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Maior navio de fertilizantes do mundo chega ao Porto de Paranaguá com carga de sulfato de amônio

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 19/01/2023 às 19:47
Maior navio de fertilizantes do mundo chega ao Porto de Paranaguá com carga de sulfato de amônio
Maior navio de fertilizantes do mundo chega ao Porto de Paranaguá com carga de sulfato de amônio (Foto/divulgação)

O porto de Paranaguá recebeu o maior navio de fertilizantes do mundo na última sexta-feira (13), onde foram desembarcadas 73.310 toneladas de sulfato de amônio. A previsão é que essa operação dependente do clima seja concluída nesta quinta-feira (19).

As cargas do maior navio de fertilizantes do mundo de fertilizantes vêm da China, um dos maiores fornecedores do produto para o mundo! O mega graneleiro responsável pelo transporte é a RED MARLIN, atualmente localizada na costa leste da América do Sul ECSA

Maior navio de fertilizantes do mundo traz material para a agricultura. Os fertilizantes são produzidos e enviados durante todo o ano para atender às necessidades de nutrientes das culturas dos agricultores em todo o mundo. A jornada dos fertilizantes desde a produção até a aplicação na fazenda requer vários modos de transporte, incluindo: barcos, trens, caminhões e, para alguns materiais, dutos.

Antes disso, e até hoje, a carga máxima de fertilizantes recebida era do navio Lord Byron em julho de 2022, segundo Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná. Na ocasião, foram desembarcadas 64.777 toneladas de fertilizantes de nitrogênio e fósforo.

“Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Luiz Teixeira da Silva Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”. O maior navio de fertilizantes do mundo Red Marlin está atracado fora do berço em um terminal operado pela Fospar, que possui calado de 12,30 metros. A embarcação tem 229 metros de comprimento e pode transportar 85 mil toneladas de carga a granel. A mercadoria saiu do porto de Tianjin, na China, e foi exportada pela empresa de Yunnan representada pela Fertibroker no Brasil. A agência marítima responsável pelo navio é a Orion.

Saiba mais sobre este navio

Os graneleiros transportam grandes quantidades de carga seca. Esses maiores navios de fertilizantes do mundo vêm em cerca de oito tamanhos diferentes. Nossos gigantes de fertilizantes estão na categoria de graneleiros e são considerados navios de grande porte.

A embarcação é a RED MARLIN (IMO: 9738222), um graneleiro construído em 2017 (6 anos atrás) e navegando sob a bandeira de Marshall Is. Tem uma capacidade de carga de 85.015 dwt e um calado atual de 7 metros. Tem um comprimento total (LOA) de 229 metros e uma largura de 38 metros.

Conheça o Porto de Paranaguá

O porto do Paraná é a principal porta de entrada dos fertilizantes brasileiros. Em 2022, cerca de 10 milhões de toneladas serão importadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. Esse valor representa 27,5% do total de fertilizantes recebidos no país. Além de um terminal privativo (Fospar) com dois berços dedicados, o Porto de Paranaguá oferece três berços preferenciais para navios que carregam granéis sólidos para exportação. Nos terminais públicos, os navios que transportam carga ainda podem atracar e descarregar por qualquer outro berço desocupado. Em Antonina, há 2 berços onde os produtos podem ser movimentados. A armazenagem estática de produtos no porto do Paraná ultrapassa 3 milhões de toneladas de fertilizantes.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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