1. Início
  2. / Cursos
  3. / MEC liberou 150 mil vagas em curso online (EAD) e gratuito para formação de professores e gestores com certificado garantido para todo o Brasil
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 3 comentários

MEC liberou 150 mil vagas em curso online (EAD) e gratuito para formação de professores e gestores com certificado garantido para todo o Brasil

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 08/11/2024 às 22:10
MEC - cursos online cursos gratuitos - professores - ead - gestão - certificado
MEC lança curso online gratuito para professores e gestores. 150 mil vagas! Inscreva-se e capacite-se em práticas inclusivas!

MEC lança curso online gratuito para professores e gestores. 150 mil vagas! Inscreva-se e capacite-se em práticas inclusivas!

O Ministério da Educação (MEC), em colaboração com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), disponibiliza 150 mil vagas para o curso gratuito de extensão totalmente online (EAD). Voltados a professores e gestores da educação básica em todo o Brasil, esses cursos buscam fortalecer práticas educacionais inclusivas e antirracistas. As inscrições podem ser feitas nos sites das 40 instituições de ensino superior participantes.

O curso gratuito online (EAD) visa promover o letramento racial e incentivar práticas pedagógicas que respeitem e valorizem a diversidade étnico-racial. A formação é focada na capacitação de docentes e gestores para trabalharem com temas fundamentais como as Relações Étnico-Raciais (Erer) e a Educação Escolar Quilombola (EEQ), alinhadas à Política Nacional de Equidade (Pneerq) estabelecida pelo MEC. Assim, os participantes poderão aplicar conhecimentos que valorizem culturas, tradições e línguas de assuntos diversos.

Como os cursos online e gratuitos do MEC estão estruturados?

A formação é dividida em quatro módulos que abordam os seguintes temas:

  • Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro
  • Culturas e Territorialidades
  • Educação Antirracista na Prática
  • Gestão Democrática para a Diversidade

Com uma carga horária de 120 horas, o curso gratuito online (EAD) oferece um ambiente virtual de aprendizagem do MEC (AVA) que facilita o acesso a aulas, debates e materiais didáticos de qualidade. Essas atividades estimularam a reflexão crítica e o desenvolvimento de projetos pedagógicos antirracistas, oferecendo uma capacitação completa para educadores que desejam promover a equidade em suas práticas.

Quem pode se inscrever e quais são os requisitos?

Podem se inscrever para o curso gratuito online (EAD) professores e gestores da educação básica pública de todo o Brasil, sem custos. A participação requer acesso à internet para utilização do AVA da Capes, onde serão disponibilizados todos os materiais de estudo. A formação do MEC é aberta a todos aqueles que se dedicam a um ambiente escolar inclusivo e desejam aplicar práticas educacionais que combatam o racismo.

Qual é o cronograma dos cursos?

  • Início das Aulas : Março de 2025
  • Modalidade : 100% EAD através do AVA da Capes
  • Parcerias : Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Estrutura : 120 horas divididas em quatro módulos temáticos

Inscrições para o curso gratuito

As inscrições para as 150 mil vagas do MEC estão disponíveis até o preenchimento total, com início das aulas previstas para março de 2025. Acesse o site da Capes ou o portal da instituição de sua escolha e aproveite essa chance de desenvolver práticas inclusivas e transformadoras na educação!

Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x