Menu
Início Grupo alemão quer investir em energia eólica no Sul do Brasil

Grupo alemão quer investir em energia eólica no Sul do Brasil

22 de abril de 2024 às 16:02
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Turbina eólica em funcionamento no campo, simbolizando o crescimento da energia renovável no Brasil em 2023
urbina eólica destacando-se na paisagem: uma peça chave na diversificação energética do Brasil em 2023

O Grupo Nordex, considerado hoje um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formalizou sua intenção de investir no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com informações reveladas pelo governo do estado citado, a formalização desta intenção foi feita na sexta-feira (19), durante o último compromisso da missão oficial do governo em Hamburgo, na Alemanha.

Na ocasião, representantes da empresa e o governador, Eduardo Leite (PSDB), assinaram um documento que visa formalizar a intenção. Isso durante visita à sede da companhia, algo que estava na agenda do governo gaúcho, que realizou uma missão internacional na Alemanha.

Artigos recomendados

Energia eólica no Rio Grande do Sul

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, a gestão estadual vem trabalhando com foco em viabilizar os investimentos que, em um primeiro momento, consistem na construção de uma fábrica de torres que tem como objetivo atender aos projetos de energia eólica a serem implantados no Estado.

Conforme a administração do estado, durante a conversa com representantes da Nordex, eles ouviram que a empresa escolheu investir no Rio Grande do Sul por diversos fatores. Dentre eles está, por exemplo, a capacidade da rede de transmissão instalada.

De acordo com Eduardo Leite, o futuro do Rio Grande do Sul passa pelas energias renováveis. Nesse sentido, ele afirma que o estado tem um potencial muito grande a ser explorado. “Estamos preparados para viabilizar as condições para esse e outros investimentos privados na área”, afirmou o governador.

energia renovável, parques eólicos, turbinas eólicas
O Grupo Nordex, considerado hoje um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formalizou sua intenção de investimento. (Imagem: ©2024 Re News.Biz)

O papel da empresa e do estado na parceria

Segundo o documento que serve para firmar a união de esforços entre as partes, a Nordex terá como função colaborar com universidades locais para desenvolver programa de pesquisa nas áreas de interesse e capacitações para mão de obra local.

Não suficiente, a empresa sediada na Alemanha também firmou um acordo que visa a contratação, preferencialmente, de companhias locais e financiamento por meio de instituições financeiras ligadas ao Estado.

Por outro lado, o governo do Rio Grande do Sul se comprometeu com a viabilização de licenciamento ambiental e com a possibilidade de concessão de incentivos fiscais compatíveis com a natureza do empreendimento, por meio de diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x