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Fim de uma era: Volkswagen anuncia aposentadoria de modelo após 24 anos para focar na T-Cross, Tiguan e demais SUVs na briga com Toyota Corolla Cross, Hyundai Creta e outros

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/08/2025 às 16:40
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Volkswagen deve encerrar a produção do Touareg em 2026, encerrando um ciclo de 24 anos e redirecionando seu foco para SUVs mais acessíveis, como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados sensíveis ao preço e à eletrificação.

A Volkswagen vai encerrar a trajetória do Touareg em 2026, segundo apuração publicada pela revista britânica Autocar em 6 de agosto de 2025, sem confirmação oficial da montadora até o momento.

A informação indica que não haverá sucessor direto e que a empresa concentrará investimentos em SUVs de maior volume, como T-Cross, Tiguan e o recém-chegado Tayron, reforçando uma estratégia voltada a modelos mais acessíveis.

Na prática, o fim do Volkswagen Touareg encerra uma jornada iniciada há 24 anos e reconfigura o papel da marca no topo do segmento.

O que se sabe até agora

Segundo o site Quatro Rodas, a produção global do SUV será descontinuada até 2026.

Sem plano de substituto direto, o fim do Volkswagen Touareg deixará o Tayron como o maior SUV da Volks em mercados como o Reino Unido.

A marca não comentou oficialmente, e, portanto, não é possível afirmar datas de linha de montagem além do que foi reportado por veículos especializados e documentos públicos.

Por que a decisão muda o tabuleiro

O Touareg sempre foi o esforço mais ambicioso da Volkswagen para disputar espaço entre os SUVs de luxo.

A aposentadoria do Touareg sinaliza uma guinada para modelos de alto giro e preço competitivo, sobretudo onde o consumidor é sensível a custos.

Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.
Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.

Nesse pacote entram T-Cross e Tiguan, pilares de rentabilidade, e plataformas compartilhadas que reduzem complexidade e aceleram lançamentos.

Também pesa o avanço de elétricos e híbridos plug-in, que exigem foco e orçamento em arquiteturas específicas.

Em vez de um quarto ciclo de vida, a montadora racionaliza o portfólio e deixa o topo do segmento premium para as marcas-irmãs do grupo, como Audi e Porsche.

Origem e legado de um projeto ousado

Lançado em 2002 (ano-modelo 2003), o Touareg nasceu de um projeto conjunto entre Volkswagen, Audi e Porsche.

Dessa colaboração surgiram também Audi Q7 e Porsche Cayenne, que compartilharam bases de engenharia.

O objetivo era claro: elevar a Volkswagen ao território premium com um SUV de luxo sob uma insígnia generalista.

Ao longo de três gerações, o Touareg acumulou feitos técnicos e versões pouco comuns no mercado, como o V10 TDI e configurações V8 e W12 em diferentes fases e regiões.

Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.
Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.

O modelo ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades produzidas, consolidando seu papel histórico no catálogo global.

Essa trajetória ajuda a dimensionar o impacto simbólico do fim do Volkswagen Touareg.

Tayron ocupa espaço e amplia a oferta

Para preencher parte do vácuo que será deixado no topo da linha, a Volkswagen apresentou na Europa o Tayron, com cinco ou sete lugares.

O SUV teve estreia mundial em outubro de 2024 e começou a chegar às concessionárias europeias ao longo de 2025.

Entre os destaques, há opção híbrida plug-in com autonomia elétrica superior a 100 km (ciclo europeu), além de capacidade de reboque de até 2.500 kg em versões 2.0 TSI com tração integral.

Com posicionamento abaixo do Touareg, o Tayron mira famílias que precisam de espaço, mas evitam preços de luxo, alinhando-se à prioridade de volume.

Esse movimento reforça o foco em Tiguan, T-Cross e outros SUVs globais, enquanto a aposentadoria do Touareg reordena a prateleira superior da marca.

E no Brasil, o que muda

Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.
Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.

No mercado brasileiro, o Touareg teve duas gerações vendidas oficialmente e saiu de linha no início de 2019.

A decisão seguiu uma combinação de fatores: procura baixa por SUVs de luxo de marcas não premium, dólar alto e preços próximos a Audi Q7 e Porsche Cayenne.

Em 2018, por exemplo, o SUV somou apenas seis emplacamentos no país, sinal claro de retração.

Com a aposentadoria do Touareg, nada muda de imediato no Brasil, onde o papel de SUVs médios e compactos continua com Taos, T-Cross e, após sua volta, Tiguan.

O fim do Volkswagen Touareg consolida o cenário: o topo do luxo fica concentrado nas demais marcas do grupo, enquanto a Volks reforça o coração do portfólio.

Estados Unidos já haviam virado a página

Nos EUA, o Touareg saiu de cena após o ano-modelo 2017. A Volkswagen posicionou o Atlas como alternativa mais espaçosa e acessível, voltada ao público de três fileiras que domina as vendas por lá.

Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.
Volkswagen deve encerrar o Touareg em 2026 após 24 anos e focar em SUVs como T-Cross, Tiguan e Tayron, priorizando mercados-chave.

Isso explica por que a aposentadoria do Touareg agora tem contornos globais, mas impacto limitado no mercado norte-americano, que já operava sem o modelo há anos.

Para especialistas, o Touareg mostrou que a Volkswagen podia jogar no alto do segmento de SUVs, misturando engenharia refinada, capacidade fora de estrada e conforto de sedã.

No entanto, a aposentadoria do Touareg evidencia a mudança de prioridades: volume, eficiência e eletrificação agora ditam o ritmo.

Enquanto isso, o consumidor deverá encontrar mais opções de cinco e sete lugares em faixas de preço intermediárias, com foco em custo total de propriedade e conectividade.

Para você, a aposentadoria do Touareg é um passo natural diante do avanço de Tiguan, T-Cross e Tayron, ou a Volkswagen deveria manter um SUV de luxo como vitrine tecnológica?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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