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Fusca, o carro mais popular do Brasil, ainda vale a pena em 2024?

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 07/09/2024 às 21:23
Fusca 1600: um carro clássico dos anos 90 com motor 1.6L aspirado e design inconfundível! Descubra se ele ainda vale a pena para você.
Fonte: CNN

Fusca 1600 de 1994: um carro clássico dos anos 90 com motor 1.6 aspirado e design inconfundível! Descubra se ele ainda vale a pena para você.

O Fusca 1600 de 1994 é um modelo de carro que desperta a curiosidade de muitos entusiastas e colecionadores. Esse carro icônico representa uma parte significativa da história automobilística. Com seu motor de 1.6L aspirado e um design que marcou época, ele continua sendo uma opção atraente para quem busca um veículo com história e características únicas.

Características da motorização do Fusca 1600

O Fusca 1600 de 1994 é equipado com um motor 1.6L aspirado, o que significa que possui uma cilindrada de 1584 cm³.

Este motor, com 4 cilindros opostos e 8 válvulas (2 por cilindro), oferece uma potência de 58,7 cv. O sistema de alimentação é feito por dupla carburação, e o combustível utilizado é o etanol.

A posição do motor é longitudinal e traseira, contribuindo para o seu desempenho característico.

O Fusca 1600 apresenta um torque de 11,9 Kgf.m sendo conhecido por sua tração traseira e direção mecânica.

A transmissão é manual de 4 velocidades, oferecendo uma experiência de direção que remete aos carros clássicos da época.

Desempenho e consumo

No quesito desempenho, o Fusca 1600 tem uma velocidade máxima de 140 km/h e leva 14,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.

No consumo, o veículo apresenta uma média de 8,4 km/L na cidade e 9,7 km/L na estrada.

Esses números são representativos para a época e são um reflexo da eficiência do motor e da configuração geral do carro.

A suspensão do Fusca 1600 é projetada para garantir uma condução confortável e segura.

A suspensão dianteira é independente com braços arrastados, enquanto a traseira é independente com semi-eixo oscilante.

Em termos de frenagem, o carro possui freios dianteiros a disco sólido e freios traseiros a tambores.

O Fusca 1600 é equipado com rodas de aro 15 em aço e pneus de tamanho 165/80/R15.

Essas especificações contribuem para a estabilidade e o desempenho geral do veículo.

O Fusca 1600 possui um comprimento de 4050 mm, entre-eixos de 2400 mm, altura de 1500 mm e largura de 1540 mm.

Seu peso em ordem de marcha é de 796 kg. O porta-malas tem uma capacidade de 141 litros, e o tanque de combustível comporta 41 litros.

O carro é um modelo de 2 portas e acomoda até 5 ocupantes.

Com seu design compacto e características técnicas, o Fusca 1600 é um carro que combina nostalgia e funcionalidade.

Apesar de ser um modelo antigo, ele continua atraindo pessoas que apreciam veículos com uma história rica e um desempenho confiável.

O fascínio do Fusca 1600 atualmente

Hoje em dia, o Fusca 1600 é mais do que um simples carro; ele é um ícone cultural. Para muitos, a aquisição deste modelo é uma forma de conectar-se com o passado e vivenciar uma parte importante da história automobilística.

O apelo do Fusca 1600 não está apenas em suas especificações técnicas, mas também na nostalgia que ele evoca.

Sua presença marcante nas ruas, o som característico do motor e o design único fazem com que o Fusca 1600 continue sendo um carro querido por colecionadores e entusiastas.

Afinal, o Fusca 1600 do ano de 1994 vale a pena?

Para quem está considerando a compra de um Fusca 1600, é importante considerar que este modelo pode exigir manutenção específica devido à sua idade.

A disponibilidade de peças e o custo de manutenção podem variar, e é recomendável procurar um mecânico especializado em carros antigos.

Além disso, o valor de mercado do modelo pode variar, mas é possível encontrá-lo por cerca de R$ 40.700, segundo a tabela FIPE.

Avaliar o estado geral do veículo, o histórico de manutenção e a originalidade das peças são aspectos cruciais para garantir um bom investimento.

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Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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