1. Início
  2. / Construção
  3. / Futuro agora: aço que gera menos emissão de CO2 será apresentado pela Vallourec, no Rio Oil & Gas
Localização RJ Tempo de leitura 3 min de leitura

Futuro agora: aço que gera menos emissão de CO2 será apresentado pela Vallourec, no Rio Oil & Gas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 24/09/2022 às 13:07
Aço, Vallourec, Rio de Janeiro
Foto: reprodução www.vallourec.com

A apresentação do aço que emite menos CO2 acontecerá entre os dias 26 e 29 de setembro, no Píer Mauá, localizado no Rio de Janeiro, pela Vallourec

Na próxima semana, durante a Rio Oil & Gas, a Vallourec apresentará ao mercado seu portfólio de soluções para a indústria petrolífera , como, por exemplo, seu aço produzido com menor emissão de CO2 equivalente. O estande da empresa estará no Armazém 5, H21, uma feira que acontecerá entre os dias 26 e 29 de setembro, no Píer Mauá, localizado no Rio de Janeiro.

Conheça a Vallourec

A Vallourec atua principalmente junto aos mercados de energia (óleo e gás, geração de energia), estando entre os líderes mundiais em soluções tubulares premium. Os seus serviços estendem-se também ao setor industrial, como o mecânico, automotivo e de construção. A empresa possui aproximadamente 17 mil empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, trabalhando lado a lado com seus clientes para poder oferecer, além de tubos, soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.

No Brasil, a empresa Vallourec possui oito unidades. As unidades Barreiro e Jeceaba, situadas em Minas Gerais,  são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal fica responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; já a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro. A Empresa ainda possui uma unidade de Negócios no estado, a qual é provedora de serviços administrativos.

Com suas linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a empresa Vallourec Tubos para Indústria (VTI) oferece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, mas em especial para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) fornece serviços especializados para o setor de óleo e gás. Por fim, no Espírito Santo presta serviços de revestimento anticorrosivos.

A empresa Vallourec conta também com a Fundação Sidertube, uma empresa que impulsiona iniciativas socioculturais com o objetivo de buscar o protagonismo dos empregados, estagiários, dependentes e aposentados das empresas do Grupo no Brasil para a construção de um estilo de vida consciente, saudável e feliz. A Lavor, uma organização que trabalha no fornecimento de soluções em alimentação, também é parceira da Vallourec, assim como a Coovall, uma cooperativa de crédito que atende exclusivamente os empregados e administra o Cine Theatro Brasil Vallourec, um importante ativo cultural da cidade de Belo Horizonte.

Vallourec na Rio Oil & Gas

O vice-presidente sênior da Vallourec América do Sul, Pierre d’Archemont, destacou que a Vallourec tem um papel estratégico no abastecimento de setores essenciais da economia brasileira e mundial. O compromisso da empresa é reduzir em 25% as emissões de gases de efeito estufa até 2025, comparado com a quantidade emitida em 2017. Durante os quatro dias de evento no Rio de Janeiro, a empresa apresentará uma seleção de soluções inovadoras, elaboradas a partir do uso sustentável de recursos naturais e que produzem o aço de menor emissão de CO2 equivalente do mercado.

A Vallourec também mostrará, durante a Rio Oil & Gas, a tecnologia que possui para produção de carvão vegetal sustentável de alta qualidade, através de um reator vertical contínuo, completamente automatizado, que é capaz de aproveitar ao máximo o potencial da energia contida na floresta. O reator tem zero emissão de metano, o que o faz compatível com as exigências de sustentabilidade e aderente às estratégias de redução de gases de efeito estufa. Segundo a companhia, todo o processo tem início nas florestas renováveis de eucalipto da unidade Florestal da Vallourec. Nessa unidade, a madeira é plantada, cultivada e colhida em processos e práticas certificados por órgãos reconhecidos internacionalmente.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos