Instituto Federal abre inscrições em cursos técnicos gratuitos com certificação em enfermagem, informática, inglês e engenharia; sem mensalidade e sem taxas de inscrição!
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu, dos dias 2 a 16 de fevereiro, as inscrições para ocupar mais de 600 vagas remanescentes em cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e de educação de Jovens e Adultos (Proeja) para o primeiro semestre de 2024. Todos são cursos técnicos gratuitos, isto é, não há cobrança de mensalidade. Para participar do processo seletivo e concorrer às vagas do Instituto Federal também não é necessário pagar nenhuma taxa.
Lista de cursos técnicos gratuitos abertos pelo Instituto Federal
Separamos a seguir uma lista com os cursos técnicos gratuitos:
- Técnico Subsequente em Manutenção Automotiva;
- Técnico Subsequente em Modelagem do Vestuário;
- Técnico Subsequente em Têxtil;
- Técnico Integrado em Mecânica;
- Técnico Subsequente em Biotecnologia;
- Técnico Subsequente em Agrimensura;
- Técnico Subsequente em Eletromecânica;
- Técnico Integrado em Serviços e Produtos Bilíngues;
- Técnico Integrado em Plásticos;
- Técnico Subsequente em Produção de Moda;
- Técnico Subsequente em Geoprocessamento;
- Técnico Concomitante em Agricultura;
- Técnico Subsequente em Eletrotécnica;
- Técnico Concomitante em Meio Ambiente;
- Técnico Subsequente em Panificação;
- Técnico Subsequente em Restaurante e Bar;
- Técnico Subsequente em Saneamento;
- Técnico Subsequente em Logística;
- Técnico Subsequente em Automação Industrial;
- Técnico Subsequente em Meteorologia;
- Técnico Subsequente em Hospedagem;
- Técnico Subsequente em Guia de Turismo Regional Santa Catarina;
- Técnico Subsequente em Desenvolvimento de Sistemas;
- Técnico Integrado em Edificações;
- Técnico Concomitante em Manutenção e Suporte em Informática;
- Técnico Subsequente em Vestuário;
- Técnico Subsequente em Administração;
- Técnico Subsequente em Eletromecânica;
- Técnico Integrado em Agropecuária;
- Técnico Concomitante em Mecânica.
Saiba como concorrer aos cursos técnicos gratuitos do Instituto Federal
Há vagas em cursos técnicos gratuitos em 19 cidades, sendo elas:
- Quer fazer um curso na área da saúde DE GRAÇA? Santa Casa está com bolsas de graduação com até 100% para cursos gratuitos de biomedicina, nutrição e mais
- Quer fazer faculdade de graça em uma Universidade renomada? Mais de 6.000 vagas em cursos gratuitos de bacharelado, licenciatura e tecnologia como direito, engenharia e mais
- Cursos gratuitos e online (EAD) oferecido pelo Sebrae para dominar estratégias de inovação, exportações e finanças
- Quer estudar de graça na melhor universidade do Brasil? USP oferece 5 mil vagas para curso gratuito 100% online (EAD) para estudar no seu ritmo e se destacar no mercado digital
- Tubarão;
- Garopaba;
- Xanxerê;
- Gaspar;
- Urupema;
- Florianópolis;
- Itajaí;
- Chapecó;
- Lages;
- Joinville;
- São Miguel do Oeste;
- São Carlos;
- Palhoça;
- Jaraguá do Sul;
- Araranguá;
- São Lourenço do Oeste;
- Caçador;
- Canoinhas;
- Criciúma.
As vagas serão preenchidas por ordem de manifestação de interesse. Os candidatos interessados devem acessar o formulário eletrônico informado no edital do processo seletivo do Instituto Federal e enviar a documentação listada no mesmo edital.
Para alguns cursos técnicos gratuitos também haverá formação de cadastro de reserva. A relação dos candidatos que obtiverem vaga será divulgada no dia 23 de fevereiro.
É importante destacar que os cursos técnicos gratuitos concomitantes permitem que o aluno faça o curso técnico no IFSC e o ensino médio regular em outra escola. Os cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecem a formação técnica e o ensino médio regular no Instituto Federal. Os interessados devem contar com ensino fundamental completo.
Os cursos técnicos subsequentes são voltados àqueles que já finalizaram o ensino médio e desejam receber formação técnica. Por fim, os cursos Proeja/técnico são voltados àqueles que têm ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos.
Conheça o IFSC
O IFSC foi criado em Florianópolis através do decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, como Escola de Aprendizes Artífices de Santa Catarina. Sua missão era proporcionar formação profissional aos filhos de classes socioeconômicas menos favorecidas.
A primeira sede foi instalada em 1º de setembro de 1910, em um prédio cedido pelo governo do Estado, na Rua Almirante Alvim, no Centro da Capital.
Além do ensino primário, a instituição oferecia formação em desenho, tipografia, encadernação e pautação, carpintaria da ribeira, escultura e mecânica, que compreendia ferraria e serralheria. Desta forma, a Escola de Aprendizes Artífices atuava em consonância com os avanços tecnológicos de seu tempo, atendendo às demandas do setor produtivo e da sociedade da época.