As chuvas recentes no litoral do estado de São Paulo vem causando fortes impactos à população da região. A Marinha do Brasil mobilizou o maior navio de sua frota, o Atlântico, para reforçar a segurança e atender às vítimas de tragédias no estado.
Equipado com um hospital de campanha para atender às vítimas das chuvas do litoral Norte de São Paulo, Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico” da Marinha do Brasil começou a operar no estado na última quinta-feira, (23/02). O órgão mobilizou a maior embarcação de apoio de sua frota para reforçar a segurança após as chuvas intensas no litoral do estado paulista. O Atlântico fornecerá o atendimento médico necessário para evitar ainda mais mortes causadas pelas tragédias.
Navio Aeródromo Atlântico da Marinha do Brasil chega a São Paulo para atender às vítimas das chuvas intensas e reforçar a segurança do estado
O último dia foi marcado por intensas e agressivas chuvas em diversos estados do país, mas, principalmente, no estado paulista.
Diversas tragédias causadas pelas chuvas em São Paulo estão acontecendo em razão da superpopulação e baixa infraestrutura das cidades para conter a situação.
- Conheça o maior, mais perigoso e mais profundo oceano do mundo: cobre quase um terço da superfície da Terra, tem ventos 110 km/h e sua profundidade ultrapassa 11 mil metros
- Construção naval ganha força com a volta das obras no Estaleiro Enseada: 80 novas barcaças, 1,2 mil empregos e um investimento bilionário!
- Transatlântico SS United States será afundado para se tornar o maior recife artificial do mundo
- Nova York despeja mais de 2.500 vagões de metrô no oceano e o resultado surpreende!
Dessa forma, reforçando seu compromisso com a segurança nacional, a Marinha do Brasil mobilizou o maior navio da sua frota para levar atendimento médico às vítimas da situação.
O navio aeródromo Atlântico já está no estado paulista, equipado com um hospital de campanha que fornecerá atendimento médico necessário no litoral norte da região.
“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, reforçou o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.
O objetivo principal da Marinha do Brasil com a chegada do navio de apoio Atlântico é levar atendimento médico às vítimas desabrigadas das chuvas de São Paulo.
Assim, os hospitais poderão se voltar para o atendimento e tratamento dos casos mais graves ocorridos na região.
Além do gigante “Atlântico”, navio-capitânia da Marinha, a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari” também atuará na segurança e apoio aos desabrigados em São Paulo.
Confira toda a equipação do navio Atlântico para o reforço da segurança em São Paulo após fortes chuvas na semana
Além do hospital de camapanha equipado no navio da Marinha do Brasil, outros equipamentos foram colocados na embarcação para reforçar a segurança após as chuvas em São Paulo.
Veja abaixo a lista completa com todos os equipamentos e capacidades embarcadas no navio:
- 06 helicópteros do Comando da Força Aeronaval.
- 03 Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada.
- 01 Lancha de transporte de pessoal (20 pessoas).
- 01 Lancha Operativa do tipo Pacific.
- 01 Equipe de Pronto Emprego do Centro de Medicina Operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, incluindo pediatras.
- Centro Médico do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” com médicos das seguintes especialidades: Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, além de Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Higiene Bucal e Auxiliar de Laboratório (patologia clínica).
- Estoque de Saúde de Reação Primária.
- Um Grupamento Operativo com 180 Fuzileiros Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra.
Com toda essa infraestrutura, a Marinha do Brasil segue com seu compromisso de fomentar a segurança e levar atendimento médico às vítimas das chuvas em São Paulo.