A autorização do Governo Federal para a construção dos seis novos terminais nos portos nacionais pretende fazer com que um montante de R$ 10,3 bilhões em investimentos voltados para infraestrutura e qualidade operacional chegue ao setor com os projetos.
Para essa quarta-feira (20/07), um total de seis novos projetos de construção de terminais de uso privado estão sendo desenvolvidos no território nacional, após o Governo Federal autorizar o desenvolvimento das estruturas. Assim, serão construídos novos terminais em portos de grande relevância no cenário nacional, como o Porto de Santos e o Porto de Paranaguá, como forma de atrair investimentos para o segmento nos próximos anos.
Construção de seis novos terminais nos portos brasileiros foi autorizada pelo Governo Federal e projetos estão espalhados nos complexos nacionais
Este primeiro semestre do ano de 2022 vem sendo de grande importância para a expansão das operações portuárias no Brasil, e o Governo Federal colaborou com esse crescimento ao autorizar seis novos projetos de construção de terminais nos portos nacionais. Todas as estruturas serão utlizadas no mercado privado e contribuirão para uma forte atração de investimentos voltados para a infraestrutura e a qualidade operacional nos complexos.
Assim, de acordo com os levantamentos realizados pela DataPort, banco de dados da ATP (Associação dos Terminais Portuários Privados), os projetos de construção das estruturas poderão atrair investimentos na casa dos R$ 10,3 bilhões.
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Dentre os seis projetos autorizados pelo Governo Federal que serão realizados, dois terminais serão instalados no Porto de Santos, um dos maiores e mais relevantes do cenário nacional. O primeiro deles é o Terminal Portuário Logístico — TPL, da Triunfo Participações e Investimentos (TPI), que ainda busca um parceiro financeiro para conseguir viabilizar a construção, e não divulgou qual será o foco operacional do terminal.
No entanto, a companhia já fez a solicitação e recebeu aval para explorar cargas como granéis sólidos, líquidos e carga geral, podendo optar entre esses tipos de operações na utilização do terminal, que contará com investimentos em torno de R$ 2,827 bilhões para a construção.
O terceiro dos seis projetos de construção dos terminais nos portos brasileiros é o TUP EBT — Santorini, da Ageo (Empresa Brasileira de Terminais e Armazéns Gerais), que já opera terminais de granéis líquidos no porto, e que passará por novas obras com investimentos totais de R$ 3,66 bilhões.
Saiba quais são os outros quatro projetos de construção dos novos terminais nos portos brasileiros e mais detalhes sobre os empreendimentos
Além dos dois grandes projetos de construção de novos terminais no Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo, e autorizado pelo Governo Federal, também haverá a instalação de outras quatro estruturas pelo país. Entre elas, três serão localizadas na região Norte do Brasil. A primeira delas é o Terminal de Malato, da Louis Dreyfus Company Brasil, que deverá estar localizado em Ponta das Pedras, no Pará, e receberá investimentos totais em torno de R$ 450 milhões para a construção.
Também há um terminal voltado para cargas líquidas da Atem Distribuidora de Petróleo, que será instalado em Santarém, também no Pará, com investimentos de R$ 55,7 milhões, e a estrutura da Lajes Logística, destinado à movimentação de contêineres e carga geral, em Manaus, que receberá um montante de R$ 175 milhões para a construção. Assim, a região Norte será fortemente beneficiada na movimentação de mercadorias nos seus portos.
Por fim, o sexto dos projetos de instalações de terminais nos portos brasileiros é o terminal da Porto Guará lnfraestrutura, em Paranaguá (PR). Esse também é um projeto de grande porte e contará com um montante de R$ 3,2 bilhões para as obras de construção.