General Motors e Hyundai firmaram parceria inédita que prevê novos veículos no Brasil até o fim da década, incluindo um SUV cupê que marcará a aposentadoria do Onix e usará motor e câmbio do HB20.
A General Motors e a Hyundai avançam numa cooperação que vai mexer no portfólio da Chevrolet no Brasil ao longo da próxima década.
Segundo reportagem publicada pela revista Quatro Rodas nesta segunda-feira (15), o movimento abre caminho para a saída de cena do Onix por volta de 2030 e para a chegada de um SUV cupê nacional, desenvolvido sobre uma base técnica de origem Hyundai e com conjunto motor e câmbio do HB20, possivelmente com algum grau de eletrificação.
Parceria entre GM e Hyundai no Brasil
Firmado para ganhar escala e reduzir custos, o acordo entre as montadoras permite compartilhar plataformas mantendo identidade de cada marca.
-
Chevrolet Onix dará lugar a SUV cupê com motor do Hyundai HB20 e lançamento marcado para 2030
-
Marca chinesa da Stellantis pode ressuscitar um nicho que a Fiat abandonou no Brasil para reconquistar os órfãos de Tipo, Stilo e Bravo
-
Os 10 carros usados mais procurados no Brasil em 2025: guia completo para comprar com segurança
-
SUV de R$ 200 mil faz 15 km/l: Nissan Kicks Platinum surpreende em testes
No recorte da América do Sul, a programação inclui um carro compacto, um SUV compacto e duas picapes, além de uma van elétrica comercial para a América do Norte.
De acordo com apuração da Quatro Rodas, cada projeto terá desenho, acabamento e calibração próprios, mas usará estruturas e componentes comuns.
Para a Chevrolet, a reorientação reforça o foco em SUVs e derivados, tendência já predominante no mercado brasileiro.
O futuro da família Onix
O acordo entre GM e Hyundai contempla apenas um automóvel compacto e um SUV compacto. Nesse desenho, a manutenção simultânea de Onix hatch e Onix Plus perde espaço.
A revista Quatro Rodas apontou que nenhuma das carrocerias terá nova geração; ambas devem ser descontinuadas “na virada da década”, com a possibilidade de alguma versão básica sobreviver por tempo limitado, a depender da demanda por modelos de entrada.
A decisão final, porém, ainda não foi comunicada oficialmente pela GM.
SUV cupê da Chevrolet
O substituto planejado para ocupar o lugar do Onix mira o nicho de SUVs cupês compactos, segmento inaugurado por rivais como VW Nivus e Fiat Fastback.
A proposta combina altura de rodagem e espaço interno de SUV com linha de teto inclinada, solução que tende a garantir porta-malas próximo ao de um sedã sem abrir mão do apelo visual.
O lançamento é estimado para o fim da década, acompanhando o cronograma geral da parceria.
Base técnica do novo modelo
Segundo informações reveladas pela Quatro Rodas, o projeto do SUV da Chevrolet nascerá sobre a plataforma da próxima geração do Hyundai HB20 e adotará motor e transmissão fornecidos pela marca sul-coreana.
Os estudos incluem eletrificação leve, alinhada à estratégia de ganhos de eficiência nas linhas compactas.
Embora o compartilhamento da base esteja confirmado entre as empresas, os detalhes de aplicação ao produto específico da Chevrolet – como calibração, potência e níveis de eletrificação – não foram oficializados até o momento.
Produção em Gravataí e Piracicaba
O desenho industrial também está em discussão. A carroceria e o interior do novo Chevrolet serão próprios da marca, mas a base e componentes virão do ecossistema técnico comum.
A reportagem da Quatro Rodas indica que o SUV cupê da Chevrolet deverá ocupar a fábrica de Gravataí (RS), hoje responsável pela linha Onix, enquanto o novo HB20 seguirá em Piracicaba (SP).
A GM ainda não confirmou oficialmente a alocação; a definição dependerá do avanço de engenharia e de investimentos.
Investimentos no Brasil
O plano de investimentos de R$ 7 bilhões (2024–2028) anunciado pela GM no Brasil não inclui, por ora, esse SUV cupê desenvolvido com base Hyundai.
O pacote atual prioriza modernização de fábricas, tecnologias híbridas flex e a renovação de portfólio até 2028.
Projetos com estreia após esse horizonte tendem a ser incluídos em ciclos seguintes de investimento.
Projeto Carbon em 2026
Antes da aposentadoria do Onix, a Chevrolet prepara um SUV compacto de entrada sobre a plataforma GEM – a mesma do Onix atual –, conhecido internamente como Projeto Carbon.
A previsão é de lançamento no início de 2026, com posicionamento para preencher a faixa de preço entre Onix e Tracker, à semelhança do movimento feito por Fiat Pulse e VW Tera.
Esse modelo deve exibir rodas maiores, visual mais robusto e inspiração no Equinox EV em elementos de design.
Concorrentes no mercado
Com o Onix saindo gradualmente de cena e o Carbon assumindo patamar de entrada, a Chevrolet tende a racionalizar a gama em torno de SUVs e derivados.
No campo dos rivais, o VW Tera estreou produção em Taubaté (SP) em março de 2025, reforçando a disputa no subcompacto/compacto e servindo de referência para posicionamento e conteúdo de equipamentos.
A chegada do SUV cupê da Chevrolet, já próximo de 2030, deve mirar uma faixa superior de preço e conteúdo, onde Nivus e Fastback atuam hoje.
O que pode mudar até o lançamento
Há um grau de incerteza típico de projetos de longo prazo.
O cronograma exato da descontinuação do Onix, a plataforma final do novo SUV da Chevrolet e o nível de eletrificação do conjunto motriz dependem de decisões técnicas e industriais a serem tomadas nos próximos anos.
A parceria GM–Hyundai dá a estrutura para isso, mas a configuração final pode variar conforme demanda do mercado, regulação e cadeia de suprimentos.
Por enquanto, o que mais interessa ao consumidor: um SUV cupê com jeito de sedã no porta-malas, mecânica compartilhada com o HB20 e produção nacional parece estar no horizonte da Chevrolet; no seu lugar, o Onix faz sentido permanecer até 2030 ou a transição deveria acontecer antes?