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Honda revela MOTOR V-3 com compressor elétrico para dar sobrevida aos motores a combustão! Veja como a gasolina ainda pode ter futuro

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/11/2024 às 23:38
MOTOR, Honda
Foto: Reprodução

Com motor V3 da Honda sobrealimentado por compressor elétrico, Honda aposta em tecnologia inovadora para manter motores a combustão no mercado

A Honda surpreendeu ao lançar novos conceitos elétricos, mas a grande novidade veio da sua aposta contínua em motores a combustão. A gigante japonesa apresentou um protótipo de motor V3, superalimentado com um compressor elétrico.

O lançamento sugere que a Honda vê um futuro promissor na continuidade dos motores movidos a gasolina, especialmente com a utilização de tecnologias avançadas.

Honda, motor

Um motor compacto e eficiente da Honda

O motor V3 protótipo da Honda apresenta uma configuração de cilindros diferenciada: dois cilindros de um lado e um do outro, formando um ângulo de 75º.

Esse design foi planejado para criar um motor extremamente fino e compacto. De acordo com a Honda, o compressor elétrico utilizado no motor é o primeiro do mundo desenvolvido especificamente para motocicletas.

Essa tecnologia permite que a compressão do ar de admissão seja controlada independentemente da rotação do motor, o que resulta em uma entrega de torque altamente responsiva, mesmo em rotações baixas.

Honda, motor

Tecnologia do compressor elétrico

Um dos grandes diferenciais do protótipo V3 é o uso de um compressor elétrico, que permite uma maior liberdade de design e compactação dos componentes internos.

A Honda explica que essa inovação não apenas torna o motor mais compacto, mas também melhora a centralização de massa, um fator importante para o equilíbrio e manuseio da motocicleta. Além disso, a ausência de intercooler ajuda a simplificar o sistema, tornando-o mais leve e reduzindo a complexidade de encanamentos.

Histórico e evolução dos motores V3

A utilização de um motor V3 não é exatamente uma novidade para a Honda. Nos anos 1980, a empresa já havia experimentado com o NS400R, um modelo de dois tempos que marcou época.

Agora, após quatro décadas, a marca aposta novamente neste tipo de motor, mas com uma abordagem renovada e adaptada para o século XXI. A meta é levar essa inovação para a produção em massa, permitindo que os entusiastas de motocicletas sintam a “alegria única” de pilotar um veículo com esse nível de tecnologia.

Honda, motor

Como funciona o Supercharger elétrico

O supercharger, ou compressor centrífugo, utilizado pela Honda traz uma proposta revolucionária. Diferentemente dos compressores tradicionais, que dependem da rotação do motor para operar, o supercharger elétrico utiliza eletricidade para gerar impulso, de forma independente da velocidade do motor.

Esse sistema permite que a inovação da Honda entregue um nível elevado de torque mesmo em baixas rotações, o que beneficia o desempenho em situações de baixa velocidade, como subidas ou manobras. Outra vantagem é que o design simplificado do supercharger reduz a necessidade de encanamentos complexos, tornando o sistema mais limpo e eficiente.

O futuro da produção e da aplicação do V3

Apesar de o protótipo estar montado em um chassi tubular branco, a Honda ainda não especificou em qual modelo de motocicleta esse motor V3 superalimentado será incorporado.

No entanto, a empresa está claramente focada em demonstrar sua capacidade de inovação e seu compromisso com a engenharia de ponta no segmento motociclístico. O desenvolvimento da tecnologia está em fase avançada, e espera-se que a Honda avance em direção à produção em massa nos próximos anos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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