Mais que preço baixo: design atualizado e pacote opcional tentam dar fôlego ao Pulse Drive 1.3 2026
O Fiat Pulse Drive 1.3 manual volta em 2026 ocupando novamente o título de SUV mais barato do Brasil. Agora com preço de R$ 99.990, o modelo da Fiat se posiciona abaixo dos rivais VW Tera MPI e Renault Kardian, que encareceram ainda mais.
Mas nem tudo são flores. O aumento de preço aproximou o Pulse aos R$ 100 mil, exigindo do consumidor uma análise criteriosa do que ele realmente oferece frente à concorrência.
Design atualizado, mas ainda simples
As mudanças da linha 2026 no Pulse são sutis, focadas na dianteira. O SUV agora traz o mesmo para-choque do Fiat Fastback, com aberturas verticais nas extremidades. As grades receberam novos desenhos, mas os faróis full LED continuam ausentes, aparecendo apenas em versões mais caras como a Impetus Hybrid e a Abarth.
Na traseira, nenhuma novidade. O porta-malas segue com 370 litros, número que parece competitivo, mas perde em espaço real para o VW Tera (410 L) e o Renault Kardian (407 L), que usam a medição VDA, considerada mais fiel.
-
5 carros usados bons para trabalho com baixo custo de manutenção entre R$ 25 mil e R$ 58 mil: Toyota, Chevrolet, Fiat, VW e Renault oferecem modelos econômicos, espaçosos e confiáveis
-
Modelo da Fiat tem motor que aguenta mais de 300 mil km, faz até 15,1 km/l e entrega 77 cv a partir de R$ 34,9 mil; Conheça opções de Fiat Uno Firefly usado
-
Novo Honda Civic 2026 chega ao Brasil repaginado, com autonomia de mais de 1.000 km, motor 2.0 e até mesmo bancos elétricos! Tudo isso pelo mesmo preço visando disputar mercado com Toyota Corolla, Volkswagen Jetta e outros
-
Mercedes-Benz lança carro inspirado no Mundial de LoL e surpreende fãs com design luxuoso
O acabamento também denuncia sua posição de entrada. Retrovisores e maçanetas em preto fosco contrastam com rivais que oferecem pintura de série. Para melhorar, há o Pack Plus (R$ 2.990), que adiciona rodas de liga leve, câmera de ré e sensores de estacionamento.
Equipamentos: acertos e falhas
Entre os pontos positivos, o Fiat Pulse Drive 1.3 entrega central multimídia de 8,5” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital — item que nem sempre aparece nos rivais — e retrovisores elétricos.
Mas há lacunas preocupantes. O modelo conta apenas com quatro airbags (frontais e laterais). Já o VW Tera MPI e o Renault Kardian oferecem seis airbags, além de tecnologias como frenagem autônoma de emergência e detector de fadiga.
Nesse quesito, o Pulse mostra claramente onde economizou. O consumidor leva um SUV barato, mas abre mão de recursos de segurança que já viraram padrão no segmento.
Motor e consumo: desempenho justo, mas evolução estagnada
O motor 1.3 aspirado rende 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm (gasolina/etanol). O câmbio manual de cinco marchas é preciso, mas pede uma sexta marcha para reduzir ruídos em velocidades mais altas.
Nos testes, o SUV fez de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos — nada brilhante, mas aceitável para a categoria.
O consumo de combustível chama atenção:
- Cidade: 13,3 km/l
- Estrada: 16,2 km/l
Embora bons, os números pioraram em relação ao lançamento de 2022, reflexo das mudanças no motor para atender às normas do Proconve L8. Ainda assim, o Pulse continua competitivo frente aos rivais.
Vale a pena comprar?
Por R$ 99.990, o Fiat Pulse Drive 2026 continua sendo uma das entradas mais acessíveis ao universo dos SUVs no Brasil. Ele oferece vantagens como ar-condicionado digital e o TC+, assistente de tração exclusivo no segmento.
Por outro lado, perde pontos importantes em segurança e espaço interno, além de exigir do consumidor um pacote adicional para não parecer básico demais.
É o típico caso em que o bolso pesa tanto quanto a lista de equipamentos.
Testes de desempenho – Fiat Pulse Drive 1.3 MT
- Aceleração
- 0 a 100 km/h: 12,39 s
- 0 a 1.000 m: 34,40 s / 149,48 km/h
- Retomadas
- 40 a 80 km/h: 7,13 s
- 60 a 100 km/h: 11,02 s
- 80 a 120 km/h: 23,48 s
- Frenagens
- 60 km/h a 0: 14,21 m
- 80 km/h a 0: 25,25 m
- 100 km/h a 0: 39,92 m
- 120 km/h a 0: 57,07 m
- Consumo
- Urbano: 13,3 km/l
- Rodoviário: 16,2 km/l
- Ruído interno (sem ar-condicionado)
- Neutro / RPM máx.: 42,5 / 73,7 dBA
- 80 km/h: 67,1 dBA
- 120 km/h: 73,9 dBA
Ficha técnica – Fiat Pulse Drive 1.3 MT
- Motor: Gasolina/Etanol, dianteiro, transversal, 4 cilindros, aspirado, 8 válvulas, 1.332 cm³
- Potência: 107 cv (etanol) / 98 cv (gasolina)
- Torque: 13,7 kgfm (etanol) / 13,2 kgfm (gasolina)
- Transmissão: Manual, 5 marchas, tração dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
- Freios: Disco ventilado (dianteiros), tambor (traseiros)
- Direção: Elétrica, 10,5 m de diâmetro de giro
- Rodas e pneus: Liga leve 16″, 195/60 R16
- Dimensões:
- Comprimento: 4,095 m
- Largura: 1,777 m
- Altura: 1,550 m
- Entre-eixos: 2,532 m
- Peso: 1.140 kg
- Vão livre: 18,9 cm
- Porta-malas: 370 litros
- Tanque de combustível: 47 litros
- Rotação a 100 km/h: 2.850 rpm
- Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
- Volante: 2,5 voltas
E você? Se tivesse R$ 100 mil hoje, preferiria o Fiat Pulse Drive 1.3 como o SUV mais barato ou investiria em um concorrente mais equipado, mesmo pagando mais?
Deixe sua opinião nos comentários.
Compraria até no escuro porque já tive um 147 1979 azul tireno.
Sou fã da fiat antes de 1977 no Brasil em Betim.
Preciso ganhar na Mega para colecionar toda linha FIAT de 1977 até o último 2026