Menu
Início Governo Lula: Alexandre Silveira, novo ministro de Minas e Energia, reafirma compromisso da gestão na expansão da capacidade de refino de combustíveis no Brasil

Governo Lula: Alexandre Silveira, novo ministro de Minas e Energia, reafirma compromisso da gestão na expansão da capacidade de refino de combustíveis no Brasil

3 de janeiro de 2023 às 09:18
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Os projetos de refino de combustíveis da Petrobras estavam sofrendo fortes desinvestimentos nos últimos anos. O novo ministro de Minas e Energia do Governo Lula, Alexandre Silveira, reafirmou o compromisso com o povo brasileiro na expansão da capacidade das refinarias nacionais.
Fonte: EPBR

Os projetos de refino de combustíveis da Petrobras estavam sofrendo fortes desinvestimentos nos últimos anos. O novo ministro de Minas e Energia do Governo Lula, Alexandre Silveira, reafirmou o compromisso com o povo brasileiro na expansão da capacidade das refinarias nacionais.

Durante a cerimônia de posse do Governo Lula, realizada na última segunda-feira, (02/01), o novo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reafirmou seu compromisso no setor de combustíveis nacional. O executivo afirmou que pretende retomar a expansão da capacidade de refino no Brasil, como forma de contornar os projetos de desinvestimentos recentes. Para isso, as parcerias com a Petrobras na busca pela diminuição de preços e expansão das refinarias serão essenciais no futuro, segundo ele.

Expansão da capacidade de refino com a participação da Petrobras será o foco do ministério de Minas e Energia durante a gestão do Governo Lula 

Faz apenas alguns dias que o Governo Lula foi iniciado no Brasil, mas os ministérios já estão reafirmando seus compromissos principais com o povo brasileiro para os próximos anos.

Artigos recomendados

O novo ministro de Minas e Energia foi um deles, destacando durante a cerimônia de posse que a expansão da capacidade de refino com a participação da Petrobras será o seu grande foco durante a sua gestão.

A política energética do Brasil, que estava indo ao encontro das privatizações e venda dos ativos nacional, voltará a se voltar para o povo brasileiro, com reduções nos preços dos combustíveis nos próximos meses.

Para isso, a expansão da capacidade de refino de combustíveis será primordial, visto que, somente assim haverá uma queda nos valores cobrados.

Ao contrário do Governo Bolsonaro, que acreditava que a privatização da Petrobras e seus ativos era o melhor caminho para ser seguido no segmento, o Governo Lula prezará pelos projetos estatais acima de tudo.

Alexandre Silveira destacou a necessidade de políticas de refino que beneficiem não só o empresário, mas também o consumidor final.

“É urgente ampliar e expandir nossas refinarias, levando-as para as regiões do país e modernizando as plantas. Nesse ponto, a Petrobras, na qualidade de vetor estatal de desenvolvimento setorial e de maior refinadora do país, terá naturalmente na expansão, conduzindo o processo e induzindo a adesão de novos agentes”, afirmou o novo ministro de Minas e Energia.

Alexandre Silveira destacou déficit de refino no Brasil e afirmou que pretende mudar a dependência da exportação de combustíveis no país

Mesmo sendo um dos maiores produtores de petróleo e derivados do mundo, o Brasil ainda conta com uma forte dependência da importação de combustíveis, devido à baixa capacidade de refino desses produtos.

Dessa forma, Alexandre Silveira destacou que esse é um dos principais causadores dos altos preços cobrados atualmente pelos produtos, reforçando que o Governo Lula se voltará para a resolução desse problema.

O novo líder da pasta defendeu ainda que é preciso implementar um desenho de mercado que promova a competição, mas que preserve o consumidor da volatilidade dos preços dos combustíveis.

Isso, pois para ele é complicado explicar à população que o Brasil é um dos maiores players no ramo de petróleo e gás natural, mas que não consegue sustentar uma base de preços de combustíveis favoráveis ao consumidor.

“Precisamos exercitar nossa criatividade e pensar em soluções que funcionem para os investidores, mas em especial para o povo brasileiro”, afirmou.

Por fim, Silveira falou ainda que vai trabalhar pela disseminação e bom aproveitamento do gás natural, visando incrementar ainda mais a utilização desse produto na economia brasileira.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar