O mundo da aviação militar acaba de testemunhar um marco histórico com a entrega do F-16 mais avançado do mundo. Quase meio século após sua criação, o icônico F-16 foi totalmente reinventado, mostrando que velhos guerreiros também podem aprender truques novos.
Lá nos anos 60, a Força Aérea dos Estados Unidos estava com a pulga atrás da orelha com o desempenho dos seus caças na Guerra do Vietnã.
O F4 Phantom era o xodó da vez, mas acabou não dando no couro contra o ágil Mig 21. Essa roubada toda fez nascer o grupo Fighter Mafia, que botou a mão na massa para desenvolver um caça mais leve, rápido e barato de operar.
YF-16: o começo de tudo
Foi nesse clima de “vamos virar o jogo” que surgiu o programa LWF (Light Weight Fighter), e a General Dynamics apresentou o protótipo YF-16.
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O bichinho era uma revolução: tinha um Side Stick maneiro ao invés do tradicional Center Stick, uma visão de águia com um canopi em formato de bolha e uma manobrabilidade de cair o queixo, graças à estabilidade estática relaxada e ao controle de voo 100% Fly by Wire.
Aviônica de Primeira e um Motor de Respeito
O F-16 original veio com um radar AN/APG-66 Pulse Doppler, que na época era o top das galáxias, e um motor F100-PW-200, uma versão turbinada do motor do F-15 Eagle.
Com essas belezuras, o F-16 extrapolou todas as expectativas e se tornou um caça multimissão de primeira.
E agora, segurando a onda de quase 50 anos de história, o F-16V Block 70/72 chega chegando
Ele vem com um radar AN/APG-83, parente do radar dos F-22 e F-35, um sistema de guerra eletrônica de cair o queixo, um cockpit com visores coloridos e customizáveis, e mais um monte de firulas tecnológicas.
E não é só isso: o novo F-16 pode evitar colisões com o chão automaticamente e tem um data link que deixa a transmissão de dados mais rápida e segura.
A Lockheed Martin, que tá por trás dessa belezura, já tá com a mão na massa entregando até quatro aeronaves por mês, e esse número pode aumentar se mais países entrarem na dança.
E tem mais: quem já tem F-16 de modelos antigos pode dar um tapa no visual e na tecnologia deles, atualizando para o padrão F-16V Block 70/72.