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GM anuncia investimento de R$ 300 milhões para fábrica de motores para eletrificação no Brasil. O que esperar dessa revolução?

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/09/2024 às 14:48
GM anuncia R$ 300 milhões em Joinville para eletrificação de motores, mirando um futuro mais sustentável. O que isso significa para o Brasil?
GM anuncia R$ 300 milhões em Joinville para eletrificação de motores, mirando um futuro mais sustentável. O que isso significa para o Brasil?

A General Motors está apostando pesado na eletrificação de veículos no Brasil! Com R$ 300 milhões para sua fábrica, a montadora dá início a uma revolução tecnológica que pode mudar a indústria automotiva nacional.

Quem diria que uma fábrica de motores em Joinville (SC) seria peça-chave na estratégia global de uma das maiores montadoras do mundo? A General Motors está prestes a realizar um movimento surpreendente, colocando o Brasil no mapa da eletrificação de veículos.

Investimento de R$ 300 milhões em Joinville confirmado

Segundo Santiago Chamorro, Presidente da General Motors América do Sul, a montadora direcionará um investimento de R$ 300 milhões para a fábrica de Joinville, Santa Catarina, como parte de seu ciclo de R$ 7 bilhões a serem aplicados no Brasil entre 2024 e 2028.

O anúncio, feito em uma coletiva de imprensa, não veio com muitos detalhes, mas já dá pistas de um futuro promissor para a eletrificação automotiva no país.

Os motores atualmente fabricados em Joinville, como o 1.0 e 1.2 usados nos modelos Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, estão prestes a passar por uma grande atualização tecnológica.

De acordo com especialistas, o foco deve ser a introdução da injeção direta de combustível, ao menos nas versões turbo, enquanto o motor 1.0 aspirado manteria suas características atuais.

Estratégia híbrida da GM no Brasil

A General Motors não para por aí. Conforme anunciado pela própria montadora, dois novos modelos híbridos-flex estão a caminho.

O primeiro desses veículos deverá ser revelado no evento de celebração dos 100 anos da GM no Brasil, em janeiro de 2025.

A eletrificação desses modelos surge como uma solução intermediária, utilizando um sistema híbrido-leve de 48 volts, já popular na China.

Esse tipo de motorização permite que a eletrificação aconteça de maneira gradual, especialmente em um prazo curto como o que foi estabelecido.

Contudo, modelos como Onix e Onix Plus não devem ser eletrificados de imediato.

A expectativa recai sobre o Tracker, Montana e um futuro SUV compacto, que será produzido na planta de Gravataí (RS), fruto de um investimento já anunciado de R$ 1,2 bilhão.

Gravataí e São Paulo no radar da GM

O montante total de R$ 7 bilhões anunciado pela GM será dividido em várias etapas. Desse total, R$ 5,5 bilhões serão destinados a instalações no estado de São Paulo, enquanto Gravataí receberá R$ 1,2 bilhão.

O foco em Joinville com os R$ 300 milhões restantes parece ser estratégico, considerando que a cidade já é conhecida por sua capacidade de produção de motores.

Apesar de a eletrificação estar em alta, a empresa ainda não detalhou como todo esse investimento será utilizado na prática.

No entanto, a oficialização dos R$ 300 milhões deverá acontecer em breve, em uma cerimônia que promete trazer mais informações sobre os planos específicos da montadora para Joinville.

Eletrificação e o futuro dos carros no Brasil

A transição para veículos híbridos e elétricos no Brasil é uma tendência global que vem ganhando força, especialmente com as pressões para reduzir emissões de carbono.

Para a GM, essa mudança está alinhada com suas metas de longo prazo para se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040.

Com as novas tecnologias híbridas-flex, a montadora oferece uma solução adaptada às condições do mercado brasileiro, onde o uso de etanol como combustível sustentável já é uma realidade.

De acordo com analistas do setor, essa abordagem torna a transição para a eletrificação mais acessível e prática para os consumidores locais, que não precisariam abandonar os motores a combustão de imediato.

O papel do Brasil na estratégia global da GM

O Brasil não é apenas um mercado consumidor importante para a General Motors, mas também uma peça fundamental em sua estratégia de eletrificação global.

Ao investir em tecnologias híbridas-flex, a montadora aposta em um meio termo que permitirá uma transição mais suave, enquanto países com infraestruturas mais avançadas já caminham para a adoção de veículos 100% elétricos.

Por fim, fica a expectativa para a revelação dos detalhes sobre como esses investimentos serão distribuídos, especialmente em Joinville.

A cidade catarinense pode se tornar um dos principais polos de inovação da GM, ajudando a liderar a mudança que promete transformar a indústria automobilística nos próximos anos.

E você, acredita que o Brasil está pronto para uma revolução na eletrificação automotiva? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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