A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) está com inscrições abertas em diversos cursos gratuitos EAD no setor de saúde. Qualquer pessoa pode se inscrever, não perca tempo!
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibiliza mais de 40 cursos gratuitos EAD em várias categorias e modalidades. As capacitações são totalmente online e abordam temas como educação e gestão em saúde, comunicação, doenças ocasionadas por vírus emergentes, doenças transmissíveis, entre outros. Os cursos gratuitos da Fiocruz são uma ótima oportunidade para incrementar o currículo.
Diferencial dos cursos gratuitos EAD da Fiocruz
Separamos uma lista com as principais vagas em cursos gratuitos EAD que a Fundação Oswaldo Cruz disponibiliza e o que cada formação tem a oferecer:
INTRODUÇÃO À INTEGRIDADE DE DADOS
Este curso visa compreender o conceito de integridade de dados, causas da não adesão à integridade de dados, as bases de aplicação, conhecer os princípios e características de um dado íntegro. Além disso, visa apresentar o tema de integridade de dados, seus principais conceitos e princípios.
- Pensando em uma qualificação gratuita? Senac abre inscrições para cursos gratuitos com início ainda este ano; Veja como se candidatar
- Está em busca de uma nova oportunidade para 2025? Senai oferece 4,2 mil vagas em cursos gratuitos com início entre janeiro e março
- Faça um mestrado no MEC sem pagar nada por isso! Ministério da Educação e Instituto Federal (Ifac) abrem vagas para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
PERCURSO COMUNICAÇÃO
Visa abordar o processo de comunicação, a importância da comunicação interpessoal e em organizações e a importância da comunicação como ferramenta de gestão, assim como apresentar formas de comunicação que tornem possível a melhoria do desempenho das equipes. Além disso, tem como objetivo preparar o aluno para enfrentar os desafios da liderança, aplicar as diversas formas de comunicação junto às equipes de trabalho, entre outros.
INTRODUÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Visa sensibilizar sobre a importância de manter um diálogo com a sociedade, assim como oferecer ferramentas conceituais e práticas de como realizar a divulgação científica de pesquisas. O objetivo não é esgotar as extensas discussões sobre teoria e prática da divulgação científica, mas propor reflexões sobre a importância de aproximar ciência e sociedade.
BIOSSEGURANÇA
Este curso EAD visa capacitar servidores e colaboradores do Instituto Aggeu Magalhães e de outras instituições, no setor de Biossegurança, visando consolidar um conjunto de ações para prevenir, reduzir, controlar ou minimizar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.
Inscrições nas formações da Fiocruz podem ser efetuadas pela internet
Os cursos gratuitos EAD são livres e possuem início imediato. O público alvo de grande parte das capacitações são profissionais do setor da área da saúde, mas qualquer pessoa pode realizar a inscrição e participar. Entretanto, em grande parte dos cursos, o certificado de conclusão é disponibilizado apenas para o público interno, isto é, para os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz devidamente matriculados e que realizarem todas as atividades de aprendizagem propostas.
Na plataforma Campus Virtual Fiocruz, também é possível encontrar cursos gratuitos EAD que vão dos livres à pós-graduação, passando pelos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e outros. O conteúdo é desenvolvido por unidades, parceiros e pela vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), abrangendo diversas áreas do conhecimento e temas.
Conheça melhor a Fundação Oswaldo Cruz
A história da Fundação Oswaldo Cruz começou em 25 de maio de 1900, com o desenvolvimento do Instituto Soroterápico Federal, na Fazenda de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A fundação foi inaugurada originalmente com o objetivo de produzir soros e vacinas contra a peste bubônica e, de lá para cá, uma intensa trajetória foi criada, contribuindo com o desenvolvimento da saúde pública no Brasil.
Pelas mãos de Oswaldo Cruz, jovem bacteriologista, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia da peste bubônica e a febre amarela da cidade. Logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país. A fundação também foi uma peça essencial para o desenvolvimento do departamento nacional de saúde pública, em 1920.