1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Manutenção básica do Corolla 2019 custa menos do que muitos imaginam — confira a lista completa
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Manutenção básica do Corolla 2019 custa menos do que muitos imaginam — confira a lista completa

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/07/2025 às 22:34
Corolla 2019
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
19 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Quem pensa em comprar um Corolla usado costuma se perguntar quanto custa manter o carro em dia. Um dono de Corolla 2019 resolveu mostrar na prática o valor exato de uma revisão básica, incluindo troca de óleo, filtros e higienização.

Manutenção é sempre um ponto de dúvida para quem pensa em comprar um carro seminovo. Afinal, não basta o preço da compra: é preciso saber quanto se gasta para manter. E no caso de um Toyota Corolla 2019, um dono resolveu mostrar em detalhes quanto sai essa revisão básica.

A manutenção foi feita no Corolla do Tiago, do Canal Carros com Tiago.

O que envolve a manutenção básica

A manutenção feita nesse Corolla 2019 focou apenas nos itens considerados essenciais para o bom funcionamento do motor e segurança básica.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Nada além do necessário. O objetivo era mostrar para quem pensa em comprar o modelo se ele é mesmo barato de manter.

O primeiro passo foi o básico de qualquer revisão: troca de óleo e filtro de óleo.

Na sequência, também entrou o filtro de ar do motor, o filtro de combustível e o filtro de cabine. Aproveitando a parada, foi feita a higienização do ar-condicionado e o rodízio dos pneus, sem custo adicional.

Estado dos componentes

Durante a manutenção, o dono destacou que o filtro de óleo ainda estava em bom estado.

A quilometragem para troca não tinha sido atingida, mas ele decidiu antecipar por segurança, já que roda bastante dentro da cidade.

O óleo retirado também estava com aspecto limpo, o que mostra que a troca anterior foi feita corretamente.

No caso dos pneus, o rodízio foi feito após 10 mil km. Os traseiros estavam em melhor estado que os dianteiros, então a troca de posição ajuda a prolongar a vida útil.

Peças trocadas e valores

O orçamento da manutenção foi feito pela equipe da Auto Elétrica Mecânica Paraná, segundo a transcrição. A lista detalhada inclui cinco itens principais:

ProdutoQtdeValor UnitárioValor Total
Óleo do motor4 LR$ 55,00R$ 220,00
Filtro de óleo1R$ 55,00R$ 55,00
Filtro de ar do motor1R$ 150,00R$ 150,00
Filtro de cabine + higienização do ar1R$ 40,00R$ 40,00
Filtro de combustível1R$ 40,00R$ 40,00

Total geral da manutenção: R$ 505,00

Todos os itens são considerados de uso básico e estão dentro do esperado para esse tipo de revisão.

Qual a frequência ideal?

Embora o filtro de óleo estivesse em boas condições, o dono reforçou que preferiu trocar por precaução. No uso urbano, o desgaste dos componentes pode ser maior. Por isso, muitas oficinas recomendam a troca de óleo e filtros a cada 10 mil km ou seis meses — o que vier primeiro.

O rodízio de pneus também é importante para equilibrar o desgaste. A cada 10 mil km, alternar a posição das rodas dianteiras e traseiras pode dobrar a vida útil do jogo completo.

Já a higienização do ar-condicionado, que foi incluída na revisão, costuma ser feita anualmente, mas pode ser adiantada se o ar apresentar cheiro ruim ou menor eficiência.

A revisão básica do Corolla 2019 mostrou que é possível manter um sedã médio gastando pouco. Por R$ 505, o proprietário trocou todos os filtros essenciais, fez a troca do óleo e ainda aproveitou para cuidar do ar-condicionado e rodízio dos pneus.

Para quem busca um carro confiável e barato de manter, o Corolla continua mostrando por que é um dos modelos mais vendidos do Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x