Na tarde desta quinta-feira, 26, Lula nomeou o deputado federal Enio Verri do estado do Paraná para a diretoria-geral da maior hidrelétrica do Brasil, a Itaipu. O deputado estava disputando essa posição com o ex-diretor geral da empresa Jorge Samek (PT).
Lula decidiu acelerar a nomeação de Enio Verri a diretor-geral de Itaipu, 3ª maior hidrelétrica do mundo que perdeu o posto recentemente para a Usina hidrelétrica de Baihetan, logo após reportagem da CNN mostrar que militares alinhados ao partido de Jair Bolsonaro (PL) mantinham controle sobre a campanha, aceleravam contatos, alteravam regras internas e fazendo nomeações. Contudo, Lula e Enio Verri tiveram uma reunião nesta tarde, 26, em Brasília no Palácio do Planalto e junto estava a presidente do PT, Grasi Hoffman para os detalhes que envolvem a hidrelétrica.
Enio foi reeleito em outubro com mais de 95 mil votos para o seu terceiro mandato como deputado. Ele terá que renunciar a sua cadeira na Câmara dos Deputados para poder assumir o cargo em Itaipu. O favoritismo de Enio foi antecipado pela CNN ontem, 25, e a disputa se afunilou entre Enio e Samek, isso após uma intensa disputa nos bastidores que envolveu outras pessoas e também o deputado Federal Zeca Dirceu e o ex-governador do Paraná Roberto Requião que também são do PT.
Reportagem sobre antecipação do deputado a diretor-geral da Itaipu
Segundo petistas, Requião defendia assumir a campanha em um modelo conhecido como “Porteira Fechada”, quando todos os cargos abaixo deveriam passar por ele. O deputado Zeca acabou indo para a liderança do PT na Câmara e se aliou com a presidente Grasi Hoffman em defesa do nome de Enio que tem feito campanha aberta.
-
Correios de vários países suspendem entregas aos EUA: medida afeta até 4 milhões de pacotes que entravam diariamente sem tarifa
-
Lula recebe proposta para construção de nova hidrelétrica no Brasil inspirada em Itaipu com potencial binacional
-
Por que a Visa abandonou o Open Banking nos EUA?
-
Maior investimento da Electrolux na América Latina será no Brasil: R$ 700 milhões e dois mil empregos confirmados no Paraná
Há ainda mais cinco postos na diretoria da Itaipu a serem debatidos
A petista afirma que Enio tem boa formação e também é economista pela USP, porém não possui intimidade com a área ou experiencia com hidrelétrica. Contudo, a revisão do tratado de Itaipu neste ano será o principal desafio da nova gestão é um processo de desmilitarização da campanha. De tal forma, além do cargo de diretor-geral já estabelecido, deve ser debatido ainda os postos das cinco diretorias de Itaipu. O PSD, partido do ministro Alexandre Silveira, foi contemplado com uma cinco diretorias de Itaipu e o PT ficará com a outra.
O MDB também possui interesse na outra, porém petistas dizem que o partido só possui um deputado no Paraná, sendo este ligado ao bolsonarismo. Mas a bancada do PSD é maior que a MDB na Câmara e nomes para os postos na empresa já estão circulando em uma lista, como nome da Silvana Vitorassi e também a primeira-dama Rosangela da Silva conhecida como Janja. O preferido de Grasi é Carlos Carboni e também possui seu nome citado.
Fonte CNN
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.