Honda amplia embreagem eletrônica para motos de entrada, tornando pilotagem mais simples e acessível, especialmente para iniciantes no uso urbano
A Honda está expandindo o uso de sua embreagem eletrônica para mais modelos. Após estrear a tecnologia em 2023 nos modelos CBR650R e CB650R, vendidos nos Estados Unidos, a marca japonesa pretende agora incluir o sistema também em suas motos de entrada. O objetivo é claro: facilitar a pilotagem, principalmente para iniciantes.
Tecnologia pensada para quem está começando
A embreagem eletrônica da Honda elimina a necessidade de acionar a alavanca da embreagem para trocar de marchas.
Isso torna a pilotagem mais simples, especialmente para quem ainda está se acostumando com motos manuais.
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A tecnologia se posiciona entre as transmissões totalmente manuais e as automáticas, oferecendo um meio-termo interessante.
A novidade deve chegar às motos CL250 e Rebel 250. Os dois modelos foram revelados no início deste ano e são vendidos apenas no Japão.
Mesmo assim, a decisão de incluir o sistema nesses modelos sugere que a Honda planeja, aos poucos, levar a embreagem eletrônica para toda a sua linha.
Como funciona a embreagem eletrônica
O sistema da Honda opera com sensores e motores que controlam automaticamente a chamada “meia embreagem”.
Isso significa que o piloto pode trocar de marchas quando quiser, sem precisar lidar com a alavanca de embreagem.
Até mesmo em paradas ou frenagens, a embreagem eletrônica dispensa qualquer intervenção manual.
Uma das grandes vantagens é que essa tecnologia pode ser adaptada a praticamente qualquer motor já existente da Honda. Isso facilita a implementação e acelera o processo de modernização da linha.
Impacto no desempenho e no peso
A inclusão da embreagem eletrônica não muda muito o peso da moto. No caso da Rebel 250, o aumento foi de apenas 2,9 kg.
Segundo informações, isso não afeta a qualidade da pilotagem, o que torna a atualização ainda mais interessante.
O motor usado na Rebel 250 é o SOHC de 249 cc, uma base que serve para vários outros modelos. Nos Estados Unidos, por exemplo, esse mesmo motor aparece em versões com 286 cc devido a um curso diferente no cilindro. A lista inclui motos como Rebel 300, CB300R, CRF300L, CRF300LS e CRF300L Rally.
Preço acessível
A Honda também acertou na estratégia de preço. No Japão, a diferença entre a Rebel 250 com e sem embreagem eletrônica é de cerca de US$ 325.
O valor não é considerado alto e pode ser um bom custo-benefício para quem quer mais praticidade no dia a dia.
Isso indica que, caso a tecnologia chegue ao Ocidente, o preço final para o consumidor deve continuar acessível.
Facilidade para o uso urbano
A CL250 e a Rebel 250 são voltadas para iniciantes. Ambas foram desenhadas com ergonomia e dirigibilidade simples, ideais para uso urbano.
A embreagem eletrônica ajuda principalmente em situações comuns como paradas em semáforos ou congestionamentos.
Nessas situações, o sistema evita a constante troca entre embreagem e acelerador. Em movimento, ela permite trocas de marcha rápidas, tanto para cima quanto para baixo.
A expectativa é que essa tecnologia seja adotada em mais modelos da marca em breve.
Com informações de New Atlas.
Está embreagem faz lembrar os carros da Fiat os Line e outros que era chamado de Duologico tive u Line completo e nunca me deu problema somente manter manutenção em dia.
Saudades