Modelo trail, similar à XRE 190, tem motor de 184 cc e preço acessível, mas está defasada em relação às versões brasileiras
A Honda XR190L 2024, uma moto trail de médio porte, é destaque em países vizinhos ao Brasil, como Argentina, Colômbia e México. Considerada uma “irmã maior” da Honda Bros 160, a XR190L compartilha diversos componentes, incluindo o motor, com a XRE 190, modelo popular no Brasil. No entanto, apesar de suas características atraentes para mercados externos, o modelo ainda apresenta tecnologias consideradas obsoletas para o padrão brasileiro.
Design e motor da XR190L
A Honda XR190L 2024 possui um motor monocilíndrico de 184 cc, refrigerado a ar, que entrega uma potência de 15,6 cavalos a 7.750 rpm e torque de 15,7 Nm a 6.000 rpm. O modelo é equipado com um câmbio de 5 marchas e foi pensado para quem busca uma moto versátil, capaz de enfrentar tanto estradas asfaltadas quanto terrenos mais acidentados. No entanto, sua suspensão é mais simples em comparação a outras motos da linha, com curso menor, o que limita sua robustez.
Outro ponto que a diferencia de modelos vendidos no Brasil é o painel analógico, algo que já foi superado em versões mais modernas. Com um preço de 61.990 pesos mexicanos, ou cerca de R$ 17,5 mil na conversão direta, a XR190L oferece uma alternativa acessível nesses mercados, mas que carece de atualizações tecnológicas para competir com os modelos lançados recentemente no Brasil.
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
- Quem aprovou isso e por que ainda está sendo feito? Correia molhada, também conhecida como correia banhada a óleo
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
Comparação com a Bros 160 e XRE 190
Enquanto a Honda XR190L mantém seu motor semelhante ao da XRE 190, em termos de componentes e design, a moto está atrás de suas concorrentes brasileiras. No Brasil, a Bros 160 acaba de ser atualizada para a linha 2025 com visual renovado, incluindo faróis e lanternas de LED, um painel digital mais moderno, além de suspensão dianteira revisada e freios ABS na versão topo de linha. Isso a coloca em um patamar superior quando comparada à XR190L.
Com essas mudanças, a expectativa agora é que a Honda faça uma atualização similar na XRE 190, visando manter a competitividade no mercado de motos de baixa cilindrada. A marca já começou a reformular sua linha trail no Brasil, com lançamentos como as novas Honda Sahara 300 e Tornado 300, que estão chamando a atenção de motociclistas que buscam por maior potência e modernidade.
Defasagem da XR190L no Brasil
A possibilidade de a Honda XR190L ser comercializada no Brasil parece remota, ao menos na sua configuração atual. Com características defasadas em comparação ao que o mercado brasileiro demanda, como o painel analógico e os freios a tambor na traseira, o modelo dificilmente seria bem recebido por aqui. A única forma viável seria uma atualização significativa, seguindo os mesmos moldes das recentes renovações da Bros 160 e outros modelos da marca.
O mercado brasileiro tem mostrado preferência por motos mais tecnológicas e robustas, o que pode ser visto pelo sucesso das motos da Honda com freios ABS, painéis digitais e design moderno. No entanto, caso a Honda decida atualizar a XR190L, ela poderia se posicionar como uma opção intermediária entre a Bros 160 e a XRE 190, atraindo um público que busca um modelo mais acessível, mas sem abrir mão de algumas inovações.