1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Fim de uma era: Onix será aposentado e novo Chevrolet fabricado no Brasil será feito em parceria com a Hyundai, dando origem a SUV com motor do HB20 e plataforma inédita
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Fim de uma era: Onix será aposentado e novo Chevrolet fabricado no Brasil será feito em parceria com a Hyundai, dando origem a SUV com motor do HB20 e plataforma inédita

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/09/2025 às 16:35
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

General Motors e Hyundai firmaram parceria inédita que prevê novos veículos no Brasil até o fim da década, incluindo um SUV cupê que marcará a aposentadoria do Onix e usará motor e câmbio do HB20.

A General Motors e a Hyundai avançam numa cooperação que vai mexer no portfólio da Chevrolet no Brasil ao longo da próxima década.

Segundo reportagem publicada pela revista Quatro Rodas nesta segunda-feira (15), o movimento abre caminho para a saída de cena do Onix por volta de 2030 e para a chegada de um SUV cupê nacional, desenvolvido sobre uma base técnica de origem Hyundai e com conjunto motor e câmbio do HB20, possivelmente com algum grau de eletrificação.

Parceria entre GM e Hyundai no Brasil

Firmado para ganhar escala e reduzir custos, o acordo entre as montadoras permite compartilhar plataformas mantendo identidade de cada marca.

No recorte da América do Sul, a programação inclui um carro compacto, um SUV compacto e duas picapes, além de uma van elétrica comercial para a América do Norte.

De acordo com apuração da Quatro Rodas, cada projeto terá desenho, acabamento e calibração próprios, mas usará estruturas e componentes comuns.

Para a Chevrolet, a reorientação reforça o foco em SUVs e derivados, tendência já predominante no mercado brasileiro.

O futuro da família Onix

Chevrolet Onix será aposentado até 2030 e substituído por SUV cupê feito em parceria com a Hyundai, com motor do HB20. (Imagem: projeção/ Quatro Rodas)

O acordo entre GM e Hyundai contempla apenas um automóvel compacto e um SUV compacto. Nesse desenho, a manutenção simultânea de Onix hatch e Onix Plus perde espaço.

A revista Quatro Rodas apontou que nenhuma das carrocerias terá nova geração; ambas devem ser descontinuadas “na virada da década”, com a possibilidade de alguma versão básica sobreviver por tempo limitado, a depender da demanda por modelos de entrada.

A decisão final, porém, ainda não foi comunicada oficialmente pela GM.

SUV cupê da Chevrolet

O substituto planejado para ocupar o lugar do Onix mira o nicho de SUVs cupês compactos, segmento inaugurado por rivais como VW Nivus e Fiat Fastback.

A proposta combina altura de rodagem e espaço interno de SUV com linha de teto inclinada, solução que tende a garantir porta-malas próximo ao de um sedã sem abrir mão do apelo visual.

O lançamento é estimado para o fim da década, acompanhando o cronograma geral da parceria.

Base técnica do novo modelo

Segundo informações reveladas pela Quatro Rodas, o projeto do SUV da Chevrolet nascerá sobre a plataforma da próxima geração do Hyundai HB20 e adotará motor e transmissão fornecidos pela marca sul-coreana.

Os estudos incluem eletrificação leve, alinhada à estratégia de ganhos de eficiência nas linhas compactas.

Embora o compartilhamento da base esteja confirmado entre as empresas, os detalhes de aplicação ao produto específico da Chevrolet – como calibração, potência e níveis de eletrificação – não foram oficializados até o momento.

Produção em Gravataí e Piracicaba

O desenho industrial também está em discussão. A carroceria e o interior do novo Chevrolet serão próprios da marca, mas a base e componentes virão do ecossistema técnico comum.

A reportagem da Quatro Rodas indica que o SUV cupê da Chevrolet deverá ocupar a fábrica de Gravataí (RS), hoje responsável pela linha Onix, enquanto o novo HB20 seguirá em Piracicaba (SP).

A GM ainda não confirmou oficialmente a alocação; a definição dependerá do avanço de engenharia e de investimentos.

Investimentos no Brasil

O plano de investimentos de R$ 7 bilhões (2024–2028) anunciado pela GM no Brasil não inclui, por ora, esse SUV cupê desenvolvido com base Hyundai.

O pacote atual prioriza modernização de fábricas, tecnologias híbridas flex e a renovação de portfólio até 2028.

Projetos com estreia após esse horizonte tendem a ser incluídos em ciclos seguintes de investimento.

Projeto Carbon em 2026

Antes da aposentadoria do Onix, a Chevrolet prepara um SUV compacto de entrada sobre a plataforma GEM – a mesma do Onix atual –, conhecido internamente como Projeto Carbon.

A previsão é de lançamento no início de 2026, com posicionamento para preencher a faixa de preço entre Onix e Tracker, à semelhança do movimento feito por Fiat Pulse e VW Tera.

Esse modelo deve exibir rodas maiores, visual mais robusto e inspiração no Equinox EV em elementos de design.

Concorrentes no mercado

Com o Onix saindo gradualmente de cena e o Carbon assumindo patamar de entrada, a Chevrolet tende a racionalizar a gama em torno de SUVs e derivados.

No campo dos rivais, o VW Tera estreou produção em Taubaté (SP) em março de 2025, reforçando a disputa no subcompacto/compacto e servindo de referência para posicionamento e conteúdo de equipamentos.

A chegada do SUV cupê da Chevrolet, já próximo de 2030, deve mirar uma faixa superior de preço e conteúdo, onde Nivus e Fastback atuam hoje.

O que pode mudar até o lançamento

Há um grau de incerteza típico de projetos de longo prazo.

O cronograma exato da descontinuação do Onix, a plataforma final do novo SUV da Chevrolet e o nível de eletrificação do conjunto motriz dependem de decisões técnicas e industriais a serem tomadas nos próximos anos.

A parceria GM–Hyundai dá a estrutura para isso, mas a configuração final pode variar conforme demanda do mercado, regulação e cadeia de suprimentos.

Por enquanto, o que mais interessa ao consumidor: um SUV cupê com jeito de sedã no porta-malas, mecânica compartilhada com o HB20 e produção nacional parece estar no horizonte da Chevrolet; no seu lugar, o Onix faz sentido permanecer até 2030 ou a transição deveria acontecer antes?

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x