Um hatch que mistura a herança do Uno com a inovação da Stellantis
O Fiat Grande Panda foi apresentado na Europa em 2024. Ele surge como o sucessor natural do Argo e também como o herdeiro do lendário Uno.
A produção nacional começará em 2026, na unidade da Stellantis em Betim (MG). Assim, a marca reforça sua presença no mercado e mantém viva a tradição Fiat.
Design inspirado no Uno e proporções equilibradas
O Grande Panda mede 3,99 metros de comprimento e tem 2,54 metros de entre-eixos. Essas medidas são equivalentes às do Citroën C3 e do Argo.
A carroceria apresenta linhas retas e robustas, remetendo diretamente ao Uno. Portanto, a identidade histórica da Fiat permanece preservada.
No interior, o hatch traz painel digital de 10 polegadas e central multimídia de 10,25”, moldados em peça oval. Esse formato homenageia a pista de testes de Lingotto, em Turim.
Espaço interno funcional e soluções práticas
Apesar do porte compacto, o Grande Panda acomoda dois adultos e uma criança no banco traseiro.
Além disso, oferece mais conforto que o Argo e supera o Mobi em espaço útil. Dessa forma, garante equilíbrio entre praticidade e usabilidade diária.
-
5 câmbios automáticos que são problemáticos e vão dar uma dor de cabeça de quase 12 mil reais: modelos da Fiat, Ford, Volkswagen, Peugeot e Citroën
-
Volkswagen pausa produção de Golf e Tiguan, nega falta de chips, mas monitora crise global após bloqueio da fabricante Nexperia pela Holanda e China
-
5 carros usados produzidos no Brasil de R$ 18 a R$ 50 mil
-
4 carros esquecidos no Brasil, mas que ainda são bons negócios
Motorização híbrida leve e tecnologia global
Em 2024, o hatch foi testado em Balocco, na Itália, em versão híbrida leve de 48V. O conjunto une um motor elétrico de 29 cv ao 1.2 turbo de 101 cv.
Assim, a potência combinada chega a 110 cv. Esse sistema, previsto também para o Jeep Commander brasileiro em 2026, atua como apoio de desempenho.
Ele garante eficiência adicional, além de permitir trajetos curtos em modo elétrico. Contudo, sua principal função é aumentar a performance com economia.
Opções confirmadas para o Brasil
No Brasil, o Grande Panda terá duas motorizações principais. A primeira será o 1.0 Firefly aspirado, que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm de torque.
A segunda será o T200 1.0 turbo com até 130 cv e 20,4 kgfm de torque. Essa opção contará com sistema híbrido leve de 12V, já presente em Fastback, Pulse e Peugeot 208.
As transmissões disponíveis incluirão câmbio manual de cinco marchas e CVT com sete marchas simuladas. Assim, o hatch oferecerá alternativas variadas ao público.
Aposta da Fiat para o futuro
A Stellantis projeta o Grande Panda como um dos modelos mais estratégicos de sua linha nacional a partir de 2026.
Com produção confirmada em Betim (MG), o hatch combina a tradição do Uno com soluções tecnológicas modernas.
Portanto, a Fiat aposta em um compacto que une história, eficiência e inovação para conquistar o consumidor brasileiro.