O youtuber indiano, Shivam, dono do canal Creative Science desenvolveu uma scooter elétrica que possui uma única roda. O veículo possui peças simples e não conta com tecnologias de última geração, sendo uma grande inovação funcional.
Sempre que pensamos em veículos, vem uma imagem de uma moto ou um carro, até mesmo um quadriciclo ou uma Scooter em nossas cabeças. As rodas são uma parte essencial para os veículos, pois tornam a vida mais fácil e também atuam como balanceadores. Entretanto, há diversos inventores no mundo todo planejando recriar todo o conceito e experiência dessa imagem que vêm em nossas mentes em termos automobilísticos. Em novembro do ano passado, um Youtuber indiano desenvolveu uma scooter elétrica auto equilibrada que utiliza apenas uma roda. O veículo foi postado pelo canal Creative Science no Youtube, em um vídeo que mostra como a Scooter elétrica de apenas uma roda foi feita a partir do zero.
Saiba como o indiano desenvolveu o veículo elétrico de apenas uma roda
O Youtuber, Shivam, começou o projeto desenhando a estrutura básica da scooter elétrica em um papelão para que fosse feito um molde daquilo que planejava construir. Sendo assim, caso algo desse errado com o design, ele poderia fazer as correções já no papelão, tendo em vista que fazer as alterações nas chapas de metal seria algo mais complicado. Após realizar todos os acabamentos do design no papelão, passou para o metal.
Para o projeto foi utilizado uma grande folha de metal para que o desenho do papelão fosse copiado. Logo após, as folhas foram cortadas e soldadas com as devidas ferramentas para que o arco da roda fosse feito.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
A Scooter utiliza uma roda larga equipada com um motor de cubo. O Indiano ressalta que as rodas mais largas são mais fáceis de equilibrar se comparadas com outras mais elegantes. Também foi feito um assento com chapas de metal e sob ele, havia um armazenamento para guardar a bateria que alimenta o veículo.
A carenagem, assim como o restante do veículo, foi feita com uma chapa de metal, e conta com um design que lembra scooters antigas. O guidão e a unidade do farol foram retirados de uma outra scooter elétrica. O Indiano também desenvolveu um suporte, para que a roda fosse fixada, e um tubo de metal, utilizado como uma haste que segura o guidão no lugar.
Scooter elétrica utiliza sensor para não cair
Com a estrutura da moto completamente feita, o indiano instalou um sensor de auto balanceador no veículo. O sensor é uma das tecnologias mais importantes para essa criação.
O nome é auto explicativo e é através desse componente que o veículo elétrico consegue ficar em pé, mesmo tendo uma roda mais plana. A parte da instalação deve ser cautelosa e o sensor deve ser instalado corretamente, não podendo se mover, pois isso poderia afetar a calibração geral do giroscópio que manterá a scooter elétrica em pé. Os fios da roda foram conectados ao sensor e um conjunto de fios do sensor foi conectado ao cabo do acelerador.
Indiano utilizou apenas materiais de baixo custo em sua scooter elétrica
Feito todo esse trabalho, os painéis foram desmontados e retirados e toda a scooter elétrica recebeu uma pintura com uma camada de primer e outra camada com uma tinta amarela pulverizada. As bordas afiadas de metal da scooter foram cobertas com tubos plásticos.
De forma geral, o veículo elétrico de apenas uma roda foi um sucesso e pode ser conduzida na rua sem problema nenhum. Apesar de parecer estranho, o projeto é totalmente funcional e o seu sensor impede que o veículo caia para frente ou para trás.
A parte interessante do projeto é que o youtuber conseguiu construir a scooter elétrica de uma roda em casa, sem utilizar nenhuma tecnologia moderna, além da placa eletrônica e do kit de baterias.