Multilog prepara um investimento bilionário para transformar a logística em três estados brasileiros. O movimento estratégico promete mudar a capacidade operacional e abrir novas oportunidades no comércio nacional e internacional. Os impactos podem surpreender o mercado.
A empresa de logística Multilog anunciou um investimento de R$ 900 milhões nos próximos três anos para ampliar significativamente sua capacidade operacional no Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Conforme o presidente da Multilog, Djalma Vilela, R$ 350 milhões serão aplicados já em 2026, o primeiro ano deste ciclo de expansão que visa atender a uma demanda crescente e ainda represada no setor.
O aporte financeiro será destinado tanto à modernização de recintos alfandegados quanto à ampliação dos centros de distribuição da empresa, que atua fortemente em segmentos como health care, indústria, cargas de grandes projetos, além dos setores de alimentos e bebidas.
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São Paulo deverá receber metade do investimento total, com R$ 500 milhões previstos para o estado, motivados pela força do mercado consumidor interno, que garante uma demanda mais resiliente e consistente ao longo do tempo.
uma resposta à demanda reprimida e ao mercado em expansão
Segundo Djalma Vilela, o investimento focará em regiões onde a capacidade atual das operações não tem sido suficiente para absorver o volume de cargas e movimentações exigidas pelo mercado.
**“Vamos manter a atuação nos locais em que estamos presentes, mas com capacidade de volume muito maior.
Os três Estados vão receber o maior aporte, é onde identificamos uma demanda represada que as unidades atuais não estão conseguindo absorver”, explicou o executivo.**
Essa estratégia evidencia a necessidade urgente de modernização e ampliação da infraestrutura logística, diante do crescimento do comércio nacional e internacional.
financiamento e expectativas diante do cenário econômico
Em um cenário marcado pelo aumento das taxas de juros, a Multilog tem buscado alternativas para financiar o projeto com custos menos impactantes.
De acordo com Vilela, o grupo tem priorizado financiamentos com taxas pós-fixadas, alinhados a uma perspectiva de queda da Selic a partir de 2027.
“Temos procurado linhas do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], operações de linhas privadas e debêntures incentivadas para viabilizar o investimento”, afirmou o presidente da empresa.
Essa estratégia financeira visa garantir o equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade econômica, essencial para enfrentar os desafios do mercado atual.
oportunidades no comércio internacional com eua e ásia
Outro ponto destacado pelo executivo é a possibilidade de expansão das operações da Multilog em função das mudanças no comércio global.
Segundo Vilela, a chamada “guerra tarifária” entre grandes economias pode abrir portas para o Brasil ampliar sua atuação, especialmente no comércio com os Estados Unidos e países asiáticos.
**“Temos visto novos serviços da Ásia sendo experimentados em Santos.
O Brasil acaba sendo uma boa porta de entrada para o mercado americano, mesmo que o governo dos EUA queira uma reindustrialização, isso não acontece da noite para o dia, então há oportunidades a serem aproveitadas”, destacou.**
O porto de Santos, principal terminal marítimo do país, ganha ainda mais importância nesse contexto, reforçando a necessidade de investimentos em logística para captar essa demanda.
perspectivas para 2025 e além
Conforme o executivo, o desempenho da Multilog em 2025 tem sido mais positivo do que o esperado, superando o ano anterior em parte graças a uma antecipação dos volumes no início do ano.
Essa antecipação, segundo ele, ocorreu devido ao receio das empresas com a alta do câmbio, que poderia encarecer importações e exportações.
“A expectativa principal agora é observar o comportamento do consumo a partir do meio do ano, período em que começam a surgir os pedidos para a temporada de Natal”, afirmou Vilela.
O consumo interno será um termômetro para a empresa, que aposta no fortalecimento da demanda para justificar os investimentos e a ampliação da sua infraestrutura logística.
a logística no centro das transformações econômicas
O plano da Multilog reflete um movimento mais amplo do setor logístico brasileiro, que tem buscado modernização para acompanhar a evolução do comércio e a competitividade global.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), o segmento movimenta cerca de 12% do PIB nacional e tem grande potencial de crescimento com a digitalização, automação e integração de sistemas.
Além disso, a crescente demanda por entregas rápidas e eficientes, impulsionada pelo crescimento do e-commerce, tem pressionado as empresas a investirem em infraestrutura.
O investimento da Multilog, portanto, pode ser entendido como um reflexo dessa tendência, em que o aprimoramento da logística se torna um fator estratégico para o desenvolvimento econômico do país.
desafios e impactos sociais
Por outro lado, o investimento de R$ 900 milhões também traz desafios, principalmente em relação à sustentabilidade ambiental e ao impacto social nas regiões onde as operações serão ampliadas.
Especialistas ressaltam a importância de que as expansões contemplem práticas responsáveis, como a redução da emissão de gases poluentes, uso de energia limpa e políticas de inclusão social para as comunidades locais.
Nesse sentido, a Multilog ainda não detalhou quais medidas sustentáveis pretende implementar, o que será um ponto a ser acompanhado nos próximos anos.
o futuro da logística brasileira em foco
Com investimentos robustos e uma visão estratégica de longo prazo, a Multilog promete ser um dos protagonistas na transformação da logística no Brasil.
A iniciativa deve não só melhorar a capacidade operacional da empresa, mas também impulsionar a competitividade do país no comércio global e gerar empregos em regiões estratégicas.
Diante desse cenário, o setor logístico brasileiro se mostra cada vez mais preparado para os desafios do futuro, alinhado às novas demandas do mercado e à modernização tecnológica.
Você acredita que o investimento da Multilog será suficiente para transformar a logística no Brasil?
Quais impactos você imagina que essa expansão pode trazer para os consumidores e a economia do país?