1. Início
  2. / Automotivo
  3. / ‘Irmã mais velha’ da Bros, Honda XR190L 2024 faz sucesso nos países vizinhos com sua potência de 15,6 cavalos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

‘Irmã mais velha’ da Bros, Honda XR190L 2024 faz sucesso nos países vizinhos com sua potência de 15,6 cavalos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 11/09/2024 às 20:19
Motor, Honda, motor
Foto: Reprodução e créditos canal VELOCIDADE TV
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Modelo trail, similar à XRE 190, tem motor de 184 cc e preço acessível, mas está defasada em relação às versões brasileiras

A Honda XR190L 2024, uma moto trail de médio porte, é destaque em países vizinhos ao Brasil, como Argentina, Colômbia e México. Considerada uma “irmã maior” da Honda Bros 160, a XR190L compartilha diversos componentes, incluindo o motor, com a XRE 190, modelo popular no Brasil. No entanto, apesar de suas características atraentes para mercados externos, o modelo ainda apresenta tecnologias consideradas obsoletas para o padrão brasileiro.

Design e motor da XR190L

A Honda XR190L 2024 possui um motor monocilíndrico de 184 cc, refrigerado a ar, que entrega uma potência de 15,6 cavalos a 7.750 rpm e torque de 15,7 Nm a 6.000 rpm. O modelo é equipado com um câmbio de 5 marchas e foi pensado para quem busca uma moto versátil, capaz de enfrentar tanto estradas asfaltadas quanto terrenos mais acidentados. No entanto, sua suspensão é mais simples em comparação a outras motos da linha, com curso menor, o que limita sua robustez.

YouTube Video

Outro ponto que a diferencia de modelos vendidos no Brasil é o painel analógico, algo que já foi superado em versões mais modernas. Com um preço de 61.990 pesos mexicanos, ou cerca de R$ 17,5 mil na conversão direta, a XR190L oferece uma alternativa acessível nesses mercados, mas que carece de atualizações tecnológicas para competir com os modelos lançados recentemente no Brasil.

Comparação com a Bros 160 e XRE 190

Enquanto a Honda XR190L mantém seu motor semelhante ao da XRE 190, em termos de componentes e design, a moto está atrás de suas concorrentes brasileiras. No Brasil, a Bros 160 acaba de ser atualizada para a linha 2025 com visual renovado, incluindo faróis e lanternas de LED, um painel digital mais moderno, além de suspensão dianteira revisada e freios ABS na versão topo de linha. Isso a coloca em um patamar superior quando comparada à XR190L.

Com essas mudanças, a expectativa agora é que a Honda faça uma atualização similar na XRE 190, visando manter a competitividade no mercado de motos de baixa cilindrada. A marca já começou a reformular sua linha trail no Brasil, com lançamentos como as novas Honda Sahara 300 e Tornado 300, que estão chamando a atenção de motociclistas que buscam por maior potência e modernidade.

Defasagem da XR190L no Brasil

A possibilidade de a Honda XR190L ser comercializada no Brasil parece remota, ao menos na sua configuração atual. Com características defasadas em comparação ao que o mercado brasileiro demanda, como o painel analógico e os freios a tambor na traseira, o modelo dificilmente seria bem recebido por aqui. A única forma viável seria uma atualização significativa, seguindo os mesmos moldes das recentes renovações da Bros 160 e outros modelos da marca.

Foto: Motos Honda Santa Ana

O mercado brasileiro tem mostrado preferência por motos mais tecnológicas e robustas, o que pode ser visto pelo sucesso das motos da Honda com freios ABS, painéis digitais e design moderno. No entanto, caso a Honda decida atualizar a XR190L, ela poderia se posicionar como uma opção intermediária entre a Bros 160 e a XRE 190, atraindo um público que busca um modelo mais acessível, mas sem abrir mão de algumas inovações.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Antiesker Dophata
Antiesker Dophata
15/09/2024 09:22

Porte médio? É uma moto de baixa cilindrada 15 cvs, 1,5 kg de torque. Uma ****.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x