1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Federação Única dos Petroleiros se reúnem com Lula para saber destino do mercado de petróleo; assuntos como a suspensão e reversão da privatização do sistema petrolífero brasileiro
Localização DF Tempo de leitura 3 min de leitura

Federação Única dos Petroleiros se reúnem com Lula para saber destino do mercado de petróleo; assuntos como a suspensão e reversão da privatização do sistema petrolífero brasileiro

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/01/2023 às 16:13
Federação Única dos Petroleiros se reúnem com Lula para saber destino do mercado de petróleo
Federação Única dos Petroleiros se reúnem com Lula para saber destino do mercado de petróleo (Foto/divulgação)

Após participar ontem da reunião com Lula e de ministros com entidades sindicais, a comitiva da FUP – Federação Única dos Petroleiros, em Brasília, realizou outros dois importantes encontros com representantes do governo na quinta-feira, 19.

O objetivo é abordar questões relacionadas à reconstrução da Petrobras e à recuperação da indústria de petróleo e gás, com foco na soberania nacional e no desenvolvimento nacional. A agenda começou pela manhã, quando dirigentes da federação se reuniram com Miriam Bergio, secretária-executiva do Ministério do Interior, no Palazzo Planalto. Foram discutidos assuntos da agenda dos petroleiros, como a suspensão e reversão da privatização do sistema petrolífero brasileiro, bem como a restauração de fábricas de fertilizantes nitrogenados e investimentos nos estados do Nordeste e do Norte para reestruturar o país.

Federação Única dos Petroleiros discutiu assuntos sobre Pré-Sal e Lei das Estatais

A FUP também discute outros assuntos relacionados, como a revisão da Lei das Estatais (13.303/16), o projeto da Linha 3 do Pré-Sal (escoamento de gás da Bacia de Santos para o Comperj), o impacto da exploração petrolífera região entre o Mapa e o Rio Grande do Norte), o papel do setor de petróleo e gás na reestruturação do Ministério de Minas e Energia e a democratização da gestão da Petrobras.

A Federação Única dos Petroleiros encontrou-se ainda com José Guimarães, vice-presidente dos Dirigentes Governamentais da Câmara de Comércio, e destacou alguns dos temas e outras questões discutidas com o Secretário Executivo do Ministério do Interior.

Os principais temas discutidos no encontro foram o restabelecimento imediato da Política Nacional de Ingredientes, o restabelecimento e reativação do Fundo Social do Pré-Sal e o Projeto de Lei 1472/2021, que propõe uma alternativa à Política de Paridade de Importação (PPI), uma proposta que tramita no Senado Aprovada e discutida no Senado sob relatoria do vice-presidente Zé Neto (PT/BA). Dada a relevância dos itens legislativos relacionados à indústria de petróleo e gás, os líderes sindicais enfatizaram a importância de líderes parlamentares e governamentais estabelecerem canais permanentes de diálogo com mulheres e homens trabalhadores do petróleo. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, descreveu os encontros como “muito positivos”:

“Discutimos assuntos importantes e alertamos sobre assinatura e fechamento de contratos. Infelizmente, a atual gestão da Petrobras ainda tenta continuar”. Refere-se ao processo de assinatura e entrega referente à alienação de bens estatais. Bacelar também destacou a receptividade do governo a questões fundamentais como a retomada do processo de investimentos da Petrobras e o retorno da empresa a um papel de liderança no desenvolvimento do país. “Isso mostra que a indústria do petróleo não está voltada apenas para as questões corporativas, mas também para o papel da Petrobras no desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos