Um novo tipo de carro elétrico desenvolvido por uma agência de design especializada em mobilidade futura servirá futuramente para ser modelo viável de substituição dos voos de curtas distâncias, diminuindo em grande escala as emissões de CO2
Mesmo que os voos de curta distância sejam rápidos, bem como a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, acabam emitindo uma alta quantidade de Dióxido de Carbono (CO2), podendo ser o dobro do que é produzido por um carro médio ao longo de uma viagem. Pensando nessas questões de preservação ambiental, designers britânicos desenvolveram um novo modelo de carro elétrico – como uma solução ecológica e acessível – que tem a pretensão de substituir o segmento de transporte aéreo.
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O Budget Air Car é o modelo de carro elétrico desenvolvido pela Car Design Research – CDR, uma agência britânica de design especializado em mobilidade futura. Com um belo visual, bastante semelhante a um carro de brinquedo, o Budget Air Car pode transportar até seis passageiros em três fileiras.
Além disso, o Budget Air Car possui direção autônoma e propulsão elétrica. Já se tratando de seu desenvolvimento, o principal objetivo da agência é minimizar as emissões de CO2, principalmente em viagens que podem ser realizadas em poucas horas, como por exemplo voos de curtas distâncias, a conhecida ponte aérea. Estima-se que cada pessoa produziria cerca de 5 CO2 g/km ao usar o carro elétrico da CDR.
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Ou seja, apenas 2% dos 250 CO2 g/km que a mesma pessoa iria produzir em uma viagem de avião, caso realizasse o mesmo trajeto. Deste modo, uma pessoa poderia realizar em torno de 50 viagens no carro elétrico, possuindo o mesmo impacto no meio ambiente, ao invés de uma única viagem de avião, com a mesma distância.
Características do Budget Air Car e sua colaboração para o meio ambiente
De acordo com a britânica Car Design Research, a tendência do Budget Air Car é a eficiência, pois apesar de sua ideia inicial de ser útil em viagens curtas, o carro foi totalmente planejado com trem de força elétrico que possa suportar também as viagens de longa distância.
Dessa forma, o projeto do carro elétrico da CDR priorizaria não somente a performance do veículo, mas também sua autonomia. Se tratando do interior do veículo, para que seja possível alocar até seis pessoas em três fileiras, o carro, que ainda é apenas um conceito digital, terá em torno de 5 metros de comprimento, 1,8 m de largura e mais 1,5 m de altura.
Países europeus emitem nota de restrição de voos de curta distância
Após análise, foi possível identificar que cerca de 80% dos voos nos países da Europa são feitos em trajetos de curta distância. Por isso, como uma forma de diminuir o alto índice de CO2 que é emitido nessas viagens, alguns países europeus já estão restringindo voos de curtas distâncias.
O parlamento da França, no ano passado, votou na proibição de voos internos de curto trajeto, caso houvesse uma alternativa ferroviária viável e a viagem nessa modalidade durasse no máximo 2h30.
O governo da Áustria decidiu que a rota mais curta traçada dentro do país, que é entre a capital Viena e a cidade de Salzburg, agora será realizada via trem, levando apenas cerca de três horas.