 6 melhores "motos elétricas" que dispensam habilitação e emplacamento – Praticidade e economia, sem a necessidade de CNH!
Foto: Dall-e

Confira as principais ‘motos elétricas’ (scooters) que podem ser conduzidas sem a necessidade de CNH no mercado brasileiro. Mas fique atento, pois a lei que permite dirigir essas motos sem habilitação pode mudar. Veja agora as 6 melhores opções de motos elétricas!

No Brasil, há alguns modelos de motos elétricas que não precisam de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou emplacamento, atraindo a atenção daqueles que estão à procura de uma alternativa econômica para a locomoção. Essas motos elétricas que dispensam habilitação e emplacamento se encaixam na categoria de ciclomotores, que possuem regulamentação própria e algumas exceções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ciclomotores são veículos de duas ou três rodas com motores que não ultrapassem 50 cilindradas ou cuja velocidade máxima não ultrapasse 50 km/h. Separamos a seguir algumas ‘motos elétricas’ que não precisam de CNH:

1. Zero Luna

Com um design moderno e com foco no público jovem, a Zero Luna é uma das opções de motos sem CNH que oferecem praticidade e baixo custo de manutenção. Com motor de 350 W essa atinge 25 km/h e pode rodar até 40 km com uma carga. 

2. Caloi Mobylette Elétrica

Esta é um clássico que ganhou uma versão moderna e elétrica. Essa é uma das motos elétricas que dispensam habilitação e emplacamento, oferecendo nostalgia e tecnologia, sendo ideal para aqueles que desejam uma condução leve e sem complicações. A velocidade máxima é restrita a 25 km/h.

3. Tailg Dyfly

Conhecida pela sua eficiência energética, esta é uma das opções de motos elétricas que não precisam de CNH que oferecem robustez, conforto e facilidade de uso, com motor elétrico que atende às especificações de ciclomotores. A velocidade máxima desse modelo varia entre 45 km/h e 60 km/h, dependendo das condições.

4. Loop K1

A Loop K1 é uma das motos elétricas que dispensam habilitação e emplacamento mais populares, sendo conhecida pelo desempenho estável e pela segurança para deslocamentos curtos, tudo sem exigir CNH. Sendo um pouco mais rápida que as demais motos sem CNH, este modelo atinge 30 km/h, sendo perfeito para deslocamentos urbanos.

5. Tailg Júnior

Com foco no uso urbano, a Tailg Júnioer se destaca pela sua versatilidade e design compacto, sendo uma das motos sem CNH perfeita para percursos rápidos e diários dentro da cidade. Com motor de 350 w, este modelo vai até 25 km/h e entrega autonomia de 40 km.

6. S1 Smart Bike

Esta opção une a funcionalidade de uma bicicleta elétrica com o desempenho de um ciclomotor, permitindo uma condução ágil sem a necessidade de CNH ou placa. Com uma velocidade de 30 km/h, essa moto possui uma potência de 500W.

Entenda melhor a Lei das motos sem CNH

Devido às suas características, a lei permite que essas motos elétricas sejam conduzidos sem a exigência de CNH, mas isso pode mudar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou e publicou a Resolução 996/2023, que visa deixar claras as diferenças entre ciclomotor, veículo autopropelido, bicicleta elétrica e motocicletas/motonetas. O documento não traz nenhuma novidade, mas impõe novos prazos. 

Os donos de ciclomotores que não possuem registro têm entre o dia 1º de novembro de 2023 e 31 de dezembro de 2025 para registro e licenciamento. Para pilotar um veículo como esse, é necessário habilitação categoria A ou uma autorização (ACC) específica para este tipo de veículo.

Por outro lado, os condutores de bicicletas normais e elétricas, skates e patinetes não necessitam de qualquer tipo de documentação. O CTB também estabelece que essas motos elétricas que não precisam de CNH podem usar as ciclovias ou ciclofaixas. Enquanto o prazo estabelecido pelo órgão não chega ao fim, diversos motoristas continuam pilotando suas motos elétricas que dispensam habilitação e emplacamento.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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