1. Início
  2. / Cursos
  3. / Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abre inscrições para cursos gratuitos EAD com certificado de conclusão garantido
Tempo de leitura 3 min de leitura

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abre inscrições para cursos gratuitos EAD com certificado de conclusão garantido

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/03/2023 às 12:38
Atualizado em 22/03/2023 às 14:48
A Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz) está com inscrições abertas em diversos cursos gratuitos EAD no setor de saúde. Qualquer pessoa pode se inscrever, não perca tempo!
Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) está com inscrições abertas em diversos cursos gratuitos EAD no setor de saúde. Qualquer pessoa pode se inscrever, não perca tempo!

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibiliza mais de 40 cursos gratuitos EAD em várias categorias e modalidades. As capacitações são totalmente online e abordam temas como educação e gestão em saúde, comunicação, doenças ocasionadas por vírus emergentes, doenças transmissíveis, entre outros. Os cursos gratuitos da Fiocruz são uma ótima oportunidade para incrementar o currículo.

Diferencial dos cursos gratuitos EAD da Fiocruz

Separamos uma lista com as principais vagas em cursos gratuitos EAD que a Fundação Oswaldo Cruz disponibiliza e o que cada formação tem a oferecer:

INTRODUÇÃO À INTEGRIDADE DE DADOS

Este curso visa compreender o conceito de integridade de dados, causas da não adesão à integridade de dados, as bases de aplicação, conhecer os princípios e características de um dado íntegro. Além disso, visa apresentar o tema de integridade de dados, seus principais conceitos e princípios.

PERCURSO COMUNICAÇÃO

Visa abordar o processo de comunicação, a importância da comunicação interpessoal e em organizações e a importância da comunicação como ferramenta de gestão, assim como  apresentar formas de comunicação que tornem possível a melhoria do desempenho das equipes. Além disso, tem como objetivo preparar o aluno para enfrentar os desafios da liderança, aplicar as diversas formas de comunicação junto às equipes de trabalho, entre outros.

INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Visa sensibilizar sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, assim como oferecer ferramentas conceituais e práticas de como realizar a divulgação científica de pesquisas. O objetivo não é esgotar as extensas discussões sobre teoria e prática da divulgação científica, mas propor reflexões sobre a importância de aproximar ciência e sociedade.

BIOSSEGURANÇA

Este curso EAD visa capacitar servidores e colaboradores do Instituto Aggeu Magalhães e de outras instituições, no setor de Biossegurança, visando consolidar um conjunto de ações para prevenir, reduzir, controlar ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Inscrições nas formações da Fiocruz podem ser efetuadas pela internet

Os cursos gratuitos EAD são livres e possuem início imediato. O público alvo de grande parte das capacitações são profissionais do setor da área da saúde, mas qualquer pessoa pode realizar a inscrição e participar. Entretanto, em grande parte dos cursos, o certificado de conclusão é disponibilizado apenas para o público interno, isto é, para os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz devidamente matriculados e que realizarem todas as atividades de aprendizagem propostas.

Na plataforma Campus Virtual Fiocruz, também é possível encontrar cursos gratuitos EAD que vão dos livres à pós-graduação, passando pelos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e outros. O conteúdo é desenvolvido por unidades, parceiros e pela vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), abrangendo diversas áreas do conhecimento e temas.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Conheça melhor a Fundação Oswaldo Cruz

A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com o desenvolvimento do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.

A fundação foi inaugurada originalmente com o objetivo de produzir soros e vacinas contra a peste bubônica e, de lá para cá, uma intensa trajetória foi criada, contribuindo com o desenvolvimento da saúde pública no Brasil.

Pelas mãos de Oswaldo Cruz, jovem bacteriologista, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia da peste bubônica e a febre amarela da cidade. Logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país. A fundação também foi uma peça essencial para o desenvolvimento do departamento nacional de saúde pública, em 1920.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos