Na noite da última quinta-feira, dia 10, durante o evento “We, Robot” da Tesla, o CEO Elon Musk revelou um protótipo inicial do que chamou de “Cybercab“, um veículo futurista que promete transformar a maneira como enxergamos o transporte.
Embora o carro esteja a anos de entrar em produção, Musk afirmou que o preço será de US$ 30.000, (R$ 170.000), e que o veículo poderá gerar renda para seus proprietários, similar ao modelo de negócios do Airbnb. Contudo, devido ao histórico de promessas não cumpridas por parte de Musk, muitos observadores estão céticos quanto a essas alegações, inclusive investidores.
Carregamento sem fios
Entre as várias promessas, uma característica chamou atenção: o “Cybercab” não terá um plugue de carregamento, sendo alimentado por bobinas de carregamento sem fio instaladas nas estradas.
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Se bem-sucedida, essa inovação representaria um grande avanço em relação aos veículos convencionais e levantaria ainda mais dúvidas sobre quando essa tecnologia realmente estará disponível para o público.
Durante o evento, Musk deu poucos detalhes sobre como o carro será carregado sem fio ou sobre a velocidade de carregamento, mas disse que a Tesla está trabalhando em tecnologia de carregamento indutivo. “É algo que deveríamos ter feito há muito tempo. O robotaxi não terá plugue. Ele apenas se posiciona sobre o carregador indutivo e carrega“, explicou Musk.
Apesar da ideia futurista, estradas com bobinas de carregamento ainda parecem um conceito distante da realidade, embora já existam projetos experimentais em andamento em algumas regiões.
O mais provável é que a Tesla opte por instalar carregadores sem fio em pontos específicos ao longo das estradas, em vez de cobrir quilômetros inteiros de vias com essa tecnologia.
Um Futuro Incerto para a Cybercab
Embora a tecnologia de carregamento sem fio esteja em desenvolvimento, ainda existem desafios significativos a serem superados. Recentemente, o Laboratório Nacional de Oak Ridge, do Departamento de Energia dos EUA, conseguiu carregar um Porsche Taycan com uma taxa de 270 quilowatts.
No entanto, o carregamento sem fio ainda é relativamente lento, e uma solução pública eficiente pode demorar anos para se concretizar.
Além dos desafios tecnológicos, a Tesla também terá que superar questões regulatórias. O “Cybercab” será um veículo autônomo, sem volante ou pedais, o que levanta preocupações sobre sua operação em vias públicas e a aprovação de órgãos reguladores.
Promessas de Elon Musk
Elon Musk já passou anos promovendo o avanço da Tesla em carros autônomos, mas as promessas ousadas nem sempre se concretizaram. Em 2015, ele afirmou que os veículos da Tesla atingiriam “autonomia total” em três anos. Isso não aconteceu.
Em 2016, Elon Musk prometeu uma viagem transcontinental em um carro da Tesla, sem intervenção humana, até o final de 2017, mas novamente a previsão falhou.
Em 2019, Musk afirmou que a Tesla teria 1 milhão de veículos prontos para robotaxi até 2020, gerando renda para seus proprietários.
No entanto, até hoje, essa promessa também não se materializou. Ainda assim, em abril deste ano, Elon Musk reiterou sua confiança no futuro autônomo da empresa, afirmando que a autonomia é o caminho a seguir para a Tesla.
No evento de ontem, Musk tentou oferecer uma prévia desse futuro ao convidar os participantes para testar os veículos autônomos em um ambiente controlado dentro de estúdios de cinema. Mas a grande questão permanece: será que o “Cybercab” verá a luz do dia, ou será apenas mais uma promessa não cumprida na longa lista de previsões futurísticas de Elon Musk?
Embora a ideia de um “Cybercab” autônomo e de carregamento sem fio seja intrigante, ainda há muitos obstáculos tecnológicos e regulatórios que a Tesla precisará enfrentar. Dada a longa lista de prazos não cumpridos e promessas infladas de Elon Musk, é compreensível que tanto o público quanto os investidores estejam cautelosos.
Ações da Uber disparam nos EUA
As ações da Uber estão em alta após a revelação de que o temido robotaxi da Tesla, anunciado por Elon Musk, se mostrou menos ameaçador do que o previsto para a gigante do transporte por aplicativo. A especulação em torno do plano de Musk, que por meses inquietou investidores sobre o futuro da Uber, foi dissipado na noite de quinta-feira durante o evento “We, Robot”, da Tesla.
Na ocasião, Musk apresentou o novo CyberCab, além de prometer que a direção totalmente autônoma estaria disponível para testes em 2024 no Texas e na Califórnia. No entanto, o que preocupava os investidores era a possibilidade de um serviço de transporte autônomo competitivo da Tesla, algo que Musk não detalhou durante o evento. A falta de informações concretas fez com que analistas considerassem o robotaxi “desdentado” e incapaz de representar uma ameaça imediata à Uber.
Enquanto isso, a Uber fortalece suas parcerias com empresas líderes no desenvolvimento de veículos autônomos, como a Waymo, da Google, a Cruise, da GM, e a Avride. A estratégia da empresa inclui o uso do seu aplicativo como uma plataforma aberta para que desenvolvedores de veículos autônomos possam testar suas tecnologias e encontrar demanda no mercado.
A recuperação nas ações da Uber reflete a confiança dos investidores na capacidade da empresa de continuar dominando o mercado, mesmo diante da potencial concorrência da Tesla. Essa aliança estratégica com grandes players do setor de autônomos permite que a Uber se posicione como um facilitador do futuro dos transportes, oferecendo alternativas aos consumidores e parceiros.