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Incrível e assustador! Um carro que estaciona sozinho não entendeu o comando e foi embora sozinho, deixando o dono para trás

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/10/2024 às 21:23
carro que estaciona sozinho
Foto: Reprodução

As expectativas em torno dos veículos autônomos têm crescido ano após ano. Muitas pessoas esperam que esses veículos alcancem um nível de segurança superior ao da condução humana, proporcionando tranquilidade e eficiência no trânsito. Veremos a história de um carro que estaciona sozinho que viralizou na China.

Recentemente, um vídeo viral nas redes sociais chinesas mostrou um SUV autônomo da marca Li Auto, um carro que estaciona sozinho, após várias tentativas frustradas, simplesmente “desistiu” e se afastou do local.

A evolução dos sistemas autônomos

O conceito de direção autônoma não é novidade, encantando o público desde os primeiros filmes de ficção científica. No entanto, o que antes era apenas um sonho futurista se tornou realidade em parte com os sistemas de assistência ao motorista e, principalmente, com o surgimento do estacionamento automático.

Esse recurso foi inicialmente disponibilizado pela Toyota, com o Prius de segunda geração, em 2003, embora sua eficiência fosse limitada.

Os avanços em inteligência artificial permitiram que redes neurais fossem treinadas para aprender com dados de motoristas humanos.

Dessa forma, os sistemas de estacionamento e direção autônoma evoluíram significativamente, com destaque para a Tesla, cujos veículos elétricos têm demonstrado habilidades notáveis nos últimos anos.

No entanto, outros fabricantes também estão disputando o mercado, especialmente na China, onde a Tesla ainda não tem aprovação para seu pacote completo de direção autônoma.

A competição entre Tesla e montadoras chinesas

Embora a Tesla seja amplamente reconhecida no Ocidente, na China, montadoras locais como a Li Auto estão ganhando espaço. Essas empresas estão empenhadas em equiparar ou até mesmo superar a tecnologia da Tesla.

As montadoras chinesas, ao serem as únicas atualmente autorizadas a operar sistemas de direção autônoma no país, ganharam a confiança dos consumidores locais, que frequentemente acreditam que esses veículos são mais avançados que os modelos estrangeiros.

Contudo, vídeos registrados em território chinês mostram que os veículos autônomos chineses ainda cometem erros, alguns até parecendo de iniciantes. Isso levanta dúvidas sobre o verdadeiro nível de maturidade da tecnologia.

Em parte, a causa desses problemas está na dependência de lidar, radar e mapeamento de alta definição, que, em alguns casos, limitam o desempenho dos sistemas autônomos.

O caso curioso do SUV Li L9, carro que estaciona sozinho!

O vídeo que viralizou recentemente nas redes sociais chinesas mostra um SUV Li L9, um veículo híbrido de luxo produzido pela startup Li Auto. O modelo é promovido como o “SUV inteligente” da marca, graças ao seu avançado sistema de direção autônoma, o Li AD Max.

Equipado com um processador Nvidia Orin-X e um vasto conjunto de sensores, incluindo um LiDAR de 128 linhas, várias câmeras de alta resolução, radares e sensores ultrassônicos, o L9 pareceu assumir o comando com cautela no início do vídeo, realizando as manobras de estacionamento com hesitação.

No entanto, após algumas tentativas de estacionamento, o SUV “decidiu” abortar a missão e saiu do local, deixando os espectadores surpresos e, talvez, até um pouco desconfiados sobre a confiabilidade dessa tecnologia.

Como Funciona o Sistema de Direção Autônoma do Li L9?

A Li Auto investiu pesado no desenvolvimento do sistema de direção autônoma do L9, destacando-se pelo uso de dois processadores Nvidia Orin-X, responsáveis por processar rapidamente os dados de sensores e câmeras, permitindo uma tomada de decisão mais ágil. O L9 conta com um conjunto robusto de sensores, incluindo:

  • LiDAR frontal: Um sensor de 128 linhas para mapear o ambiente em alta definição.
  • Câmeras de alta resolução: Seis câmeras de 8 megapixels e cinco de 2 megapixels, oferecendo visibilidade completa ao redor do veículo.
  • Radar de ondas milimétricas e sensores ultrassônicos: Utilizados para detectar objetos em proximidade e evitar colisões.

Esse sistema avançado deveria, em teoria, permitir que o L9 realizasse tarefas de estacionamento de forma autônoma e segura. No entanto, o incidente registrado no vídeo demonstra que, apesar da robustez da tecnologia, ainda há desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito à capacidade de adaptação e resposta em cenários reais.

Desafios e futuro da direção autônoma

Os sistemas de direção autônoma têm evoluído a passos largos, mas o episódio do SUV Li L9 levanta questionamentos sobre a real maturidade dessas tecnologias. A autonomia dos veículos exige uma sincronia complexa entre sensores, algoritmos de inteligência artificial e a capacidade de reagir adequadamente em situações inesperadas.

Entretanto, o caminho para alcançar um nível de confiabilidade superior ao da condução humana ainda enfrenta obstáculos.

Muitos desses sistemas são projetados para operar em condições ideais, com as decisões baseadas em um conjunto limitado de variáveis programadas. Porém, no mundo real, os desafios são muito mais complexos, com cenários imprevisíveis que podem confundir os algoritmos.

Tecnologia promissora, mas com caminho a percorrer

O incidente do SUV Li L9 serve como um lembrete de que, apesar de todos os avanços, a tecnologia de direção autônoma ainda tem um longo caminho pela frente antes de se tornar infalível. A confiança dos consumidores é fundamental para a popularização dessa tecnologia, e cada erro, por menor que seja, coloca um ponto de interrogação sobre a sua segurança e viabilidade.

Enquanto empresas como Li Auto e Tesla continuam a investir e aprimorar seus sistemas, é provável que vejamos mais exemplos de falhas e sucessos à medida que a tecnologia avança. A condução autônoma, embora fascinante e promissora, ainda precisa superar desafios significativos antes que possamos deixar o volante completamente nas “mãos” da inteligência artificial.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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