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Maior empresa ferroviária e de logística do país, a Rumo terá R$ 178 milhões em incentivo fiscal em sua obra de investimento bilionário em vagões e locomotivas, no Mato Grosso

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 20/01/2022 às 19:18
Rumo - ferrovia - Mato Grosso
Foto: Reprodução Google Imagens

Projeto da Rumo que envolve investimento bilionário no Mato Grosso está passando pela etapa de licenciamento ambiental

A Rumo, companhia ferroviária e de logística brasileira que pertence ao Grupo Cosan, fez um grande progresso nesta semana na obra de investimento de cerca de R$ 1,9 bilhão. A fim de expandir a malha ferroviária da Operação Norte no Mato Grosso, a empresa realizou a compra de 2.142 vagões para o transporte de açúcar, farelo, grãos e fertilizantes, além de 45 locomotivas.

Confira ainda:

O Ministério da Infraestrutura aprovou, na última semana, o enquadramento da obra no regime especial de incentivo para a continuação da infraestrutura com renúncia fiscal avaliada em cerca de R$ 178 milhões. O projeto da Rumo no Mato Grosso, a construção da nova ferrovia, ainda está em estágio de licenciamento ambiental.

A Rumo reforça que não fechou o contrato com os fornecedores desse investimento no Mato Grosso ainda, e que dá prioridade aos fornecedores do Brasil, da mesma forma como tem feito em todas as suas aquisições.

Além disso, contando com, aproximadamente, 1.200 locomotivas e 33.000 vagões, a Rumo se consagra como a maior operadora ferroviária do país.

Rumo e governo do Mato Grosso fecham acordo para construção de ferrovia que custará R$ 11,2 bilhões

Ontem, segunda-feira (20/09), o governo do estado do Mato Grosso fechou com a Rumo Logística para a construção de uma nova ferrovia. A ferrovia vai ligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, e também vai se conectar à malha nacional, que chega ao Porto de Santos.  De acordo com o governador, esse avanço logístico é mais uma alternativa importante e sustentável para o escoamento de grãos, cuja produção em Mato Grosso pode superar as 120 milhões de toneladas anuais até 2030.

O contrato com a Rumo, que pertence à Cosan, é de autorização para implantação, operação e exploração privada da ferrovia pelo prazo de 45 anos, com possibilidade de renovação de mais 45 anos para todos os serviços correlatos. Trata-se da primeira ferrovia estadual, sem interferência federal. Confira esta matéria na íntegra clicando aqui.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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