1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Investindo 2 milhões de EUROS, grupo espanhol planeja primeira usina solar fotovoltaica flutuante do mundo, exatamente no Brasil, no espelho d’água do Açude do Xareú, em Fernando de Noronha
Localização PE Tempo de leitura 2 min de leitura

Investindo 2 milhões de EUROS, grupo espanhol planeja primeira usina solar fotovoltaica flutuante do mundo, exatamente no Brasil, no espelho d’água do Açude do Xareú, em Fernando de Noronha

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/01/2023 às 11:18
usina solar, fotovoltaica, Fernando de Noronha
Foto: Reprodução adaptada DicasdeViagem

A usina solar fotovoltaica em Fernando de Noronha deverá iniciar suas operações antes do final de 2023

Nesta quinta-feira, dia 5, o grupo espanhol Iberdrola anunciou que está planejando instalar, em Fernando de Noronha, a sua primeira usina solar fotovoltaica no mundo todo. O projeto da empresa será dirigido pela empresa Neoenergia.

O plano da empresa espanhola para a usina solar é construir no espelho d’água do Açude do Xareú as placas fotovoltaicas e também diversas soluções de energia sustentável que a empresa ainda está desenvolvendo.

A construção da usina solar fotovoltaica deverá começar antes do final de 2023, e terá investimentos da ordem de 2 milhões de euros.

USINA SOLAR EM FERNANDO DE NORONHA

Iniciativa em parceria

O empreendimento da nova usina solar fotovoltaica em Fernando de Noronha será feito em conjunto com a Compesa, Companhia Pernambucana de Saneamento, que opera a rede de distribuição de água e esgoto em Fernando de Noronha. Além da companhia, o Programa de Eficiência Energética da agência reguladora Aneel também vai apoiar a construção da usina.

A nova usina fotovoltaica em Fernando de Noronha terá uma potência de 630 kilowatts (kW) e vai gerar cerca de 1.240 megawatts-hora (MWh) de energia por ano, o bastante para abastecer mais de 50% do consumo da ilha.

De acordo com a empresa de energia: “O desenvolvimento de sua primeira usina solar flutuante permitirá ao grupo Iberdrola testar esta nova tecnologia e analisar sua possível expansão“.

Além da própria usina, a Neoenergia está trabalhando no desenvolvimento de diversas soluções sustentáveis na ilha de Fernando de Noronha, a fim de abastecer veículos elétricos que andam pela ilha e a instalação de redes elétricas inteligentes.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos