Após participar ontem da reunião com Lula e de ministros com entidades sindicais, a comitiva da FUP – Federação Única dos Petroleiros, em Brasília, realizou outros dois importantes encontros com representantes do governo na quinta-feira, 19.
O objetivo é abordar questões relacionadas à reconstrução da Petrobras e à recuperação da indústria de petróleo e gás, com foco na soberania nacional e no desenvolvimento nacional. A agenda começou pela manhã, quando dirigentes da federação se reuniram com Miriam Bergio, secretária-executiva do Ministério do Interior, no Palazzo Planalto. Foram discutidos assuntos da agenda dos petroleiros, como a suspensão e reversão da privatização do sistema petrolífero brasileiro, bem como a restauração de fábricas de fertilizantes nitrogenados e investimentos nos estados do Nordeste e do Norte para reestruturar o país.
Federação Única dos Petroleiros discutiu assuntos sobre Pré-Sal e Lei das Estatais
A FUP também discute outros assuntos relacionados, como a revisão da Lei das Estatais (13.303/16), o projeto da Linha 3 do Pré-Sal (escoamento de gás da Bacia de Santos para o Comperj), o impacto da exploração petrolífera região entre o Mapa e o Rio Grande do Norte), o papel do setor de petróleo e gás na reestruturação do Ministério de Minas e Energia e a democratização da gestão da Petrobras.
A Federação Única dos Petroleiros encontrou-se ainda com José Guimarães, vice-presidente dos Dirigentes Governamentais da Câmara de Comércio, e destacou alguns dos temas e outras questões discutidas com o Secretário Executivo do Ministério do Interior.
-
Itália aplica multa de €1 bilhão a 6 petroleiras por formação de cartel; ENI, Esso, IP, Q8, Saras e Tamoil estão entre as companhias penalizadas
-
Cathay Petroleum fecha acordo de comercialização de 110 mil barris/dia com a Prio e amplia presença da trading asiática no mercado de petróleo do Brasil
-
Royalties da ANP: distribuição oficial da produção de julho alcança estados, municípios, União, Fundo Especial, contratos de concessão e cessão onerosa no Brasil
-
Setor de gás no Brasil: diretora da Ultragaz destaca nível de regulação
Os principais temas discutidos no encontro foram o restabelecimento imediato da Política Nacional de Ingredientes, o restabelecimento e reativação do Fundo Social do Pré-Sal e o Projeto de Lei 1472/2021, que propõe uma alternativa à Política de Paridade de Importação (PPI), uma proposta que tramita no Senado Aprovada e discutida no Senado sob relatoria do vice-presidente Zé Neto (PT/BA). Dada a relevância dos itens legislativos relacionados à indústria de petróleo e gás, os líderes sindicais enfatizaram a importância de líderes parlamentares e governamentais estabelecerem canais permanentes de diálogo com mulheres e homens trabalhadores do petróleo. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, descreveu os encontros como “muito positivos”:
“Discutimos assuntos importantes e alertamos sobre assinatura e fechamento de contratos. Infelizmente, a atual gestão da Petrobras ainda tenta continuar”. Refere-se ao processo de assinatura e entrega referente à alienação de bens estatais. Bacelar também destacou a receptividade do governo a questões fundamentais como a retomada do processo de investimentos da Petrobras e o retorno da empresa a um papel de liderança no desenvolvimento do país. “Isso mostra que a indústria do petróleo não está voltada apenas para as questões corporativas, mas também para o papel da Petrobras no desenvolvimento do nosso país”, afirmou.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.