Invenção de universidade dos EUA recicla pneus usados e os transforma em materiais úteis. Solução pode ajudar a combater um dos maiores desafios ambientais globais
O descarte inadequado de borracha é um problema ambiental grave. Pneus descartados, por exemplo, quando vão parar em aterros, liberam substâncias tóxicas no solo e na água. E se forem queimados, poluem o ar. Por isso, encontrar formas eficazes de reciclagem é uma urgência.
Nos Estados Unidos, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, criaram um novo método para transformar pneus descartados em materiais úteis. A técnica foi desenvolvida pela equipe liderada pelo Dr. Aleksandr Zhukhovitskiy.
Uma solução para pneus descartados: processo em duas etapas
O novo processo funciona em duas etapas. Primeiro, os pesquisadores fazem uma aminação de CH. Depois, aplicam uma estratégia chamada de rearranjo de polímero. Esse método quebra a estrutura complexa da borracha e a transforma em materiais solúveis, funcionais e ricos em aminas.
-
9 milhões de piscinas olímpicas de gelo desaparecem a cada ano: mudanças nas monções aceleram o derretimento das geleiras
-
Apple pode aposentar sete dispositivos com a chegada do iPhone 17 — novo modelo será revelado oficialmente em setembro e deve mudar o futuro da marca
-
Por que Gates, Nvidia e Google estão investindo US$ 863 milhões na fusão nuclear da CFS e o que isso significa para a energia da era da IA
-
Astrônomos encontram evidências de que vivemos dentro de uma estrutura colossal nunca antes imaginada
Um dos principais benefícios é a temperatura. O processo acontece entre 35 e 50°C, o que é bem mais baixo que os métodos tradicionais. As técnicas comuns geralmente exigem temperaturas muito altas ou catalisadores caros. Além disso, podem enfraquecer o material reciclado ou gerar subprodutos de pouco valor.
Segundo os pesquisadores, esse novo método é mais ecológico e também mais barato. A proposta é oferecer uma alternativa viável para reduzir os impactos da borracha (pneus descartados) no meio ambiente.
Alternativa aos métodos tradicionais
Atualmente, os métodos de reciclagem de borracha não resolvem o problema por completo. Um exemplo é a pirólise, que quebra a borracha com calor. Ela pode liberar substâncias nocivas, como benzeno e dioxinas. Isso representa riscos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde.
O novo método desenvolvido pela equipe de Zhukhovitskiy pretende superar esses desafios. Ele afirma que é possível decompor completamente pneus usados em somente seis horas. O resultado são materiais funcionais que podem ser reaproveitados.
Uso em resinas epóxi
Os materiais obtidos com o novo processo podem ser usados na produção de resinas epóxi. Esse tipo de resina é muito comum em adesivos, revestimentos e materiais compósitos. E segundo os pesquisadores, as resinas feitas com o material reciclado são tão fortes quanto as que já estão no mercado.
Além disso, a equipe avaliou o impacto ambiental do processo de reaproveitamento da borracha dos pneus usados, usando um indicador chamado fator E. O estudo apontou que a técnica é eficiente e reduz a necessidade de aterros.
Para Sydney Towell, coautor da pesquisa, a combinação de aminação de CH e rearranjo esquelético representa uma nova rota para transformar resíduos de borracha em produtos de alto valor. Ela também disse que o grupo pretende melhorar ainda mais a sustentabilidade do processo, explorando solventes mais ecológicos.
“Ao aproveitar o poder da aminação de CH e do rearranjo esquelético, esse método abre um novo caminho para transformar borracha pós-consumo em materiais de alto valor, reduzindo assim a necessidade de aterros sanitários e minimizando os danos ambientais “, diz Sydney Towell.
A pesquisa representa uma solução prática para o problema dos resíduos de borracha de pneus usados e seus impactos ambientais. Mais informações estão disponíveis no site da UNC.
Com informações de Neo Zone.