O FIAT Grand Siena Attractive 1.4 2013 continua sendo uma opção procurada no mercado de usados, especialmente por quem busca um sedã espaçoso e econômico. Porém, antes da compra, é importante avaliar os custos de manutenção. Saber quanto se gasta com revisões, peças e serviços ajuda o motorista a planejar melhor o orçamento e evitar surpresas na oficina.
O Fiat Gran Siena sempre foi uma das opções de sedã compacto mais procuradas por quem busca espaço interno, porta-malas generoso e custos acessíveis.
Para entender se esse modelo realmente compensa, o canal Bate-Papo automotivo detalhou os valores de aquisição, documentação, manutenção, consumo, equipamentos e também compará-lo com seus principais concorrentes de mercado.
Custos de compra e documentação
O modelo analisado é o Gran Siena Attractive 1.4 8V Flex, câmbio manual, ano 2013. Em junho de 2025, a tabela KBB mostra preço médio de R$ 31.860, enquanto a tabela Fipe indica R$ 33.074.
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Na hora da compra, entram ainda os custos burocráticos. A taxa de transferência está em R$ 270. Caso precise instalar as placas Mercosul, o gasto médio é de R$ 300.
Assim, considerando a tabela Fipe, o valor inicial para colocar o carro na garagem sobe para R$ 33.645,20.
IPVA, licenciamento e seguro
O IPVA em Minas Gerais corresponde a 4% do valor da Fipe, ou seja, R$ 1.322,96. O licenciamento custa R$ 35,18. Já o seguro, estimado em 5% da tabela Fipe, chega a R$ 1.653,70, mas pode variar de acordo com perfil do motorista, localidade e histórico de bônus.
Somando esses custos com a depreciação média de R$ 485,33 por ano nos últimos três anos, o valor anual para manter o carro com documentação e seguro em dia gira em torno de R$ 4.497,17, cerca de R$ 374,76 por mês.
Depreciação
Entre junho de 2022 e junho de 2025, o Gran Siena caiu de R$ 37.530 para R$ 33.074, redução de quase 12% no período. Isso equivale a uma desvalorização média de 3,96% ao ano, considerada baixa para carros usados nessa faixa.
Manutenção e cesta de peças
A manutenção preventiva apresenta preços acessíveis. Exemplos:
- Pastilhas de freio dianteiras: R$ 114
- Discos de freio dianteiros: R$ 357
- Velas de ignição (jogo com 4): R$ 104
- Pneus: R$ 226 cada
- Óleo do moto (3 litros): R$ 102
- Correia de acessórios: R$ 76
- Kit correia dentada (com tensor): R$ 198
- Amortecedores (jogo com 4): R$ 1.305
- Filtros (óleo, ar, combustível e cabine): total de R$ 86
Somando todos os itens, a cesta de manutenção preventiva alcança R$ 4.368, valor considerado razoável para um sedã compacto. Porém, é importante lembrar que esse custo não ocorre de uma vez: ele se distribui ao longo do tempo de uso.
Consumo e combustível
O tanque do Gran Siena tem 48 litros. Com gasolina a R$ 6,22, encher o tanque custa R$ 298,56.
Segundo dados oficiais:
- Consumo na cidade: 11,2 km/l na gasolina e 7,7 km/l no etanol
- Consumo na estrada: 13,1 km/l na gasolina e 9 km/l no etanol
A autonomia varia de 370 km no etanol (cidade) até 629 km na gasolina (estrada).
Para quem roda cerca de 1.000 km por mês, o gasto médio com gasolina é de R$ 511,93, o que dá um custo por quilômetro de R$ 0,51.
Equipamentos de série e opcionais
Na versão Atractive 2013, o carro oferece:
- Direção hidráulica
- Ajuste de altura da coluna
- Vidros dianteiros elétricos
- Travas elétricas
- Ar-condicionado
- Computador de bordo
- Airbags frontais
- Freios ABS
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Faróis de neblina
Entre os opcionais, destacam-se vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, alarme, rodas de liga leve, ajuste do banco do motorista, sensor de estacionamento e sistema de som original com CD, USB e Bluetooth.
Mecânica e desempenho
O motor Fire EVO 1.4 Flex entrega 88 cv no etanol e 85 cv na gasolina, com torque de até 12,5 kgfm a 3.500 rpm.
O carro pesa 1.094 kg, resultando em relação peso-potência de 12,4 kg/cv. O 0 a 100 km/h fica em 12,5 segundos, desempenho modesto, mas adequado ao uso urbano.
O câmbio manual de cinco marchas (C513) tem engates longos e pouco precisos, o que pode incomodar. A suspensão é simples, com McPherson na frente e eixo de torção atrás. No freio, há discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
Um ponto forte é o porta-malas de 520 litros, superior até a alguns sedãs médios, com banco traseiro rebatível de série.
Pontos positivos e negativos
Entre os destaques estão:
- Robustez mecânica
- Preços baixos de peças
- Bom consumo, especialmente na estrada
- Lista razoável de equipamentos
- Porta-malas muito amplo
Por outro lado, há limitações:
- Desempenho fraco com carro cheio
- Visibilidade traseira ruim
- Suspensão que compromete estabilidade em curvas
- Peças de acabamento externas caras
- Câmbio automatizado Dualogic problemático (fugir dessa opção)
Comparação com concorrentes
Na faixa dos R$ 33 mil a R$ 35 mil, os principais rivais são:
- Nissan Versa S 1.6 2013: R$ 33.227
- Renault Logan Expression 1.6 2014: R$ 33.636
- Toyota Etios Sedan X 1.5 2013: R$ 36.532
- Chevrolet Prisma LT 1.4 2012: R$ 29.748
- Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 2013: R$ 33.310
- Volkswagen Voyage Trend 1.6 2012: R$ 32.562
O Gran Siena leva vantagem no custo de peças e no espaço do porta-malas. Já o Voyage tem maior valorização de mercado, o Logan oferece espaço interno generoso e o New Fiesta entrega mais tecnologia, como airbags extras.
Considerações finais
O Fiat Gran Siena 1.4 Atractive 2013 se mostra um sedã acessível, econômico e robusto. Seus custos de manutenção e documentação cabem no bolso de quem procura um carro usado para uso diário. Além disso, a depreciação controlada garante boa relação custo-benefício.
Entretanto, o desempenho limitado e alguns problemas de acabamento exigem atenção. Para quem busca espaço, economia e peças baratas, o modelo é uma escolha segura.
Mas, para motoristas que valorizam desempenho ou estabilidade em curvas, pode ser interessante considerar concorrentes como Voyage ou New Fiesta.
O Gran Siena ainda tem seu espaço garantido no mercado de usados, principalmente para quem procura praticidade e custo baixo de manutenção em um carro com perfil familiar.