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Governo planeja maior expansão de aeroportos da história do Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 06/11/2024 às 21:39
Governo federal lança plano ambicioso para integrar 130 aeroportos no Brasil, visando turismo, saúde e economia em regiões isoladas.
Governo federal lança plano ambicioso para integrar 130 aeroportos no Brasil, visando turismo, saúde e economia em regiões isoladas.

Governo federal anuncia uma ambiciosa expansão aeroportuária, com a reestruturação de 130 aeroportos regionais para impulsionar a economia e o turismo em locais pouco acessíveis.

Nos bastidores do governo federal, planos audaciosos estão em andamento para transformar a infraestrutura aeroportuária do Brasil.

Em uma iniciativa sem precedentes, a meta é reestruturar e expandir o número de aeroportos pelo país, especialmente nas regiões de menor acesso, com o objetivo de aproximar comunidades interioranas dos grandes centros urbanos.

Essa visão inclui melhorias em infraestrutura, desenvolvimento econômico e promoção de um turismo mais integrado.

No entanto, o que se esconde por trás desse plano ambicioso são os impactos e os desafios para concretizar essa que pode ser a maior revolução no setor aéreo brasileiro.

Governo aposta na conexão regional e desenvolvimento local

De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o plano é uma estratégia de longo alcance que visa integrar 130 aeroportos ao sistema nacional.

Segundo ele, essa medida não apenas reduzirá distâncias, mas também abrirá portas para o desenvolvimento econômico em áreas regionais pouco exploradas.

Esse projeto, de grande envergadura, foi planejado em três frentes de desenvolvimento estratégico e promete resultados em diferentes setores, como saúde, turismo e economia.

A primeira frente de expansão começa com a reforma de aeroportos já existentes e administrados por concessionárias privadas.

Cerca de 30 aeroportos menores, que fazem parte de blocos de concessão junto a terminais de grande porte, como Congonhas (SP) e Manaus (AM), passarão por melhorias.

As concessionárias responsáveis terão até dezembro deste ano para finalizar o primeiro lote dessas reformas, dando início ao maior programa de aviação regional do país.

Infraero assume terminais em cidades menores

Além dos aeroportos privados, o governo federal está expandindo a participação da Infraero, que passará a gerir alguns terminais que anteriormente estavam sob administração estadual e municipal.

Esse movimento vem após um período em que a estatal operava apenas o Santos Dumont (RJ). Segundo Costa Filho, essa decisão se deve a uma busca por maior eficiência e segurança no desenvolvimento desses terminais, especialmente em cidades menores e turísticas.

Entre os 20 aeroportos que serão modernizados pela Infraero, destaca-se o aeroporto internacional de Olímpia (SP), que deve impulsionar o turismo na região.

O ministro afirma que o governo federal tomou essa decisão após notar que, para algumas cidades, a gestão direta federal poderia resultar em maior dinamismo e segurança para operações locais.

Esta fase do projeto fortalece a presença estatal em localidades que têm potencial de crescimento turístico e econômico, mas que ainda enfrentam dificuldades de conectividade.

Modelo inovador para gestão de aeroportos regionais

A terceira e mais inovadora fase do projeto é centrada na concessão do aeroporto de Guarulhos (SP), um dos maiores do país.

Conforme anunciado pelo governo, a concessionária que atualmente administra o aeroporto terá a concessão prorrogada em troca da responsabilidade de gerir outros aeroportos regionais menores.

Esse modelo, que ainda aguarda o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), pode se tornar uma referência para futuras concessões no Brasil.

Caso o modelo seja aprovado, aproximadamente 80 aeroportos regionais serão integrados aos contratos das concessionárias, permitindo uma interligação mais ampla entre os terminais regionais e as grandes cidades.

“Esse sistema visa fortalecer a aviação regional em diversas regiões do Brasil, promovendo a integração de pequenas cidades ao mercado nacional e internacional”, explicou Costa Filho em entrevista à CNN.

Segundo o ministro, essa parceria visa tornar o transporte aéreo mais acessível, rápido e seguro para milhões de brasileiros.

Impactos no turismo, saúde e economia regional

De acordo com o governo, a reestruturação do sistema aeroportuário trará benefícios diretos para setores essenciais.

O turismo regional, por exemplo, deve experimentar um crescimento substancial com o aumento da conectividade entre localidades antes inacessíveis ou com baixa oferta de voos.

Esse impulso no turismo interno deve fortalecer economias locais, gerando empregos e movimentando o setor de serviços.

Além do turismo, o setor de saúde também poderá se beneficiar com o projeto. Regiões remotas e carentes de infraestrutura médica terão um acesso mais ágil a centros de saúde em capitais, permitindo transporte rápido de pacientes e de insumos médicos.

A economia local também poderá ser favorecida, pois áreas com dificuldades logísticas poderão ver o transporte de mercadorias e serviços melhorados.

Desafios e expectativas para os próximos anos

Embora o projeto tenha um escopo visionário, há desafios a serem enfrentados, como questões burocráticas, investimentos financeiros elevados e o cumprimento de prazos.

Outro fator crucial será a aceitação do modelo de concessão mista, que depende do aval do TCU e da adesão das concessionárias.

Ainda assim, o governo federal aposta que, nos próximos cinco anos, o país assistirá a um novo capítulo na aviação regional, com a consolidação de um sistema de transporte aéreo mais amplo e acessível.

Diante da magnitude e ambição desse projeto, resta ao público aguardar os próximos passos e acompanhar a execução desse que promete ser o maior investimento na aviação regional da história do Brasil.

E você, acredita que essa transformação poderá finalmente trazer os benefícios prometidos para o Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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