1. Início
  2. / Economia
  3. / Fazenda alerta: tarifas de 50% dos EUA pode tirar R$ bilhões e encolher PIB do Brasil em 0,2 ponto até 2026
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Fazenda alerta: tarifas de 50% dos EUA pode tirar R$ bilhões e encolher PIB do Brasil em 0,2 ponto até 2026

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 14/09/2025 às 18:00
Fazenda alerta que tarifaço de 50% de Trump pode cortar 0,2 ponto do PIB do Brasil até 2026, afetando exportações e investimentos.
Fazenda alerta que tarifaço de 50% de Trump pode cortar 0,2 ponto do PIB do Brasil até 2026, afetando exportações e investimentos.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Projeções da Fazenda indicam que as tarifas de 50% impostas por Donald Trump devem frear exportações e reduzir o crescimento do PIB brasileiro.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulgou que as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem provocar um impacto negativo de 0,2 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil entre agosto de 2025 e dezembro de 2026.

Segundo o Boletim Macrofiscal de setembro, a projeção compara esse cenário ao de referência, que não considera o tarifaço.

A redução está ligada principalmente à retração da demanda externa, que afeta diretamente os investimentos no país.

Exportações brasileiras perdem fôlego

A SPE destacou que as exportações líquidas brasileiras devem cair 0,1 ponto percentual como proporção do PIB no período. A diminuição das vendas para os Estados Unidos, que é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, não será totalmente compensada pelo redirecionamento para outros mercados.

Esse enfraquecimento nas exportações reflete os efeitos defasados do comércio global, que já enfrenta excesso de oferta de bens e desaceleração de preços no atacado agropecuário e industrial.

Inflação também foi recalculada

A pasta informou que o cálculo da inflação já inclui os efeitos esperados do tarifaço. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 foi reduzida de 4,9% para 4,8%, ainda acima do teto da meta de 4,5%. Para 2026, a projeção é de 3,6%, dentro do intervalo estabelecido.

Segundo a SPE, os dados reforçam a necessidade de acompanhar os desdobramentos da medida norte-americana sobre a economia brasileira e os preços internos.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo para Android
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x