Entenda mais sobre o governo de Mato Grosso substituir de 1.300 pontes de madeira por concreto até 2026, visando segurança e agilidade no estado.
Em uma ambiciosa iniciativa para modernizar sua malha viária e garantir a segurança e a fluidez do tráfego, o Governo de Mato Grosso substitui mais de 1.300 pontes de madeira.
A ação, que faz parte de um plano estratégico da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), visa eliminar as estruturas precárias e de alto custo de manutenção, substituindo-as por obras mais seguras e duráveis, como pontes de concreto, aduelas ou tubos metálicos.
A meta audaciosa é concluir o projeto até o final de 2026, transformando a logística do estado e impulsionando a economia local.
-
O estádio mais surreal do mundo? Arábia Saudita erguerá arena suspensa a 350 metros em local onde carros serão proibidos, visando a Copa do Mundo
-
Com investimento de R$ 3,1 bilhões e capacidade para produzir 1 m³ de água por segundo, a maior usina de dessalinização do Nordeste vai garantir abastecimento a 2 milhões de pessoas e transformar Fortaleza em referência nacional em tecnologia hídrica
-
Casa contêiner de 30 m² em SP: vendida em 24h e pronta pra morar no sítio!
-
Com apartamentos de até R$ 9 milhões e fachada espelhada que domina o horizonte, este edifício de luxo em São Paulo virou um dos casos mais polêmicos da Justiça brasileira após ser ocupado por milionários antes mesmo de ter autorização legal para existir
Este projeto de grande escala representa uma mudança na forma como a infraestrutura de transporte é gerida em Mato Grosso.
Ao focar na substituição de um número tão expressivo de pontes, o governo busca resolver um problema crônico que afeta a vida de milhares de moradores, produtores rurais e motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias do estado.
A estratégia por trás dos números
O plano de substituição é detalhado e já apresenta resultados concretos. Até o momento, a Sinfra já entregou 222 pontes de concreto, demonstrando a agilidade do projeto.
O trabalho continua a todo vapor, com outras 130 estão em construção, e mais 23 em processo de licitação, que em breve darão início às obras.
No total, a meta inicial de 375 estruturas de concreto planejadas está a caminho de ser alcançada, transformando a realidade das estradas rurais.
Além das grandes pontes, o governo também está focado em soluções mais eficientes para pequenos cursos d’água.
A Sinfra também investe na instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos, que são usados para permitir a passagem de pequenos cursos d’água de forma segura e econômica.
Essa abordagem diversificada garante que a Sinfra possa atacar o problema das pontes de madeira em todas as suas frentes, seja em grandes rios ou em pequenos córregos.
A meta inclui tanto a substituição das estruturas de madeira por novas pontes de concreto, quanto a troca por aduelas de concreto ou tubos metálicos, mostrando uma estratégia abrangente e adaptável às necessidades de cada local.
O impacto social e econômico do projeto
A substituição das pontes de madeira vai muito além da engenharia.
Trata-se de uma questão de mais segurança e agilidade na travessia de veículos, que antes enfrentavam riscos de acidentes e longas filas em balsas.
A Sinfra demonstrou esse compromisso ao anunciar que nove pontes estão sendo construídas para substituir balsas, o que eliminará gargalos logísticos e reduzirá o tempo de viagem significativamente.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, reforçou o impacto humano e econômico do projeto com uma declaração clara e direta: “Mesmo uma ponte pequena pode representar um grande obstáculo para quem depende daquela estrada. Eliminar essas travessias precárias é dar condições reais de mobilidade, acesso a serviços e escoamento da produção”.
A fala do secretário ressalta que a iniciativa beneficia diretamente o agronegócio, um dos pilares da economia mato-grossense, ao facilitar o escoamento da produção, mas também melhora o acesso a serviços essenciais como saúde e educação para as comunidades rurais.
Resultados e próximos passos
Os resultados da iniciativa já são perceptíveis em diversas regiões do estado. Atualmente, o projeto já eliminou 565 pontes de madeira do sistema viário, um número que continua a crescer à medida que novas obras são concluídas.
O cronograma, que se estende até o final de 2026, prevê um esforço contínuo para atingir a meta de substituir mais de 1.300 pontes de madeira.
Essa modernização da infraestrutura é um passo crucial para que Mato Grosso continue a ser um dos motores da economia nacional, com uma logística mais eficiente, segura e preparada para os desafios do futuro.



ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO HÁ DECADAS. NÓS NO SÉCULO XXI E AINDA EXISTEM PONTES DE MADEIRA.