China lança carro elétrico acessível: Nova versão do elétrico mais vendido chega com quatro portas, design renovado e preço impressionante de apenas R$ 42 mil – cerca de 6,9 mil dólares em conversão direta, oferecendo ótimos recursos e tecnologia da GM.
O mercado de elétricos supercompactos na China está se expandindo de forma surpreendente, contudo, o público já exige um nível de equipamentos elevado e mais espaço com preço baixo nas lojas. Pensando nisso, está nas lojas, a partir dessa semana, o carro elétrico barato: Wuling Hongguang Mini EV, quarta geração do carro elétrico da GM que custa US$ 6,9 mil, o equivalente a R$ 42 mil em conversão direta.
Um pouco da história do carro elétrico barato no mercado automotivo
Há alguns anos, o Wuling Hongguang Mini EV chegou roubando a cena, destacando-se como uma alternativa acessível aos elétricos de luxo. Com preços atraentes e design inspirado nos kei cars japoneses, o pequeno carro elétrico barato na China conquistou o público, superando até mesmo o Tesla Model Y em vendas.
No entanto, o cenário mudou drasticamente, com uma queda significativa nas vendas do carro elétrico da GM. Em 2023, foram vendidas 237.863 unidades, em contraste com as 404.823 unidades de 2022. Contudo, recentemente o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) divulgou novas fotos de patentes do carro elétrico barato na China.
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As imagens mostram um design mais refinado e dimensões ligeiramente maiores, com um comprimento de 3.256 mm e uma distância entre-eixos de 2,19 metros. A versão atualizada também traz a opção de quatro portas, aumentando seu apelo para famílias e usuários que precisam de mais espaço.
Novo carro elétrico da GM pode superar versão anterior?
Apesar das melhorias, o novo carro elétrico barato na China enfrenta desafios significativos. Uma atualização no design e a adição de novas funcionalidades são sempre bem-vindas, contudo, não se sabe se apenas isso será o suficiente para recuperar as vendas.
O novo carro elétrico da GM conta com um motor de 40 cavalos de potência e uma velocidade máxima de 100 km/h, mantendo seu perfil de veículo urbano.
Já a bateria de 16,2 kWh combinando lítio ferro fosfato oferece 205 km de autonomia nos ciclos de teste na China. Contudo, é bem suficiente para deslocamentos urbanos e há versões com 120, 170 e 215 km conforme a versão.
Vale mencionar que, com o fim de muitos subsídios para veículos pequenos e menos potentes, o Wuling Hongguang Mini EV enfrenta um terreno difícil. Na China, carros que percorrem menos de 200 km ou que não ultrapassam 100 km/h não se qualificam para os mesmos incentivos fiscais que outros veículos elétricos de maior alcance e velocidade.
Além disso, a reputação de segurança do modelo anterior, que não possuía airbags ou para-choques robustos, pode prejudicar sua aceitação no mercado. Como exemplos na China, tempos o Changan Lumin Corn, com preços a partir de R$ 37 mil e BYD Seagull que custa cerca de R$ 51 mil. (convertendo a moeda diretamente e sem considerar impostos brasileiros)
Importância do carro elétrico da GM para a marca
Para a GM, que possui uma parceria com a Wuling, o sucesso do carro elétrico barato na China é crucial. A marca americana tem passado por dificuldades no mercado chinês e precisa de um modelo que possa reverter sua sorte. Apesar do novo Mini EV ter potencial, ele ainda luta contra concorrentes mais robustos e bem estabelecidos.
Em conclusão, o Wuling Hongguang Mini EV traz melhorias e novidades que podem atrair consumidores, mas passa por um mercado competitivo e exigente. Será interessante acompanhar como esse modelo se comporta nas vendas e se conseguirá reconquistar o público chinês.