Entenda mais sobre o governo de Mato Grosso substituir de 1.300 pontes de madeira por concreto até 2026, visando segurança e agilidade no estado.
Em uma ambiciosa iniciativa para modernizar sua malha viária e garantir a segurança e a fluidez do tráfego, o Governo de Mato Grosso substitui mais de 1.300 pontes de madeira.
A ação, que faz parte de um plano estratégico da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), visa eliminar as estruturas precárias e de alto custo de manutenção, substituindo-as por obras mais seguras e duráveis, como pontes de concreto, aduelas ou tubos metálicos.
A meta audaciosa é concluir o projeto até o final de 2026, transformando a logística do estado e impulsionando a economia local.
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Este projeto de grande escala representa uma mudança na forma como a infraestrutura de transporte é gerida em Mato Grosso.
Ao focar na substituição de um número tão expressivo de pontes, o governo busca resolver um problema crônico que afeta a vida de milhares de moradores, produtores rurais e motoristas que trafegam diariamente pelas rodovias do estado.
A estratégia por trás dos números
O plano de substituição é detalhado e já apresenta resultados concretos. Até o momento, a Sinfra já entregou 222 pontes de concreto, demonstrando a agilidade do projeto.
O trabalho continua a todo vapor, com outras 130 estão em construção, e mais 23 em processo de licitação, que em breve darão início às obras.
No total, a meta inicial de 375 estruturas de concreto planejadas está a caminho de ser alcançada, transformando a realidade das estradas rurais.
Além das grandes pontes, o governo também está focado em soluções mais eficientes para pequenos cursos d’água.
A Sinfra também investe na instalação de aduelas de concreto e tubos metálicos, que são usados para permitir a passagem de pequenos cursos d’água de forma segura e econômica.
Essa abordagem diversificada garante que a Sinfra possa atacar o problema das pontes de madeira em todas as suas frentes, seja em grandes rios ou em pequenos córregos.
A meta inclui tanto a substituição das estruturas de madeira por novas pontes de concreto, quanto a troca por aduelas de concreto ou tubos metálicos, mostrando uma estratégia abrangente e adaptável às necessidades de cada local.
O impacto social e econômico do projeto
A substituição das pontes de madeira vai muito além da engenharia.
Trata-se de uma questão de mais segurança e agilidade na travessia de veículos, que antes enfrentavam riscos de acidentes e longas filas em balsas.
A Sinfra demonstrou esse compromisso ao anunciar que nove pontes estão sendo construídas para substituir balsas, o que eliminará gargalos logísticos e reduzirá o tempo de viagem significativamente.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, reforçou o impacto humano e econômico do projeto com uma declaração clara e direta: “Mesmo uma ponte pequena pode representar um grande obstáculo para quem depende daquela estrada. Eliminar essas travessias precárias é dar condições reais de mobilidade, acesso a serviços e escoamento da produção”.
A fala do secretário ressalta que a iniciativa beneficia diretamente o agronegócio, um dos pilares da economia mato-grossense, ao facilitar o escoamento da produção, mas também melhora o acesso a serviços essenciais como saúde e educação para as comunidades rurais.
Resultados e próximos passos
Os resultados da iniciativa já são perceptíveis em diversas regiões do estado. Atualmente, o projeto já eliminou 565 pontes de madeira do sistema viário, um número que continua a crescer à medida que novas obras são concluídas.
O cronograma, que se estende até o final de 2026, prevê um esforço contínuo para atingir a meta de substituir mais de 1.300 pontes de madeira.
Essa modernização da infraestrutura é um passo crucial para que Mato Grosso continue a ser um dos motores da economia nacional, com uma logística mais eficiente, segura e preparada para os desafios do futuro.
ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO FEITO HÁ DECADAS. NÓS NO SÉCULO XXI E AINDA EXISTEM PONTES DE MADEIRA.