Após oito anos de trabalho e dedicação, o metalúrgico aposentado Jean-Claude Fassler finalizou em sua casa uma réplica da Torre Eiffel com 31 metros, que mobilizou moradores de Sainte-Croix-aux-Mines, na França
Um aposentado de 77 anos, apaixonado pela engenharia de Gustave Eiffel, finalizou recentemente a construção de uma réplica da Torre Eiffel em sua propriedade. O projeto ocupou oito anos de dedicação e resultou em uma estrutura de 31 metros de altura.
Jean-Claude Fassler decidiu erguer a réplica porque considera o monumento francês o mais importante do mundo.
Para isso, utilizou ferramentas de sua antiga oficina e recorreu a desenhos históricos de 1989 que reproduziam os planos originais da torre.
-
Brasileiro que já lia aos 4 e surpreende com QI 138: aos 6 anos, João Gabriel entrou para a Mensa, sociedade dos 2% mais inteligentes do mundo
-
Universitária recebe 14 milhões por engano, gasta parte do dinheiro e se dá mal; entenda por que a Justiça não perdoou o ‘depósito milionário’
-
Com 10 quilômetros de avenidas sobre o oceano, torres futuristas de vidro e investimentos de mais de R$ 60 bilhões, este megaprojeto africano ergue uma nova cidade sobre as águas e promete transformar o litoral da Nigéria em uma Dubai da África
-
Uma ponte de 1.800 metros que desabou 4 meses após a inauguração sob ventos de apenas 64 km/h
Ele contou ainda com a ajuda do neto, que participou das etapas mais complexas. O esforço coletivo marcou a trajetória do projeto e manteve a chama do sonho acesa durante quase uma década.
Torre Eiffel de Jean-Claude Fassler mobilizou o vilarejo
A obra chamou atenção de Sainte-Croix-aux-Mines, pequeno vilarejo do leste francês. Moradores acompanharam a instalação das últimas peças, posicionadas com auxílio de um guindaste.
A torre, pintada em vermelho veneziano, é sustentada por pilares de 8,5 toneladas. O metalúrgico aposentado financiou tudo por conta própria.
Planos para o futuro
Apesar de cogitar vender a réplica para recuperar os gastos, Fassler pretende antes realizar um desejo pessoal. Ele anunciou que dormirá por uma noite no primeiro andar da torre.
“Quero poder dizer que consegui e que tenho um apartamento na Torre Eiffel”, afirmou o construtor, orgulhoso do feito.
O legado da original
A Torre Eiffel original, em Paris, foi concluída em 31 de março de 1889 como arco de entrada da Exposição Universal. Com 330 metros e 7,3 mil toneladas, o monumento tornou-se símbolo da França.
A princípio, seria desmontada após 20 anos. Porém, em 1909, foi poupada porque passou a servir como antena de rádio.
Hoje, recebe cerca de sete milhões de visitantes anuais, sendo 75% estrangeiros.
A réplica de Fassler, em menor escala, agora também se tornou atração em sua comunidade.
Com informações de O Dia.


-
-
-
-
6 pessoas reagiram a isso.