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Incentivos econômicos para a indústria naval e o setor petroleiro: Medida Provisória amplia estímulos financeiros para fortalecimento das áreas

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 17/09/2025 às 08:47
Medida provisória cria benefícios para a indústria naval e o setor petroleiro, ampliando limites de depreciação acelerada para navios-tanque e embarcações de apoio marítimo produzidos no Brasil. Fonte: CPG
Medida provisória cria benefícios para a indústria naval e o setor petroleiro, ampliando limites de depreciação acelerada para navios-tanque e embarcações de apoio marítimo produzidos no Brasil. Fonte: CPG
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Medida provisória cria benefícios para a indústria naval e o setor petroleiro, ampliando limites de depreciação acelerada para navios-tanque e embarcações de apoio marítimo produzidos no Brasil.

A Medida Provisória 1315/25 entrou em vigor trazendo novos estímulos para a indústria naval e o setor petroleiro no Brasil, conforme noticiado pela Agência Senado nesta terça-feira, 16/09. A proposta busca ampliar a produção nacional de embarcações e reforçar o uso de navios brasileiros no transporte de petróleo, derivados e gás natural.

A medida amplia o limite de concessão das chamadas cotas de depreciação acelerada, benefício fiscal que permite às empresas reduzir o Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

O que muda com a medida provisória

O teto de depreciação acelerada, antes fixado em R$ 1,6 bilhão pela Lei 14.871/24, passa agora para R$ 2,4 bilhões. Esse incentivo será aplicado a navios-tanque novos construídos no Brasil e também a embarcações de apoio marítimo utilizadas em plataformas offshore.

O benefício vale para contratos celebrados até 31 de dezembro de 2026. As embarcações contempladas deverão entrar em operação a partir de 1º de janeiro de 2027.

Segundo o governo, o objetivo é estimular investimentos em frota nacional, reduzir a dependência de embarcações estrangeiras e minimizar riscos associados à volatilidade internacional de preços do frete marítimo.

Impactos esperados para o setor

De acordo com o Poder Executivo, a expansão busca acompanhar o ritmo acelerado de investimentos da área de petróleo e gás. Em 2024, o setor registrou aportes de R$ 94,1 bilhões apenas na fase de produção. Para 2025, a previsão é de R$ 139,9 bilhões, chegando a R$ 609,5 bilhões no período de 2025 a 2029.

Esses números foram obtidos a partir do Painel Dinâmico de Previsão de Atividade, Investimento e Produção na Fase de Produção, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A política de incentivo já mostrou efeitos positivos em 2024. A indústria naval brasileira gerou quase 9 mil novos postos de trabalho, um crescimento de 33% em relação a 2023. Esse resultado, segundo o governo, comprova o impacto da política pública de depreciação acelerada.

Na justificativa da medida provisória, o Executivo destacou:

“A proposta resultaria em aumento de 50% da renúncia relativa à depreciação acelerada de embarcações, levando em conta o aumento projetado pela ANP do investimento na fase de produção de petróleo e gás natural na mesma proporção entre 2024 e 2025”.

Assim, a expectativa é de que a combinação entre incentivos fiscais e maior demanda do setor petroleiro fortaleça a indústria naval brasileira. E, assim, reduza a dependência de embarcações estrangeiras.

Redução de custos e fortalecimento da cabotagem

Outro ponto ressaltado pelo governo é que os incentivos devem favorecer a cabotagem de petróleo, derivados e gás natural. Com frota ampliada, o Brasil teria mais autonomia e maior controle sobre os custos de transporte.

Além disso, a estratégia busca minimizar os efeitos de oscilações no mercado internacional, que impactam diretamente os preços do petróleo e os custos logísticos.

Tramitação no Congresso Nacional

Apesar de já estar em vigor, a medida provisória precisa da aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para se transformar em lei definitiva. O texto será inicialmente analisado por uma comissão mista, que discutirá os detalhes da proposta antes de levá-la à votação em plenário.

Enquanto isso, os efeitos práticos da MP já começam a ser sentidos pelo setor, que aguarda definições para planejar investimentos de médio e longo prazo.

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Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

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