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FIAT Grand Siena 2013: saiba quanto custa manter o sedã 1.4 Attractive

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 21/08/2025 às 20:31
FIAT Grand Siena 2013
Foto: Reprodução
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O FIAT Grand Siena Attractive 1.4 2013 continua sendo uma opção procurada no mercado de usados, especialmente por quem busca um sedã espaçoso e econômico. Porém, antes da compra, é importante avaliar os custos de manutenção. Saber quanto se gasta com revisões, peças e serviços ajuda o motorista a planejar melhor o orçamento e evitar surpresas na oficina.

O Fiat Gran Siena sempre foi uma das opções de sedã compacto mais procuradas por quem busca espaço interno, porta-malas generoso e custos acessíveis.

Para entender se esse modelo realmente compensa, o canal Bate-Papo automotivo detalhou os valores de aquisição, documentação, manutenção, consumo, equipamentos e também compará-lo com seus principais concorrentes de mercado.

Custos de compra e documentação

O modelo analisado é o Gran Siena Attractive 1.4 8V Flex, câmbio manual, ano 2013. Em junho de 2025, a tabela KBB mostra preço médio de R$ 31.860, enquanto a tabela Fipe indica R$ 33.074.

Na hora da compra, entram ainda os custos burocráticos. A taxa de transferência está em R$ 270. Caso precise instalar as placas Mercosul, o gasto médio é de R$ 300.

Assim, considerando a tabela Fipe, o valor inicial para colocar o carro na garagem sobe para R$ 33.645,20.

IPVA, licenciamento e seguro

O IPVA em Minas Gerais corresponde a 4% do valor da Fipe, ou seja, R$ 1.322,96. O licenciamento custa R$ 35,18. Já o seguro, estimado em 5% da tabela Fipe, chega a R$ 1.653,70, mas pode variar de acordo com perfil do motorista, localidade e histórico de bônus.

Somando esses custos com a depreciação média de R$ 485,33 por ano nos últimos três anos, o valor anual para manter o carro com documentação e seguro em dia gira em torno de R$ 4.497,17, cerca de R$ 374,76 por mês.

Depreciação

Entre junho de 2022 e junho de 2025, o Gran Siena caiu de R$ 37.530 para R$ 33.074, redução de quase 12% no período. Isso equivale a uma desvalorização média de 3,96% ao ano, considerada baixa para carros usados nessa faixa.

Manutenção e cesta de peças

A manutenção preventiva apresenta preços acessíveis. Exemplos:

  • Pastilhas de freio dianteiras: R$ 114
  • Discos de freio dianteiros: R$ 357
  • Velas de ignição (jogo com 4): R$ 104
  • Pneus: R$ 226 cada
  • Óleo do moto (3 litros): R$ 102
  • Correia de acessórios: R$ 76
  • Kit correia dentada (com tensor): R$ 198
  • Amortecedores (jogo com 4): R$ 1.305
  • Filtros (óleo, ar, combustível e cabine): total de R$ 86

Somando todos os itens, a cesta de manutenção preventiva alcança R$ 4.368, valor considerado razoável para um sedã compacto. Porém, é importante lembrar que esse custo não ocorre de uma vez: ele se distribui ao longo do tempo de uso.

Consumo e combustível

O tanque do Gran Siena tem 48 litros. Com gasolina a R$ 6,22, encher o tanque custa R$ 298,56.

Segundo dados oficiais:

  • Consumo na cidade: 11,2 km/l na gasolina e 7,7 km/l no etanol
  • Consumo na estrada: 13,1 km/l na gasolina e 9 km/l no etanol

A autonomia varia de 370 km no etanol (cidade) até 629 km na gasolina (estrada).

Para quem roda cerca de 1.000 km por mês, o gasto médio com gasolina é de R$ 511,93, o que dá um custo por quilômetro de R$ 0,51.

Equipamentos de série e opcionais

Na versão Atractive 2013, o carro oferece:

  • Direção hidráulica
  • Ajuste de altura da coluna
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Travas elétricas
  • Ar-condicionado
  • Computador de bordo
  • Airbags frontais
  • Freios ABS
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis de neblina

Entre os opcionais, destacam-se vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, alarme, rodas de liga leve, ajuste do banco do motorista, sensor de estacionamento e sistema de som original com CD, USB e Bluetooth.

Mecânica e desempenho

O motor Fire EVO 1.4 Flex entrega 88 cv no etanol e 85 cv na gasolina, com torque de até 12,5 kgfm a 3.500 rpm.

O carro pesa 1.094 kg, resultando em relação peso-potência de 12,4 kg/cv. O 0 a 100 km/h fica em 12,5 segundos, desempenho modesto, mas adequado ao uso urbano.

O câmbio manual de cinco marchas (C513) tem engates longos e pouco precisos, o que pode incomodar. A suspensão é simples, com McPherson na frente e eixo de torção atrás. No freio, há discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

Um ponto forte é o porta-malas de 520 litros, superior até a alguns sedãs médios, com banco traseiro rebatível de série.

Pontos positivos e negativos

Entre os destaques estão:

  • Robustez mecânica
  • Preços baixos de peças
  • Bom consumo, especialmente na estrada
  • Lista razoável de equipamentos
  • Porta-malas muito amplo

Por outro lado, há limitações:

  • Desempenho fraco com carro cheio
  • Visibilidade traseira ruim
  • Suspensão que compromete estabilidade em curvas
  • Peças de acabamento externas caras
  • Câmbio automatizado Dualogic problemático (fugir dessa opção)

Comparação com concorrentes

Na faixa dos R$ 33 mil a R$ 35 mil, os principais rivais são:

  • Nissan Versa S 1.6 2013: R$ 33.227
  • Renault Logan Expression 1.6 2014: R$ 33.636
  • Toyota Etios Sedan X 1.5 2013: R$ 36.532
  • Chevrolet Prisma LT 1.4 2012: R$ 29.748
  • Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 2013: R$ 33.310
  • Volkswagen Voyage Trend 1.6 2012: R$ 32.562

O Gran Siena leva vantagem no custo de peças e no espaço do porta-malas. Já o Voyage tem maior valorização de mercado, o Logan oferece espaço interno generoso e o New Fiesta entrega mais tecnologia, como airbags extras.

Considerações finais

O Fiat Gran Siena 1.4 Atractive 2013 se mostra um sedã acessível, econômico e robusto. Seus custos de manutenção e documentação cabem no bolso de quem procura um carro usado para uso diário. Além disso, a depreciação controlada garante boa relação custo-benefício.

Entretanto, o desempenho limitado e alguns problemas de acabamento exigem atenção. Para quem busca espaço, economia e peças baratas, o modelo é uma escolha segura.

Mas, para motoristas que valorizam desempenho ou estabilidade em curvas, pode ser interessante considerar concorrentes como Voyage ou New Fiesta.

O Gran Siena ainda tem seu espaço garantido no mercado de usados, principalmente para quem procura praticidade e custo baixo de manutenção em um carro com perfil familiar.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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