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Frete gratuito e entregas rápidas tendem a diminuir no setor de e-commerce devido à alta dos combustíveis

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 18/07/2022 às 13:44
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Foto: reprodução pixabay.com

A relação entre as companhias de e-commerce e as suas parceiras de logística foi modificada pela escalada de preços dos combustíveis, tornando a oferta de frete gratuito e de entregas rápidas cada vez mais escassa

Atualmente, é notório que o aumento contínuo no valor dos combustíveis provocou alterações na relação entre as companhias de e-commerce e as suas parceiras de logística. Observa-se que os contratos estão mais maleáveis, enquanto estratégias como o frete gratuito e entregas rápidas (em 24 horas ou até menos) são cada vez mais escassas, dada a ocorrência de reajustes inevitáveis.

Sob esse viés, Guilherme Juliani – CEO do grupo de logística Move3 – afirma que o cenário está se modificando rapidamente, graças à pressão de custos e à entrada de empresas de e-commerce asiáticas, como o AliExpress e a Shopee, fortes competidoras no país.

Diante deste contexto, o executivo argumenta que a logística possui um papel fundamental, e que algumas companhias de transporte que entraram em conflito de preços para atender o e-commerce estão, hoje, enfrentando sérias dificuldades financeiras.

Diretora executiva da Abol discorre a respeito do atual cenário, em que 40% dos custos de um operador logístico são dedicados aos combustíveis

Marcella Cunha – diretora executiva da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) – declara, por sua vez, que, perante um cenário de imprevisibilidade no setor dos combustíveis, as estratégias estão mudando, de modo que a entrega rápida e o frete gratuito devem ser reduzidos, haja vista o seu preço elevado e crescente.

De acordo com a diretora, determinar o valor do frete está mais complicado, uma vez que, hoje, 40% dos custos de um operador logístico estão relacionados aos combustíveis. A porcentagem pode, até mesmo, atingir os 60%, a depender da distância. Segundo ela, o operador logístico não consegue arcar com esse custo, precisando, assim, repassá-lo aos clientes.

O fundador da consultoria Varese Retail e especialista em varejo, Alberto Serrentino, explica que o varejo passa por um série de desafios no momento, associados não só ao aumento dos combustíveis. Para ele, o setor vivencia um ajuste importante e saudável capaz de amadurecer o mercado, ocasionando um maior rigor nas políticas internacionais.

Gigantes do e-commerce no Brasil alteram as suas estratégias de diferentes maneiras

Sendo assim, como já mencionado, as entregas gratuitas têm se tornado cada vez mais raras, sendo preciso que o consumidor compre mais para que tenha direito ao benefício. No Mercado Livre, por exemplo, as compras de supermercado deveriam atingir o valor de R$ 79,00 para garantir o frete grátis. Atualmente, porém, esse valor foi ampliado para R$ 199,00.

Em comunicado, a empresa expôs que, frente à situação econômica no Brasil e à alta dos combustíveis, foram realizadas algumas atualizações de políticas e custos de venda para produtos de consumo massivo, incluindo supermercados.

Por outro lado, no Magazine Luiza, somente aqueles que fazem compras pelo aplicativo é que têm acesso ao frete gratuito, embora isso não seja válido para todos os casos. A ideia por trás desta estratégia é a de que os clientes que instalam o aplicativo realizam compras

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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