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Maior empresa ferroviária e de logística do país, a Rumo terá R$ 178 milhões em incentivo fiscal em sua obra de investimento bilionário em vagões e locomotivas, no Mato Grosso

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/01/2022 às 19:18
Rumo - ferrovia - Mato Grosso
Foto: Reprodução Google Imagens
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Projeto da Rumo que envolve investimento bilionário no Mato Grosso está passando pela etapa de licenciamento ambiental

A Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira que pertence ao Grupo Cosan, fez um grande progresso nesta semana na obra de investimento de cerca de R$ 1,9 bilhão. A fim de expandir a malha ferroviária da Operação Norte no Mato Grosso, a empresa realizou a compra de 2.142 vagões para o transporte de açúcar, farelo, grãos e fertilizantes, além de 45 locomotivas.

Confira ainda:

O Ministério da Infraestrutura aprovou, na última semana, o enquadramento da obra no regime especial de incentivo para a continuação da infraestrutura com renúncia fiscal avaliada em cerca de R$ 178 milhões. O projeto da Rumo no Mato Grosso, a construção da nova ferrovia, ainda está em estágio de licenciamento ambiental.

A Rumo reforça que não fechou o contrato com os fornecedores desse investimento no Mato Grosso ainda, e que dá prioridade aos fornecedores do Brasil, da mesma forma como tem feito em todas as suas aquisições.

Além disso, contando com, aproximadamente, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, a Rumo se consagra como a maior operadora ferroviária do país.

Rumo e governo do Mato Grosso fecham acordo para construção de ferrovia que custará R$ 11,2 bilhões

Ontem, segunda-feira (20/09), o governo do estado do Mato Grosso fechou com a Rumo Logística para a construção de uma nova ferrovia. A ferrovia vai ligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e também vai se conectar à malha nacional, que chega ao Porto de Santos.  De acordo com o governador, esse avanço logístico é mais uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos, cuja produção em Mato Grosso pode superar as 120 milhões de toneladas anuais até 2030.

O contrato com a Rumo, que pertence à Cosan, é de autorização para implantação, operação e exploração privada da ferrovia pelo prazo de 45 anos, com possibilidade de renovação de mais 45 anos para todos os serviços correlatos. Trata-se da primeira ferrovia estadual, sem interferência federal. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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