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Itaipu e Parquetec testam primeiro barco 100% a hidrogênio verde no Brasil para entrega na COP30 e impulsionam tecnologia sustentável e mobilidade limpa

Escrito por Hilton Libório
Publicado em 09/10/2025 às 08:54
Barco ambiental com passageiros usando coletes salva-vidas, navegando em águas calmas como parte de iniciativa de conservação e combate à poluição hídrica.
Itaipu e Parquetec testam primeiro barco 100% a hidrogênio verde no Brasil para entrega na COP30 e impulsionam tecnologia sustentável e mobilidade limpa/ Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
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Itaipu e Parquetec avançam na transição energética com testes do primeiro barco movido a hidrogênio verde no Brasil, destacando inovação sustentável antes da COP30 e novos rumos para a mobilidade limpa

Em 7 de outubro de 2025, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec apresentaram o primeiro barco 100% movido a hidrogênio verde do Brasil, marcando um avanço decisivo na transição energética e na promoção da mobilidade limpa.

A embarcação foi testada no reservatório da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, e será oficialmente entregue durante a COP30, que ocorrerá em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.

Inovação tecnológica da Itaipu: um marco nacional

O lançamento do barco movido a hidrogênio representa um divisor de águas na tecnologia sustentável brasileira. Desenvolvido com base em mais de uma década de pesquisa do Itaipu Parquetec, o projeto une inovação e responsabilidade socioambiental.

Segundo Enio Verri, diretor-geral brasileiro da Itaipu, a iniciativa reflete o compromisso da empresa com soluções que não poluem e que beneficiam diretamente comunidades locais.

A embarcação será utilizada inicialmente na coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos nas ilhas habitadas de Belém, sob responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), ligada à Universidade Federal do Pará (UFPA). O hidrogênio verde utilizado será produzido localmente pela universidade, garantindo um ciclo sustentável de abastecimento.

Detalhes técnicos do barco movido a hidrogênio da Itaipu

O barco é construído em alumínio, com 9,5 metros de comprimento, 3 metros de largura e peso de 1,5 tonelada, suportando até 9 toneladas de carga. Equipado com sistema fotovoltaico complementar, não emite ruídos nem poluentes, e o único resíduo gerado pelo motor é água pura.

Essa tecnologia é silenciosa, limpa e eficiente, ideal para operações em áreas sensíveis como a Amazônia. O sistema de propulsão a hidrogênio verde é alimentado por eletrólise da água, utilizando energia renovável — o que garante a classificação como hidrogênio verde.

Parcerias estratégicas e impacto social

Além da inovação tecnológica, o projeto tem forte impacto social. A parceria entre Itaipu, Parquetec, UFPA e a Prefeitura de Belém inclui ações de educação ambiental e estruturação da coleta seletiva, com apoio a quatro cooperativas de catadores.

A iniciativa promove inclusão social, geração de renda e conscientização ambiental, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Segundo Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu, o projeto é uma demonstração clara da capacidade brasileira de contribuir com soluções para a crise climática global.

Segundo o executivo, este projeto, que será apresentado na COP30, evidencia o potencial da Itaipu em desenvolver tecnologias inovadoras voltadas para o combate às mudanças climáticas, com destaque para soluções que aceleram a transição energética.

Hidrogênio verde: combustível do futuro

O hidrogênio verde é considerado uma das principais apostas para a descarbonização da economia. Produzido por meio da eletrólise da água com energia renovável, não emite gases de efeito estufa e pode ser utilizado em diversos setores, como transporte, indústria e geração de energia.

Daniel Cantane, gestor do Centro de Tecnologias de Hidrogênio do Parquetec, destaca que o uso do hidrogênio verde no barco é apenas o começo. Cantane afirma que aplicações com hidrogênio verde estão sendo desenvolvidas para caminhões, ônibus e até aviões, demonstrando que o futuro da mobilidade sustentável já está em curso.

Além disso, um posto náutico será instalado em Belém para abastecimento contínuo da embarcação, utilizando energia solar para produção local do combustível. Essa estrutura garante autonomia e sustentabilidade ao projeto, mesmo após a COP30.

COP30 e a vitrine global da transição energética

A COP30 será realizada em Belém, capital do Pará, e reunirá líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções climáticas. A entrega do barco movido a hidrogênio durante o evento posiciona o Brasil como um dos pioneiros na transição energética e inovação sustentável.

O projeto da Itaipu e Parquetec será um dos destaques da conferência, mostrando como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática para melhorar a vida das pessoas e proteger o meio ambiente. A mobilidade limpa é uma das principais pautas da COP30, e o barco representa uma solução concreta e replicável.

Expansão da tecnologia e turismo sustentável com Itaipu e Parquetec

Alexandre Leite, diretor de Tecnologias do Parquetec, aponta que o uso de barcos movidos a hidrogênio pode ser expandido para transporte de passageiros, lazer, pesca e turismo sustentável. “É um transporte que pode ser usado para a promoção do turismo sustentável”, exemplificou.

Na região do reservatório de Itaipu, há grande potencial para adoção dessa tecnologia, que pode substituir embarcações movidas a combustíveis fósseis, reduzindo a poluição e promovendo experiências mais ecológicas para visitantes e moradores.

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Mobilidade limpa e transição energética: o Brasil como referência

O lançamento do primeiro barco 100% movido a hidrogênio verde no Brasil é um marco histórico para a inovação e sustentabilidade. Desenvolvido por Itaipu e Parquetec, o projeto alia tecnologia de ponta, impacto social e compromisso ambiental, sendo um exemplo claro de como a transição energética pode ser implementada de forma eficaz.

A entrega oficial na COP30 reforça o papel do Brasil como líder em soluções climáticas e energias renováveis. Com parcerias estratégicas, infraestrutura adequada e foco na inclusão social, o projeto tem potencial para transformar o transporte fluvial e inspirar novas iniciativas em todo o país.

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Hilton Libório

Hilton Fonseca Liborio é redator, com experiência em produção de conteúdo digital e habilidade em SEO. Atua na criação de textos otimizados para diferentes públicos e plataformas, buscando unir qualidade, relevância e resultados. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras, Energias Renováveis, Mineração e outros temas. Contato e sugestões de pauta: hiltonliborio44@gmail.com

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