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Honda Civic 2012 g9: manutenção, peças e gastos, tudo o que você precisa saber

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/08/2025 às 20:49
Honda Civic 2012
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O Honda Civic g9 1.8 2012 continua sendo um dos sedãs médios mais lembrados pelos brasileiros. Mais de uma década depois do lançamento, o modelo ainda desperta curiosidade por seu equilíbrio entre desempenho, conforto e valor de revenda.

O Honda Civic de nona geração, especialmente na versão LXS 1.8 flex com câmbio manual do ano 2012, ainda desperta interesse no mercado de usados.

Muitos compradores se perguntam sobre custos de documentação, seguro, manutenção, consumo de combustível e lista de equipamentos.

Também há dúvidas sobre os principais pontos positivos e negativos do modelo, além da comparação com rivais da mesma categoria.

Com base em valores levantados em junho de 2025, o canal Auto-Papo automotivo reuniu as informações essenciais para quem está pensando em levar esse carro para a garagem.

Custos iniciais e burocráticos

O valor médio de venda particular segundo a tabela KBB é de R$ 53.656. Já a tabela Fipe coloca o Civic em R$ 57.627.

Ao adquirir o veículo, o comprador precisa pagar a taxa de transferência, de R$ 271,20, além da troca para as placas Mercosul, em média R$ 300.

Considerando o preço Fipe, o desembolso inicial, já com burocracia resolvida, chega a R$ 58.198,20.

Documentação anual

O IPVA em Minas Gerais representa 4% do valor Fipe, resultando em R$ 2.305,08. Há ainda a taxa de licenciamento anual, de R$ 35,18.

O seguro é estimado em 5% do valor de tabela, o que dá R$ 2.881,35. Esse valor varia conforme perfil do motorista e região.

Somando IPVA, licenciamento e seguro, o custo médio anual é de R$ 4.944,94, ou R$ 412,80 por mês.

Variação de preço nos últimos anos

Em junho de 2022, o mesmo modelo estava cotado em R$ 56.797. A diferença em três anos gera uma inflação média anual de R$ 276,67, ou 0,49%.

Na prática, o Civic teve valorização de quase 1,5%, um resultado atípico em relação a outros modelos que perderam valor.

Custos de manutenção

A cesta de peças preventivas traz números relevantes.

  • Pastilhas de freio dianteiras: R$ 230
  • Discos de freio dianteiros: R$ 397
  • Kit de velas: R$ 570
  • Quatro pneus: R$ 897 cada
  • Óleo de motor (4L): R$ 145
  • Correia de acessórios: R$ 134
  • Kit corrente de distribuição: R$ 571 (não entra no cálculo preventivo)
  • Filtros: motor R$ 66, óleo R$ 20, combustível R$ 25, cabine R$ 30
  • Amortecedores: R$ 1.741

Somando os itens de troca periódica, o valor é de R$ 5.255. Esse custo não ocorre de uma só vez, mas ao longo do tempo de uso.

Consumo e abastecimento

Com tanque de 57 litros, o abastecimento completo com gasolina, ao preço médio de R$ 6,22, custa R$ 354,54.

Dados oficiais mostram consumo urbano de 7,4 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina. Na estrada, 9,5 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina.

A autonomia com tanque cheio é de até 764 km na gasolina. Considerando rodagem de 1.000 km por mês, em circuito misto, o gasto mensal médio é de R$ 516,18. O custo por quilômetro rodado fica em R$ 0,52.

Equipamentos de série

A versão LXS oferece direção elétrica com regulagem de altura e profundidade, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, rodas de liga leve, ar-condicionado digital, computador de bordo integrado à câmera de ré, piloto automático, airbags frontais, ABS, encosto de três pontos e ISOFIX.

O sistema de som inclui CD player, entrada USB e volante multifuncional, mas não possui Bluetooth.

Conjunto mecânico

O motor 1.8 flex, entrega 139 cv na gasolina e 140 cv no etanol, com torque de até 17,7 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas, com engates curtos e precisos.

O Civic acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, com relação peso-potência de 8,8 kg/cv.

A suspensão é independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira e multilink na traseira), o que garante estabilidade exemplar. Os freios são a disco nas quatro rodas e a direção elétrica ajusta o peso conforme a velocidade.

O porta-malas comporta 449 litros e o banco traseiro rebatível amplia a capacidade.

Pontos positivos

Entre as principais vantagens estão confiabilidade mecânica, bom consumo, desempenho satisfatório, amplo espaço interno, porta-malas adequado, ótima estabilidade e posição esportiva de dirigir.

Outro ponto é a boa revenda, mesmo na versão manual, já que há procura entre entusiastas que valorizam a esportividade.

Pontos negativos

Alguns detalhes exigem atenção. O motor usa tuchos mecânicos e precisa de ajuste de válvulas a cada 40 mil km. A suspensão é mais firme e cobra no conforto, além de ter manutenção traseira mais cara.

A versão LXS não oferece alguns itens de conforto, como faróis de neblina, bancos em couro e ponteiro de temperatura do motor.

Comparação com concorrentes

Na mesma faixa de preço do Civic 2012 manual (R$ 57.627 Fipe), há opções interessantes.

  • Hyundai Elantra 2012: R$ 57.264
  • Renault Fluence Dynamique 2.0 2016: R$ 52.300
  • Nissan Sentra S 2.0 2016: R$ 54.757
  • Volkswagen Jetta 2.0 2012: R$ 53.973
  • Chevrolet Cruze LT 1.8 2014: R$ 57.776
  • Toyota Corolla GLi 1.8 2012: R$ 56.000

O Honda Civic G9 2012 LXS 1.8 manual continua sendo um sedã médio equilibrado.

Oferece mecânica confiável, desempenho honesto e boa lista de equipamentos, ainda que com ausências. Seus custos de manutenção são medianos, o consumo é aceitável e a revenda segue valorizada.

Para quem procura um carro usado racionalmente, o Civic pode ser uma escolha segura, desde que a avaliação do veículo seja cuidadosa e a manutenção esteja em dia.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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