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Mais leve que um saco de cimento e mais cara que um carro ZERO: a bicicleta alemã com design de foguete que custa 100 mil reais e é utilizada por vencedores do IRONMAN

Escrito por Jefferson Augusto
Publicado em 19/06/2025 às 10:52
Ciclista profissional em posição aerodinâmica sobre uma Canyon Speedmax CFR AXS equipada com rodas Zipp e grupo SRAM, com destaques de especificações técnicas ao redor
A Canyon Speedmax CFR AXS, pesando apenas 8,66 kg e avaliada em R$ 99.990, aparece com seus principais atributos destacados visualmente enquanto é pilotada por um triatleta em estrada aberta
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Com apenas 8,6 kg, a Bicicleta Canyon Speedmax CFR custa mais que o Fiat Mobi, o Onix e até o Polo, e é equipada com componentes de carbono, câmbio eletrônico e rodas usadas por campeões mundiais de triatlo

Ela pesa menos que um saco de cimento de 10 kg, mas seu preço ultrapassa o de boa parte dos carros populares vendidos no Brasil em 2025.

Estamos falando da Canyon Speedmax CFR AXS, uma bicicleta de triatlo desenvolvida na Alemanha, utilizada por atletas de elite como Sam Laidlow, vencedor do Ironman World Championship, e o lendário Jan Frodeno.

Com preço anunciado de R$ 99.990,00 em território brasileiro, a bike já ganhou status de objeto de desejo, e espanto, entre ciclistas e entusiastas do esporte.

O modelo chega ao Brasil com um pacote que inclui grupo eletrônico SRAM RED eTap AXS de 12 velocidades, rodas de carbono Zipp 858 NSW, e design aerodinâmico otimizado com integração total de hidratação e armazenamento no quadro. É um verdadeiro foguete sobre duas rodas, mas será que vale mais que um carro?

Anúncio da bike em um site brasileiro

Canyon Speedmax CFR AXS custa mais que o Fiat Cronos, o Polo, o Onix e outros carros populares no Brasil em 2025

Com valor sugerido de R$ 99.990,00, a Canyon Speedmax CFR entra diretamente na faixa dos carros zero km mais vendidos no Brasil. A título de comparação, modelos como o Volkswagen Polo (R$ 95.790), o Chevrolet Onix (R$ 93.770) e o Hyundai HB20 (R$ 92.390) custam menos do que a bicicleta alemã. E até mesmo o Fiat Cronos, o sedã mais barato do Brasil em 2025, parte de R$ 100.990, apenas mil reais a mais que a Speedmax.

Mas por que uma bicicleta custaria tanto? A resposta está na engenharia de ponta aplicada em todos os aspectos do modelo. O quadro da Speedmax é feito com carbono CFR (Canyon Factory Racing) — a tecnologia mais leve e resistente da fabricante. Além disso, o peso total da bike é de apenas 8,66 kg, enquanto o Fiat Cronos pesa mais de 1.100 kg.

A comparação é chocante: enquanto carros contam com motores de até 84 cv, como no caso do Polo Track, a Speedmax não tem motor, mas foi projetada para transformar cada watt de energia humana em máxima eficiência aerodinâmica. Ela foi pensada para vencer provas de resistência com mais de 180 km de ciclismo e uma maratona logo em seguida.

Preço de compra da Speedmax CFR AXS no site oficial

Desempenho, tecnologia e design de foguete: a bike utilizada pelos campeões mundiais do Ironman

A Speedmax CFR AXS foi concebida com um único objetivo: vencer. Seu histórico impressiona — é a bicicleta usada por Sam Laidlow na conquista do título mundial de Ironman em 2023, e também por Jan Frodeno, tricampeão mundial e campeão olímpico. A bike se destaca por oferecer o que há de mais moderno em aerodinâmica, leveza e integração de sistemas.

O cockpit é ajustável milimetricamente e pode ser personalizado com impressão 3D, como fez um ciclista europeu em um review publicado no YouTube. O sistema de hidratação, desenvolvido em parceria com a Hydrapak, fica embutido no quadro e permite ao atleta beber água sem tirar as mãos do guidão.

O câmbio eletrônico SRAM RED eTap AXS permite trocas de marcha ultrarrápidas com precisão cirúrgica, operadas sem fio, enquanto o medidor de potência Quarq fornece dados em tempo real para os atletas ajustarem sua estratégia de prova. As rodas Zipp 858 NSW, em carbono, são as mesmas usadas em competições de elite e reduzem o arrasto aerodinâmico em velocidade máxima.

YouTube Video

A bicicleta tem armazenamento secreto, conforto personalizado e engenharia alemã: detalhes que justificam o preço de R$ 100 mil

Um dos maiores diferenciais da Speedmax está na sua estrutura “invisível”. O quadro abriga compartimentos secretos para ferramentas, géis energéticos e CO₂, tudo acessível por botões discretos. Nada fica exposto, o design foi pensado para manter a bike limpa e o arrasto no mínimo possível.

O selim largo, escolhido especialmente para atletas com maior peso corporal, garante conforto mesmo em provas com mais de 6 horas de duração. Atrás do banco, é possível instalar até dois suportes de garrafa, o que elimina a necessidade de mochilas ou bolsas externas.

Além disso, o design da bike é um espetáculo à parte. Com cores como Chromatic Marvel, Sparkle Stealth e Champagne Supernova, ela transmite velocidade até parada. Cada detalhe, desde a pintura até os acabamentos em carbono, reforça a sensação de estar diante de uma máquina projetada para vencer, não apenas competir.

Por fim, o valor de R$ 100 mil pode parecer elevado, mas a Canyon Speedmax CFR AXS não é só uma bicicleta, é uma peça de engenharia com tecnologia usada por campeões mundiais. Se você busca o melhor desempenho possível e tem orçamento para investir, ela entrega exatamente o que promete.

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Jefferson Augusto

Profissional com experiência militar no Exército, Inteligência Setorial e Gestão do Conhecimento no Sebrae-RJ e no Mercado Financeiro por meio de um escritório da XP Investimentos. Trago um olhar único sobre a indústria energética, conectando inovação, defesa e geopolítica. Transformo cenários complexos em conteúdo relevante sobre o futuro do setor de petróleo, gás e energia. Envie uma sugestão de pauta para: jasgolfxp@gmail.com

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