1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Fiocruz anuncia demanda urgente: Concurso com 1.400 vagas para nível médio, técnico e superior é necessário, declara presidente
Tempo de leitura 3 min de leitura

Fiocruz anuncia demanda urgente: Concurso com 1.400 vagas para nível médio, técnico e superior é necessário, declara presidente

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/05/2023 às 23:56
Fiocruz anuncia demanda urgente Concurso com 1.400 vagas para nível médio, técnico e superior é necessário, declara presidente
Foto: Fiocruz/Reprodução

Novo concurso público Fiocruz está chegando e tem como objetivo abrir 1.400 vagas em cargos diversos. O último concurso público da instituição aconteceu há 7 anos.

A realização de um novo concurso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é vista como uma prioridade por parte de Mario Moreira, novo presidente da instituição. Na última sexta-feira (12), durante seu discurso de posse, o executivo reforçou que a instituição deve contratar nada menos do que novos 1.400 profissionais.

Concurso Fiocruz promete abrir cerca de 1.400 vagas

Segundo o novo presidente, a Fiocruz precisa urgentemente de um novo concurso público. A instituição já apresenta uma demanda de reposição de aproximadamente 1.400 pessoas. É disso que se trata agora sua agenda com o Ministério da Saúde e o Ministério da Gestão. Entretanto, ainda não há previsão de quando um novo edital pode ser publicado efetivamente.

Sem realizar concursos públicos para efetivos há quase 7 anos, a Fiocruz tem realizado apenas processos seletivos para contratações de funcionários temporários. Durante a pandemia da Covid-19 foram contratadas 1.172 pessoas temporariamente, em variados cargos, para vagas de nível médio, técnico e superior.

Em 2020, em meio à pandemia, o Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) já manifestava preocupação em relação ao quadro de pessoal. Na época, a categoria pediu a convocação de aprovados no concurso de 2016. Entretanto, o prazo de validade dos processos seletivos já havia terminado.

Na época, o Asfoc, apontava a demanda de complementação de servidores nos cargos de pesquisador, assistente técnico, especialista e assistente em Saúde Pública. As oportunidades foram distribuídas por cargos dos níveis médio, técnico e superior, sendo eles auxiliar administrativo, técnico em farmácia, radiologia e em enfermagem, assim como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, médicos do trabalho e nutricionistas.

Entenda como foi o último concurso público da Fiocruz

O último concurso Fiocruz para efetivos foi feito em 2016, como citado anteriormente, quando foram disponibilizadas 150 vagas, com foco em cargos de nível médio e superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a própria instituição. Para ensino médio, as vagas foram para cargos como Assistente Técnica em Gestão de Saúde (21 vagas) e Técnico em Saúde Pública (61 vagas).

Para o nível superior, as vagas foram para especialista em ciência e tecnologia, produção e inovação em saúde pública, com 10 vagas e pesquisador em saúde pública com 58 vagas. As oportunidades do concurso público, na época, foram para os seguintes estados:

  • Bahia;
  • Distrito Federal;
  • Piauí;
  • Rondônia;
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro;
  • Amazonas;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraná.


Antes disso, um outro concurso público foi feito em 2014, para 400 vagas, de níveis médio e superior. Na época, para o ensino médio, as vagas foram para o cargo de técnico em saúde pública, com uma oferta de 75 vagas. Para nível superior, a distribuição foi a seguinte: tecnologia em saúde pública, com 128 vagas, especialista, com 25 oportunidades, analista de gestão em saúde pública, com 8 vagas e pesquisador com 164 vagas.

Conheça a Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição vinculada ao Ministério da Saúde, desta forma, está ligada ao governo federal, e atua na pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico da saúde nacional. É a empresa com mais destaque na América Latina, no setor de ciências e tecnologia em saúde.

Um dos objetivos da instituição é fazer pesquisas nos setores de medicina experimental, biologia e patologia, gerando e fabricando medicamentos e vacinas para melhorar a saúde pública e qualidade de vida da população brasileira. As vacinas e os remédios produzidos pela fundação tem como objetivo fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos