1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim do Ford Ka e EcoSport pode estar próximo, após multinacional anunciar fechamento de suas fábricas na índia.
Tempo de leitura 4 min de leitura

Fim do Ford Ka e EcoSport pode estar próximo, após multinacional anunciar fechamento de suas fábricas na índia.

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/10/2021 às 13:04
Atualizado em 24/10/2021 às 11:27
Ford KA - Multinacional - fábricas - índia - fechamento de fábricas Ford - EcoSport -
Ford encerra produção no Brasil e mata de uma vez Ka, EcoSport e Troller T4 – Créditos: Divulgação/Ford
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A multinacional encerrará operações de manufatura na Índia, eliminará mais de 4.000 empregos e poderá encerrar a produção do Ford Ka e EcoSport.

A Ford Índia anunciou, em 9 de setembro, que encerrará suas operações de fabricação de automóveis na Índia, fechando duas fábricas em Maraimalainagar, um subúrbio de Chennai, no estado de Tamil Nadu, e em Sanand, no estado de Gujarat. Como resultado, mais de 4.000 trabalhadores em tempo integral da Ford, perderão seus empregos. Além disso, vários milhares de estagiários, trabalhadores contratados, trabalhadores de cantinas e zeladores perderão seus empregos, junto com dezenas de milhares de funcionários em fábricas de fornecedores e concessionárias de automóveis. No mercado brasileiro isso pode significar o fim do Ford Ka e EcoSport.

Leia outras notícias relacionadas:

Após o final da produção brasileira, mercados como o argentino, que recebiam o carro nacional, passaram a importar o EcoSport da Índia, que continuou com a produção do SUV e do Ka, vendido por lá como Figo. Os indianos já eram responsáveis também, pela produção do EcoSport para outros mercados.

Fechamento de fábrica da multinacional na índia pode sinalizar o fim do Ford KA e EcoSport.

Em um comunicado, o porta-voz da Ford, Sinead Phipps, disse que a empresa deixará de fabricar veículos à venda na Índia que incluem Figo, Aspire, Freestyle, EcoSport, KA e Endeavor, imediatamente. Assim que os suprimentos desses veículos forem vendidos, não haverá mais vendas na Índia.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A fabricação de alguns desses veículos continuará para exportação na fábrica da Sanand, até o fechamento no final de 2021, e de Chennai, onde as fábricas de veículos e motores estão programadas para fechar em meados de 2022.

O impacto da saída da Ford se estenderá a centenas de concessionárias de automóveis, que empregam 40.000 pessoas em todo o país, indústrias auxiliares, MPMEs (micro, pequenas e médias empresas) que apoiaram as fábricas até agora. Chennai, conhecida como a “Detroit da Índia”, será atingida de maneira particularmente forte.

Fim de milhares de empregos.

Como resultado dos fechamentos da Ford, KE Raghunathan, Coordenador do Consórcio de Associações Indianas (CIA), disse: “mais de 4.000 PMEs (pequenas e médias empresas) serão fechadas”. Ele acrescentou: “Tamil Nadu é o mais atingido com esta decisão, pois é conhecido como a base de muitos gigantes do setor automotivo. Toda a infraestrutura criada para exportação de veículos e para o setor de logística também será atingida”.

Raghunathan alertou que cerca de 10.000 – 15.000 outros trabalhadores, podem ficar sem emprego devido ao impacto nas PME. Enquanto corta milhares de empregos por hora, a Ford planeja “expandir significativamente” o número de engenheiros de software, especialistas em TI, pesquisa, análise, engenharia e funcionários de finanças na Índia.

O país já abriga a segunda maior força de trabalho assalariada da Ford, depois da América do Norte, e espera expandir o uso de trabalhadores qualificados com salários mais baixos, para apoiar suas operações de negócios globais.

Mercado brasileiro também sofre impactos.

A Ford é a mais recente fabricante de veículos dos EUA, depois da General Motors (GM) e da empresa americana de motocicletas Harley-Davidson, a interromper a fabricação no quarto maior mercado automotivo do mundo nos últimos cinco anos. Em outras palavras, dezenas de milhares de empregos foram destruídos na Índia.

A Ford foi uma das primeiras montadoras globais a entrar no mercado indiano após o início das reformas econômicas pró-investidor em 1991. Anunciando sua decisão de se retirar, executivos corporativos disseram, “apesar de investir significativamente na Índia, a Ford acumulou mais de US $ 2 bilhões de perdas operacionais nos últimos 10 anos e a demanda por veículos novos tem sido muito mais fraca do que o previsto.”

Em janeiro, a Ford anunciou planos de fechar operações no Brasil, fechando três fábricas e eliminando mais de 5.000 empregos no setor automotivo no país latino-americano. Em março de 2019, a empresa anunciou planos de cortar 25.000 empregos em todo o mundo, incluindo 12.000 na Europa e mais de 5.000 somente na Alemanha.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos