BYD revoluciona o Brasil com a chegada de 5.459 carros elétricos no navio Explorer 1, movido a GNL. Descubra como a marca está liderando a transformação sustentável no transporte
O fabricante chinês BYD não para de surpreender. No ano passado, a marca se tornou pela primeira vez a que mais vende em seu país, se erigiu como a principal ameaça da Tesla no mundo dos carros elétricos e acabou de apresentar sua primeira picape híbrida. Mas um bom exemplo de seu poderio é o seu navio, que atracou há alguns dias no Brasil.
Entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, China, o Explorer 1, o navio oficial da marca, atracou pela primeira vez no continente americano, trazendo carros elétricos e híbridos para o Brasil.
O Navio Explorer 1
O navio que atracou na segunda-feira, 27 de maio, no Porto de Suape, em Pernambuco, mede 199,9 metros de comprimento e tem capacidade para transportar até 7 mil veículos. Embora existam outros navios com capacidade semelhante, não é comum que todos os carros que viajam em um navio assim pertençam ao mesmo fabricante.
- Carros populares da Ford, Renault, Fiat e outros usados custam menos que uma TV 4K: descubra as pechinchas que estão movimentando o mercado de seminovos!
- Por R$ 90 mil, novo SUV compacto da Toyota faz 21 km por litro e chega para tirar o reinado do Toyota Yaris
- Novos radares de trânsito se tornam o terror dos motoristas: agora, eles registram muito mais do que velocidade! Descubra tudo que eles podem captar na sua direção!
- Mototáxis sob novas regras! Nova lei de trânsito surpreende e propõe regulamentação rigorosa em todo o Brasil — só quem seguir as normas poderá rodar. Entenda o que muda!
Este foi apenas o segundo viagem do Explorer 1, que durou 27 dias da China ao Brasil e em breve retornará ao seu país de origem. O navio também conta com 23 tripulantes, com a particularidade de que a maioria é de origem búlgara.
Segundo a empresa chinesa, o navio está equipado com um inovador sistema de propulsão dual de GNL (gás natural liquefeito) e combustível convencional. Espera-se que nos próximos dois anos sejam incorporados à frota mais sete navios, todos integrando a tecnologia de baterias de armazenamento de energia e os sistemas de geradores acionados por um eixo da BYD, o que reduziria notavelmente a poluição.
Mais de 5.000 Carros de uma Só Vez
Com o maior movimento de automóveis na história do Porto de Suape de uma só vez, o navio trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado brasileiro, com o objetivo de satisfazer a alta demanda que os consumidores têm mostrado pelos automóveis elétricos e híbridos da BYD.
Só nos primeiros cinco meses do ano, a marca chinesa já registrou mais de 25.500 unidades, um aumento de 43% em relação a todos os registros de 2023 (17.900).
Em abril, a empresa se tornou uma das integrantes do seleto top ten de vendas no mercado brasileiro, após ocupar a nona posição no ranking geral entre todas as marcas, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Foco na Importação e Produção Nacional
Mas o foco da companhia não está apenas na importação. Segundo Alexandre Baldy, assessor especial da marca, “o Brasil é atualmente o maior mercado para a BYD fora da Ásia. Por isso, a construção de nossa fábrica em Camaçari avança a um ritmo acelerado. No final deste ano, começaremos a montar automóveis na Bahia e, a partir do próximo ano, produziremos os automóveis mais eficientes e tecnológicos em solo nacional”.
Além disso, Baldy destacou que o Brasil, “que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem todo o potencial para se tornar um exemplo de eletrificação de frotas e nosso crescimento em vendas demonstra que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a mobilidade verde e sustentável”.
BYD Líder de Mercado na China
A BYD, que significa “Build Your Dreams” (Construa Seus Sonhos), também é líder absoluta de vendas no mercado automotivo chinês, superando até mesmo os carros de combustão. As vendas de carros de passageiros da marca não param de aumentar.
Em abril, o crescimento foi de 49% em relação ao mesmo período de 2023. Para se ter uma ideia, o aumento das vendas da BYD de 2020 a 2023 na China foi de 626,4%, passando de 416.337 unidades para 3.024.417 veículos de passageiros.
As exportações também estão aumentando. No ano passado, a BYD foi responsável por exportar 242.765 veículos, número que permitiu um crescimento anual de 334,2%. Em escala industrial, atualmente está presente em mais de 70 países e contribui para uma operação global de grande alcance e impacto.
“Cremos que é possível manter a sustentabilidade e a tecnologia em todas as nossas soluções de mobilidade verde e estamos cada vez mais comprometidos em contribuir para o fortalecimento da logística internacional verde e inteligente. E o Brasil é, sem dúvida, uma das nossas maiores apostas, em todos os sentidos”, afirmou Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.