Em um cenário que mistura avanços na segurança pública e a persistência de velhos problemas, os índices de roubos e furtos de veículos no estado de São Paulo apresentaram uma queda significativa no primeiro trimestre de 2024.
Embora o número de ocorrências tenha diminuído em 11% em comparação ao mesmo período de 2023, algumas curiosidades sobre os modelos mais visados pelos criminosos chamam a atenção.
Nesta matéria do Click Petróleo e Gás, vamos explorar essa situação com uma análise detalhada, destacando os veículos mais roubados e as curiosidades deste fenômeno.
Em 2024, o estado de São Paulo registrou 18.961 ocorrências de roubos e furtos de veículos, conforme dados da Ituran Brasil e da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
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Esse número representa uma redução em comparação aos 21.354 casos registrados no primeiro trimestre de 2023. Apesar dessa melhora, os modelos de carros mais visados pelos criminosos não apresentaram grandes mudanças.
Os veículos mais roubados
O Volkswagen Gol manteve sua posição como o carro mais roubado em São Paulo, com 1.342 ocorrências registradas. Esse número, embora elevado, representa uma redução em comparação aos 1.618 casos de 2023.
O Chevrolet Onix e o Fiat Uno inverteram suas posições em relação ao ano passado, com o Onix ocupando o segundo lugar com 885 casos e o Uno o terceiro, com 868.
Veja a lista completa dos veículos mais roubados no primeiro trimestre de 2024:
- Volkswagen Gol: 1.342 casos
- Chevrolet Onix: 885 casos
- Fiat Uno: 868 casos
- Hyundai HB20: 864 casos
- Chevrolet Corsa: 847 casos
- Fiat Palio: 720 casos
- Ford Ka: 573 casos
- Fiat Argo: 522 casos
- Fiat Strada: 462 casos
- Volkswagen Fox: 451 casos
A substituição de modelos e as razões por trás dos roubos
Um ponto interessante na comparação dos anos é a substituição do Renault Sandero pela Fiat Strada na lista de 2024. A Strada, que é o modelo mais vendido no Brasil até maio de 2024 com 49.050 emplacamentos, tornou-se o oitavo carro mais roubado no estado.
De acordo com a Ituran Brasil, a demanda por peças de veículos antigos no mercado paralelo é uma das principais razões para esses roubos. Veículos como o Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Fiat Argo e Fiat Strada ainda possuem gerações atuais em produção, mas são exceções em uma lista dominada por modelos mais antigos.
Queda no Índice por cidades
A capital paulista continua a liderar o ranking entre as cidades com maior índice de roubos e furtos de veículos, apesar de uma redução de 3% nas ocorrências. O número de casos caiu de 9.158 no primeiro trimestre de 2023 para 8.858 em 2024. Bairros como Tatuapé, Itaquera, Vila Matilde e Sapopemba, todos na Zona Leste, são os mais afetados.
Outras cidades também apresentaram quedas significativas:
- Santo André: queda de 21%
- São Bernardo do Campo: queda de 13%
- Campinas: queda de 4%
Por outro lado, Guarulhos foi a única cidade que apresentou um aumento de 14% nos casos, passando de 722 para 825 ocorrências no mesmo período.
Um longo caminho até o fim dos casos
A redução de 11% nos roubos e furtos de veículos em São Paulo é um alívio para os moradores, mas os dados mostram que ainda há um longo caminho a percorrer.
Modelos antigos continuam sendo os principais alvos, e a demanda por peças no mercado paralelo mantém a atratividade desses veículos para os criminosos.
Nesse sentido, constata-se que a capital paulista e cidades como Guarulhos devem continuar a implementar medidas de segurança para combater esse problema, enquanto os proprietários de veículos precisam estar cada vez mais atentos e informados sobre as melhores formas de proteger seus bens.
E aí, leitor! Você tem algum desses veículos? Para você, quais as principais medidas para evitar esses roubos? Conte para a gente nos comentários!